quarta-feira, novembro 24, 2021

Netos de Tobias Menini/Filho de Alberto Menini

 

                                                    Tia Salustia, no centro da primeira fila.



Tio Alberto, ao que parece, não era muito dado a fotografias. Postei pedidos e mandei e-mails, garimpando fotos dele. A despeito da boa vontade de parentes e amigos, nada ainda consegui - mas aposto que conseguirei até a revisão final dos textos. Recebi, isto sim, muitas fotos da elegante esposa dele : tia Salustia, que era muito frequente em eventos sociais e comunitários, fossem aniversários, casamentos, reuniões políticas; fossem cerimônias fúnebres, missas e batizados.  Eu a recordo com um longo e  caríssimo casaco de pele, bonitas joias e sapatos de salto, apesar de ela ser madura e bastante alta. Após a morte do marido, continuou sua intensa vida social. Era uma mulher interessante, muito ajustada aos padrões tradicionais da época. Tanto quanto eu sei, era bastante estimada e conhecida em Rosário do Sul.


                                            ( Aguardando informações desta foto)

Ary Izaguirre Menine foi o único neto de Tobias Menini, advindo do casal  Alberto e Salustia. Foi por eles adotado quando recém-nascido. Era filho de Joaquim Luis Menini ( Quincas ) e Leonor Rodrigues, portanto sobrinho de Alberto. Ary cresceu como um filho único mimado, cheio de vontades, como se dizia antigamente! Convivi com ele quando eu era criança. Gostava muito dele - brincalhão e afetivo, tornou-se um de meus primos preferidos. Ainda  bastante jovem, casou com Élida Araújo, uma jovem doce e sensível. Élida e Ary tiveram dois filhos, Mauro e João Alberto Menine - ambos,  reconhecidamente,  dois  intelectuais gaúchos. João Alberto ( Beto ) morreu de covid, em Porto Alegre, no primeiro ano dessa terrível pandemia. Infelizmente não convivi com os filhos de Ary - tempo e distância intrometeram-se entre nós.


                                   Ary , Salustia e Eugênia - 1o. aniversário de Bruno.



O segundo relacionamento de Ary Menine foi com Eugênia Nunes da Silva, mãe do terceiro filho dele, Bruno da Silva Menine. Assim como Mauro, Bruno também fez formação em História. Leciona atualmente no Colégio Plácido de Castro, em Rosário do Sul, onde  é colega de suas primas Fernanda Menine e Elaine ( Menine ) Severo Bacchi. Tenho escutado boas referências ao professor  Bruno Menine. Ele foi supergentil quando o procurei, na busca de informações e fotografias e, imediatamente, deu-me retorno e ajuda. O mesmo aconteceu com Maria Augusta, minha ex-aluna de Linguística  e sobrinha de tia Salustia - a Maria Augusta e a Bruno, meu reconhecido agradecimento. 


Recebi esta foto de Joãozinho Menine - filho de Bruno da Silva Menine, neto de Ary Izaguirre Menine, bisneto de Alberto e de Quicas Menini e trineto de Tobias Menini. Um encanto de menino Menini/e.

" E é sempre melhor o impreciso que embala do que o certo que basta,
  porque o que basta acaba onde basta, e onde acaba não basta.
  E nada que se pareça com isso devia ser o sentido da vida...."

Fernando Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.