segunda-feira, novembro 08, 2021

Netos de Tobias Menini/Filhos de Constantino Menini

 

                         

Estou pesquisando formas de recuperação da fotografia acima - outra das minhas preferidas. É de 1947. Foi feita por Dom Manuel - espanhol, na época, o único fotógrafo na região - em uma festa de Ano Novo, na Bela União. Sentados, da direita para à esquerda, Tio Constâncio, Tio Pedro e o Senhor Alcides dos Santos. Meu pai é o penúltimo da segunda fila. Os demais não consegui identificar. A fotografia seguinte, também nessa festa, estou eu, no colo da minha madrinha Joana Menezes, que depois casou com Alcides Duarte e foi morar em São Francisco. Logo atrás de Tio Constâncio. está  Alda, minha irmã, no colo da minha mãe, perto de meu pai. 





Constantino Sereno Menini deu ao meu avô Tobias Menini os netos: Agripino , Sady , Darcy ( conhecida como Cica),Dercy e Dely ( conhecida como Mosa ). Dos cinco , somente  estão vivas a Cica , com 87 anos,  e a Mosa, que deve ter a mesma minha idade. Todos eles nasceram no Touro Passo, na sede da antiga antiga propriedade dos Menini. Mais tarde, tio Constâncio mudou-se para o Bom  Retiro e daí, para  São Francisco de Assis - onde hoje ainda se encontra um dos núcleos da Família Menini, juntamente  com Rosário do Sul, Porto Alegre  e Alegrete. 



                                                                 Dely  ( Mosa )


Apesar dos  relacionamentos que teve - um bastante longo -  tio Constâncio morreu solteiro, com  72 anos de idade, em 1978,  tendo como causa  um edema pulmonar. Contaram-me  que ele era amoroso pai e avô. De seus cinco filhos, nasceram dezoito netos - portanto dezoito bisnetos de  Tobias Menini. Conheci todos os meus primos irmãos, filhos de tio Constâncio. Conheci, entretanto, através de fotografias, os filhos e as filhas deles -  gente bonita e simpática! Relaciono-os a seguir junto com os pais.

Agripino - Avani, Milton, Marta, Mário, Mauro e Marilei;
Darcy ( Cica ) - Vera, Lauro, Milton e José Pedro ;
Dely ( Mosa ) -  Amilton, Constantino e Deivison;
Dercy - Sônia, Schirlei, Suze e Sandra;
Sady - Fernanda.
 

                                                 Darcy ( Cica ) e a neta Mariana. 


Agripino Menine casou - se com Juracy - filha de tio Mário e de  Tia Antônia Menine Conczviz.
Encontrei-o muitos anos mais tarde, em Santa Maria, numa situação bastante trágica. Eu era pró-reitora na Universidade Federal de Santa Maria , e, com urgência, avisaram-me de um acidente de carro, com morte de um rapaz - formado em Agronomia pela UFSM e de sobrenome Menine. Fui imediatamente para o hospital, onde fiquei sabendo que era Milton, filho de Agripino e Juracy. Triste e doloroso reencontro! 


           
                                                  Agripino, em 1951, na cidade  de Livramento.
                                                  

Externo minha gratidão a dois descendentes de Constantino Sereno Menine: a José Pedro Menine, filho de Darcy ( Cica ) e a Schirlei Menine, filha de Dercy - meu primo que morreu aos 74 anos, com câncer. Os dois, José Pedro e Schirlei,   buscaram , na família, fotografias e informações - especialmente as relacionadas  a nomes e datas - para que eu pudesse ilustrar e escrever  textos, tanto de Tio Constâncio quanto de outros tios nossos . Foram incansavelmente gentis e prestativos.  Devo, ainda, a esses parentes - como a outros já mencionados - o apoio e o ânimo para que eu continuasse a escrever. 



                                                                       Schirlei Menine

                                                
                                                         José Pedro Menine e sua filha Mariana


"Quem anda no trilho é trem de ferro.
Sou água que corre entre pedras:
- liberdade caça jeito.
Procuro com meus rios os passarinhos
Eu falo desemendado"

Manoel de Barros



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.