segunda-feira, maio 28, 2018

Zagreb, visite-a. É bem interessante. Parte 2


                                                    Sobre o que iremos escrever neste post?


Creio que, entre  os cemitérios mais famosos ou conhecidos, estão na França, em Paris, o Père Lachaise; na Argentina, em Buenos Aires, o  da Recoleta; nos Estados Unidos, em Washington DC, o de Arlington; na República Tcheca, em Praga, o  Old Jewish. entre outros.... A Arte Cemiterial, portanto, vem fazendo parte dos roteiros turísticos há  alguns anos...



Arte Cemiterial
 

Costumo incluir cemitérios nos meus roteiros, desde que eu encontre, previamente, a informação de que há neles obras de arte para serem contempladas e admiradas. Cheguei em Zagreb já com essa informação. O Cemitério de Mirogoj ( Groblje Mirogoj em croata ) , que teve sua construção iniciada em 1876 e concluída em 1929, é realmente monumental.



Muitas flores e esculturas

A concepção do Mirogoj tem a assinatura de um  arquiteto  austríaco - Hermann Bollé. Ao longo do tempo, muitas obras foram sendo acrescentadas, o que pode ser verificado nas datas expostas. A mais construção mais recente foi do crematório, em 1984, seguindo uma tendência mundial.



Mais uma das centenas de esculturas daqui...

Para se chegar ao Mirogoj, tem-se algumas alternativas. A partir da Catedral, no Centro, ir de ônibus em , mais ou menos, 10 minutos. Fazer uma caminhada de pouco mais de meia hora, por bonitas ruas arborizadas - dependendo de seu preparo físico para enfrentar uma leve subida. A minha solução preferida é,  pagando ao redor de 7 euros, ir de táxi e descer direto no portão de entrada.


Acesso

Embora meu foco sejam as esculturas, a arquitetura e as artísticas decorações, é difícil não perceber a paz de um lugar, com árvores bem cuidadas e com a beleza dos túmulos, das igrejas e das majestosas e bem cuidadas arcadas de mármore. Para mim não é um lugar de tristeza - a tristeza vem, por conta da saudade,  quando nos deparamos com a morada de pessoas amadas - é um lugar de certeza: ou alguém tem esperança de ser esquecido pela morte?



Gostei da combinação de cores....




Esse cemitério foi construído num terreno de propriedade do linguista Lujdevit Gaj, localizado nas ladeiras da montanha Medvednica e se caracteriza por receber pessoas de todos os grupos religiosas, sejam católicos, ortodoxos, muçulmanos, judeus e protestantes. Abrigam também túmulos de pessoas não religiosas.


Folhagens ainda sem a brotação da primavera...


É um cemitério onde se podem ter belas lições de história. Ali se encontram túmulos de croatas famosos, como músicos, escritores, arquitetos, pintores, escritores, compositores e esportistas, como Matija Llubecko, ganhadores de Prêmio Nobel e, ainda, Franjo Tudman, o primeiro presidente da República da Croácia.



Uma das capelas


Acompanhamos duas cerimônias fúnebres no tempo em que lá estivemos. Uma em que havia profusão de flores, cerimônia religiosa com cortejo acompanhado pelo badalar dos sinos das igrejas: enfim, todo um aparato para ir da capela ao interior do cemitério. Pequeno intervalo, e havia outra, realmente clean ...  mas as duas com coral masculino à capela. Até chorei.


Levar  rosas vermelhas para as cerimônias fúnebres: tradição em alguns grupos


Tenho feito fotos bastante originais - como as cremações na beira do Ganjes - e outras com rituais bem diferentes dos nossos. Tenho, porém, a decisão de nunca publicar essas fotos.

PS. Este post foi escrito há vários dias e , por uma triste coincidência, publicado no dia de hoje - um dia que eu daria a minha vida para que ele não existisse. 





Um comentário:

  1. Parabéns, querida Maninha Aldema, rico material. Cris e eu também somos admiradores dessa arte. Amamos, de modo especial, o Père Lachaise.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.