sábado, novembro 27, 2021

Netos de Tobias Menini/Filhos de Abrelino Abreu Menine

 

                                             Abrelino Abreu Menine e Anália Pinto Menine

" Quando eu era pequeno não sabia 
Que cresceria.
Pelo menos não o sentia.

Naquela idade o tempo não existe.
Cada dia é a mesma mesa
Com o mesmo quintal ao fundo; 
E quando se sente tristeza
Está tristeza, mas não se está triste.

Eu era assim
E todas as crianças deste mundo
Assim foram antes de mim..."

Fernando Pessoa


                       
                                                    Abrelino, Anália, Aldina, Beto e Diva



Em Família Menini/Menine - no.12 - Filhos de Tobias/Abrelino Abreu Menini , já escrevi sobre meu pai e sobre a dificuldade que tenho, ainda hoje, depois de anos de terapia, de rememorar a morte dele, causada por tétano, quando eu tinha apenas onze anos de idade. Este tópico, no entanto, é leve, pois está focado nos netos de Tobias Menini, nos filhos de Abrelino e de Anália Pinto Menine. 



                          
Anália, filhos, nora, genro e netos



Éramos sete os filhos de Abrelino Abreu Menine, seguindo esta ordem: Maria Aldina, Alberto, Aldiva, Aldema, Alda, Zeli e Almir. Hoje somos quatro. Em pouco mais de um ano, com o mesmo câncer - genético  - de pulmão, morreram Zeli, Almir ( Mile) e Aldina. Sobrevivi eu por ter feito um exame preventivo e, imediatamente, em julho de 2018, ter feito uma cirurgia para a retirada da parte do pulmão esquerdo, em que se alojava o tumor. Procuro agora, neste tempo de sobrevida, viver bem e intensamente, valorizando o que tem realmente valor - contexto em que surge este livro sobre a Família Menini(e). Estou muito bem.  Sigo pensando  como escreveu Millôr Fernandes, "viva cada dia como se fosse o último...um dia você acerta".



                                               Aldina, Aldema , Alda, Beto e Diva


Os sete filhos de Abrelino Abreu Menine e Anália Pinto Menine  acrescentaram um total de vinte e quatro crianças, portanto vinte e quatro bisnetos de Tobias Menini -  nove meninas  e  quinze  meninos, assim distribuídos:

1 - Maria Aldina Menine Severo:  Nei Jorge (morreu com, mais ou menos, um ano de idade), Cléber Adir, Enir Teresina ( morreu antes dos cinquenta anos ), Clezer Abrelino e Elaine Thalita. Acredito que, de meus irmãos e irmãs, foi Aldina a que mais sofreu. Ela sofreu a dor da perda de dois filhos - dor que não existe maior. Eu a admirava por preservar sua alegria de viver e a conversa leve sem queixas da vida. Trabalhava muito em casa, mas  mantinha sempre o gosto por trabalhos manuais. Era uma admirável contadora de histórias. Morreu aos 84 anos.                      
                                  


                                              Enir Teresina - Tio Mile - Cléber Adir


2 - Alberto Pinto Menine  - pai de Dalvane, Dalva, Adriano, Eliane e Fernanda. Nesta família, tenho duas afilhadas e especial carinho por elas. A esposa do Beto, Ereni Gonçalves Menine, é minha afilhada de crisma; e Dalvinha é afilhada de batismo. Beto vive em contato com a natureza. Sabe muito de árvores nativas, de pássaros da região e de animais de qualquer porte - mas parece que as ovelhas têm sua predileção. Como muitos Menini, aprecia animais domésticos, especialmente gatos. Os netos, as netas e a bisneta recebem dele muito carinho e atenção, sendo, portanto,   pai, avô e bisavô dedicado e amoroso. 


                               
                                           Dia do Gaúcho: Beto e Compadre Alcides                                              

                                       
                                  
3 - Aldiva Menine Guedes - mãe dos gêmeos  Sussi, Cairo  e de  Aluizio e Lisandro. Diva, como costumamos chamá-la, é muito habilidosa com qualquer tipo de artesanato. Ela borda
e costura; faz tricô, pinturas e crochê. Gosta de jardinagem - tem especial carinho por flores 
e folhagens. Lamentamos muito a morte de Cairo - de enfarto, aos cinquenta anos. Era uma pessoa plena de afetividade, com atualizada visão de mundo e com marcante  simplicidade. Muito amigo de Paulo de Tarso, meu filho. Sei que eles  conversavam online frequentemente sobre música e motos, assunto que interessava bastante aos dois.      Lembramos dele com carinho.



