sábado, julho 07, 2018

Antecedentes próximos e notícias de hoje



Irmãos " Pinto Menine" em 2014


Somos sete irmãos. Meu pai morreu com 44 anos, vítima de tétano; minha mãe teve um enfarte e morreu aos 86 anos.Minha irmã maior , Maria Aldina Menine Severo,  a primeira à esquerda, em 2015, com 80 anos,  fez cirurgia de câncer de pulmão. Sobreviveu. Convive hoje,  com metástases e alzheimer, mas está bem assistida por médicos, pelos filhos e por cuidadores. 


                                                                                      Zeli e eu , na Espanha.

Em dezembro de 2017, minha irmã Zeli Menine da Silva, ao lado de meu irmão à direita, na primeira foto, morreu vítima de câncer no pulmão. Sobre a morte dela, escrevi aqui, no Correndomundo:
Zeli Menini, minha irmã caçula, gostava muito de viajar. Era excelente companheira de viagem: ágil, solidária, inteligente, curiosa. Na Alemanha, Espanha, Dinamarca e em dezenas de outros países, eu a vi feliz, encantada, com os olhos brilhando pelas belezas descobertas. Ela sonhava voltar a Praga - disse-me isso até quando já estava fazendo químioterapia. Faltou-lhe tempo. Partiu hoje para sua última viagem. Fica a dor da ausência e a tristeza da saudade sem fim".

Zeli, em 2016, na última viagem que fizemos juntas.

Em março deste ano, Almir Pinto Menine, o primeiro da foto à direita, trouxe-me a Porto Alegre - de onde viajei para a Espanha, pensando em ficar, na Europa, os três meses que há vários anos costumo ficar. Mile, como eu sempre o chamei, estava, segundo ele, gripado, com tosse e sentindo-se debilitado. Era bioquímico e estava aposentado há poucos meses. Em meados de maio, nos Balcãs, recebi a notícia de que ele estava com câncer de pulmão. Retornei quase imediatamente.


Mile e eu nos Estados Unidos

Já encontrei Mile hospitalizado, ainda lúcido, bem cuidado por sua família biológica e sua família escolhida. Teve complicações - pneumonia e embolia pulmonar. Não resistiu. Partiu no final de maio. Sobre ele, escrevi: "Sempre escutei que a dor maior é a perda de um filho. Quando esse filho é também um irmão, a dor chega a ser cruel. Mile foi morar comigo com 11 anos.Sempre estivemos perto um do outro. Ele era meu filho-irmão. Por último, morava comigo em Torres. Nem parecia ter de 65 anos. Continuava sendo inteligente, estudioso, perspicaz, íntegro, amoroso. Amado por muitas pessoas, ele era essencialmente do bem. Foi muito feliz no seu último ano de vida. Mas partiu cedo demais, rápido demais(...)"




                                                                     Mile, na Inglaterra, em 2012.


Com a morte do Mile, o terceiro caso de câncer de pulmão, entre os sete irmãos, fui insistentemente aconselhada por meus médicos de confiança e afeto ( Eliane e Ricardo Amaral ) a procurar um pneumologista e a fazer uma tomografia. Era preciso verificar porque, de fato,  a pré-determinação hereditária estava se manifestando. Fiz a tomo, foi constada lesão. Fiz biópsia, era câncer. Eu era o 4o. caso...



Egito: queimada pelo sol e pelo calor

Há esperança de mais tempo de vida por eu ter feito exames preventivamente e também porque não há metástases. Neste momento, aguardo consulta com o cirurgião escolhido, que está marcada para terça-feira próxima. A cirurgia deverá ocorrer na mesma semana. Às vezes tenho a impressão de que esse tumor é algo externo a mim....porque me sinto muito bem. 




Portugal - Lisboa - Fernando Pessoa

Certamente influi muito no meu estado de ânimo o acolhimento e o apoio que venho recebendo de muita gente: amigos, amigos de amigos, familiares, leitores do blog, ex-colegas e ex-alunos, seja através de visitas - algumas vindas de longe - seja através de mensagens e telefonemas. Fiquem tranquilos. Estou em paz. Penso sobreviver, mas, como sou curiosa, já encaro uma última viagem como a possibilidade de saber mais sobre o grande mistério da vida...




Índia

" Ter pressa é não saber chegar.
Vou devagar.
Vou devagar porque o que é sorte,
E o que é morte,
Não as busco, não as evito,
Vem-me buscar.
Por isso vou sob o infinito
Sem me apressar."

Fernando Pessoa




Baeza - Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.