quarta-feira, julho 25, 2018

Período Pós-Operatório: 16 a 23/07/2018 - 1a. Parte

Templo no Sul da Índia
Lembro de ouvir contar, na Bela União da minha infância, que uma pessoa assim se havia definido enquanto leitor: Não sou analfabeto; só tenho alguma dificuldade em acolherar as letras". Decidi escrever em tópicos porque estou tendo  alguma dificuldade em acolherar parágrafos e fazer um texto longo.


Catedral de Jaén - Espanha

Tentarei, entretanto, ao menos, manter certa cronologia narrativa. As fotos, que ilustram este texto, escolhidas ao acaso, foram feitas por mim. São todas de monumentos religiosos, porque, em situação de fragilidade, até  ateus convictos tornam-se  capazes de  puxar terço ou cantoria e distribuir santinhos e orações...


Mostar - Bósnia Herzegovina

Às 09h do dia 16 último, tremendo de medo - como só gente corajosa faz - entrei no Pavilhão Pereira Filho, na Santa Casa de Porto Alegre, para ser submetida a uma lobectomia superior esquerda, onde um câncer  - parece-me que da grife papelífero - havia se alojado sem minha permissão, penso eu...


Detalhe da Catedral de São  João - Malta

Observaram meu recente aumento de vocabulário ativo? Vocabulário obviamente aumenta com acréscimo de experiências... e este foi meu primeiro câncer. Cruzes! bati três vezes na madeira da mesa - que seja primeiro e único...


Mosteiro em Kavala - Grécia

Antes de injetarem a anestesia, recordo apenas das expressões gentis, acolhedoras e cuidadosas de meus médicos, especialmente do cirurgião, Marcoantônio Spencer Camargo, um menino muito gente boa, além de reconhecidamente habilidoso e competente. Disseram-me, depois,  que a cirurgia demorou mais de três horas.


San Petersburg : Rússia

Quase nada recordo do primeiro dia pós-cirurgia.  Descreveram-me  uma cena que eu gostaria de ver em filme. Meus familiares foram autorizados a ver-me quando saí da sala de recuperação. Gugu, nervoso, perguntou-me como eu estava. Fazendo um gesto negativo com a  mão, eu disse a ele : sem herança! Pessoas me contaram que riram muito pela forma que encontrei de dizer que estava salva...nem acrescentei por enquanto...



                                                                   Belgrado : Sérvia

Estive,  nos dois dias seguintes,  na UTI. Muitíssimo bem cuidada e acompanhada. Nitidamente, recordo apenas alguns sonhos meus, que alternavam, principalmente,  o impressionismo de Monet com as maravilhosas loucuras de Salvador Dalí. Num desses sonhos, Dalí, com uma tesoura gigante, tentava cortar minha orelha; em outro, o surrealista Miró entoava um trecho de ópera, dramaticamente alto...Custou-me perceber que era a senhora do quarto contíguo que gemia cada vez mais forte...


Ljubliana : Eslovênia

Cansei! Voltarei a dormir. Continuarei escrevendo amanhã. Tranquilizo-os dizendo que estou bem. Boa Noite.

Évora: Portugal









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.