                                                                             Diva e  Beto
                                               


Aldema Menine Mckinney - Sou a do meio. Tenho três filhos : Fabiana, Paulo de Tarso e Juliano - gente do bem, como dizia Pedro, meu neto, quando pequeno. Sempre gostei de estudar,  trabalhar e plantar - fossem vasos, jardins, hortas e pomares. Desde cedo, minhas dificuldades começam com a letra " E " - emagrecer e economizar! Continuam sendo.Quando perguntam meu estado civil, costumo responder: qualquer um, passei por todosVivi bem, talvez por ver a realidade como meu horizonte - e o presente como meu melhor tempo. Costumava dizer aos meus filhos e àqueles sobrinhos que são como filhos: o mundo é redondo, bonito, fácil de andar, e pessoas agradáveis ( ou não ) existem em todo lugar. Andem no tamanho de suas pernas. Importa mesmo que sejam gentis, gratos e curiosos.



                                                                  Minhas criança


5 - Alda Pinto Menine - Mãe de Frederico e Marcos. É advogada, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  No seu trabalho,  dedicou-se, com afinco,  a causas sociais, em especial às que dizem respeito às crianças e aos adolescentes. Escreve bem, é estudiosa e tem acentuada semelhança física com Anália Pinto Menine. Frederico, seu filho mais velho, graudou-se em Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Santa Maria,  concluiu mestrado na UFRGS e doutorado entre Brasil e Alemanha. Hoje é professor na UFSM. Marcos trabalha e cursa Ciências Contábeis em Porto Alegre. Alda lê muito, gosta de música,  cinema , História e Ciências Políticas e Sociais. 



         
                                                        Frederico e Marcos



6 - Zeli Menine da Silva - mãe de três meninos: Fabrício, Igor e Ary Nélson da Silva Júnior ( Juninho). Zeli  - bonita, alegre, saudável e muito ativa. Surpreendeu-nos sendo a primeira a morrer, deixando saudades imensas. Tenho dela memórias inolvidáveis, em especial de suas divertidas construções frasais e de seu companheirismo em viagens. Lembro, por exemplo, de seu encantamento visitando Tivoli, um dos  parques mais antigo do mundo, na viagem que fizemos à Dinamarca e à Suécia; lembro de seu entusiasmo, quando de manhã muito cedo, íamos à  Puerta de Atocha ou a Chamartin para acessar o trem a diversas cidades históricas espanholas; recordo a emoção dela ao ver e rever as belezas de Praga - quando já estava doente, disse-me: " será que terei vida suficiente para a gente voltar a Praga? "  Faltou-lhe, no entanto,  tempo para realizar este sonho. Ela, como eu, amava viajar.



                                                                   Zeli, filhos e netos



7 - Almir Pinto Menine - pai amoroso de Fabiana e Fernando. Mile, meu irmão / filho, fez com que eu fosse mãe bem antes de ser; que fosse avó antes de meus netos nascerem. Fabianinha e Fernando foram meus primeiros netos. Sinto muito a falta dele. Morreu dois meses depois de receber sua aposentadoria. Uma das pessoas mais inteligentes e criativas que eu conheci. Nem se falava em internet no meio rural, e Mile já fazia experiências diversas, tentando um sinal mais perto de casa - até que o conseguiu e aprimorou com a instalação trabalhosa  de uma torre, imaginada e feita por ele.  Amigos de seus amigos, gostava de gente e era grato por gostarem dele. Certamente deixou um espaço na memória dos que com ele conviveram. Deixou  boas lembranças - a maior herança que se pode deixar. 



                                            Fabianinha,  Fernando e um "sujeito oculto ..."


O capítulo sobre os netos de Tobias Menini conclui-se aqui - embora precise de revisão e de reestudo das fotografias, já que algumas serão substituídas por outras,  que possibilitam maior  riqueza de detalhes especialmente para a análise do momento histórico em foram "batidas" ( conhecem a expressão bater fotos? É bem conhecida na região).

O próximo capítulo será sobre o Touro Passo, sua importância histórica e econômica, bem como suas riquezas culturais e históricas - nada de brincadeiras irônicas porque, para a Família Menini(e), em especial para os mais velhos, o lugar é quase sagrado, muito mais pelas recordações  do que posse.
Enfim, somos " Gente como a Gente " e certamente acreditamos que:

"Cada coisa a seu tempo tem seu tempo.
Não florescem no inverno os arvoredos,
Nem pela primavera
Têm branco frio os campos..."

Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Aldema, teu texto e fotos proporcionaram-me um conhecimento preciso, dos filhos e netos dos teus pais Abrelino e Anália, meus tios avós. Um forte abraço, aos descendentes de Abrelino e Anália!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito o interesse, a leitura e o abraço. É sempre valioso incentivo para continuar a escrever. Grande abraço.

      Excluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.