quinta-feira, novembro 11, 2021

Netos de Tobias Menini/Filhos de Joaquim Luís Menini ( Quincas )

  

Joaquim Luís Menini - Tio Quincas


apresentei Tio Quincas em postagem anterior -  aquele que era chamado para rezar terços e realizar alguns serviços religiosos, no Touro Passo, região tão distante que os padres tinham dificuldade de acessar. Conheci os filhos e filhas dele - os netos de Tobias Menini - pois iam frequentemente à Bela União, no período em que moraram na antiga casa de Tia Pina.  Ele e Leonor Rodrigues, tiveram oito  filhos :   Ary ( adotado por tio Alberto e tia Salustia, passando a chamar-se Ary Izaguirry Menine ) , Dary, Dery, Clementina,  Delmy, Deny, Izaltina, e Dair. 



                                          
                                                                        Deny Menine


Desse grupo de primos - irmãos, Dary foi meu amigo e protetor quando eu era criança - ocultava, muitas vezes, minhas constantes travessuras para que eu não fosse castigada. Por insistentes pedidos meus, Dary me ensinou a atirar com espingarda, carregada com chumbinho e pólvora, e que, a cada tiro, dava um soco no meu ombro.  Fiquei com hematomas, minha mãe descobriu e me deu algumas chineladas - mas foi muito divertido esse aprendizado de tiro ao alvo!  Ele, também por insistência minha, encilhava cavalos não permitidos para crianças usarem - e eu saía feliz a correr pelo campo. Saudoso primo! Infelizmente não tenho fotografias dele.



                       Eliseu, Elias  Ana Maria, Dery, Raquel Leonor e Carlos Henrique.


Dari e Ary já faleceram. Dery e sua esposa  têm  quatro filhos e duas  filhas - sendo que Eliseu e Elias são gêmeos. Morou  15 anos em Santana do Livramento. Retornou a Rosário do Sul, onde atualmente ele reside. Deny vive em uma chácara, próxima de Alegrete,  onde planta batata doce, mandioca, milho,  hortaliças e flores e cria alguns animais. Tem  cinco filhos e duas filhas, todos eles com o sobrenome Severo Menine. São eles : Marta Helena, Luiz Alberto, Mauro César, Airton Gilberto, Lídia Mara, Jesus Batista e Júlio César. Delmi  reside em Sapiranga,  casado  com Célia Lima Menine, e próximo a seus filhos e netos. Gosta de sua indumentária gaúcha, que inclui lenço vermelho e chapeu de aba larga. Izaltina  reside também em Sapiranga - tem uma filha , Jaqueline, de quem adotou um dos netos. Clementina tem  nove filhos : Elaine, Maria Izaltina, Cláudia Mara - uma pessoa muito gentil, a quem recorri para confirmar informações -  Ana Paula, Jairo, Marcelo, Dante, Manuela e Jucinara. De Dair, não consegui ainda informações.



                                                     Delmi Menine ( foto de Rita Lisandra )
                                                     

Como estes textos, que estão abrigados em espaços do meu Blog de Viagens, constituem  versão preliminar, posso revisá-los e complementá-los antes da publicação definitiva em papel - o mesmo poderá acontecer com as fotografias. Agradeço a disponibilidade de Rutinha, Luís Alberto, Dani e Claudia, netos de tio Quincas, que me ofereceram ajuda na busca de informações e fotos. 


                                                Luís Alberto Severo Menine, filho de Deny


"Faziam planos e nem sabiam que eram felizes
Olhos abertos, o longe é perto, o que vale é o sonho
Sopram ventos desgarrados, carregados de saudade
Viram copos, viram mundos, mas o que foi nunca mais será "  
Sérgio Napp e Mário Barbará


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.