sexta-feira, maio 11, 2018

A Românica Zamora de Castela e Leão - 1a.Parte

Catedral de Zamora


Se eu não tivesse  o hábito de voltar diversas vezes ao mesmo lugar, certamente já conheceria todas as cidades da região de Castela e Leão - e , sem exagero, conheceria todas as cidades da Espanha. Perdi a conta do número de vezes que fui, por exemplo,  a Burgos, Segóvia, Valladolid, Ávila, León e Salamanca .... e nunca havia visitado Zamora, parte  dessa região. 



Igreja de Santa Maria Madalena


Estou, por isso, há dois dias, recorrendo organizadamente Zamora , com o objetivo específico de aprender mais sobre o Românico Espanhol, estilo artístico que predominou  na Europa Ocidental, desde o final do século X até o século XIII . 



Detalhe da Igreja de Santo Estêvão


Dizem ter essa cidade o maior índice de concentração do estilo tanto em igrejas quanto em edifícios, sendo também os que apresentam melhor conservação.  O Românico foi bem desenvolvido no Norte da Espanha, mas não só no norte, como não só na Espanha. Penso que religião e política, conforme seus interesses, ampliam a abrangência de alguns estilos...



Igreja de Santiago de Burgo


Esclareço que minha formação é em Linguística. O que estudo - sozinha - sobre História da Arte, é apenas uma tentativa de ver melhor o que vejo e que esteticamente tanto admiro. Observo, por exemplo, que no Românico, uma de suas características arquitetônicas é a decoração em relevo:



Palácio da Justiça - antigo Palácio de los Momos


Pode-se facilmente observar também - tão facilmente que até eu observei rsrs - que o estilo   foi uma combinação harmônica de elementos construtivos e ornamentais de procedências diversas, formado na Europa cristã,  Zamora, no entanto, é considerada como a Capital do Românico , ainda que tardio, pelas características e pelo maior número de monumentos desse estilo.



Igreja de Santo Ildefonso - séc.XII


Parece-me que, na Espanha do Norte, encontra-se o predomínio do Românico sensível e florido, com exuberância ornamental e uma certa delicadeza na execução dos detalhes. Em pouco tempo - apenas três dias - é difícil fazer uma observação mais aprofundada  : somente igrejas são mais de vinte!



Delicadeza!

Na Praça Maior, além dos edifícios da prefeitura e da polícia , está a Igreja de São João, que se salienta não só pela arquitetura, mas também por mostrar a Estátua de Merlu, nome que se dá a um par de integrantes da Confraria de Jesus de Nazareno, que são os encarregados de chamar os demais nazarenos  para dar início a  uma já tradicional procissão. O Merlu é formado pór duas pessoas, sendo que uma toca trompeta e outra, tambor.



Estátua de Merlu na Igreja São João


Os monumentos mais emblemáticos de Zamora, Capital do Românico, penso que são  a Catedral do século XII, o Castelo, as ruínas das muralhas da cidade, a ponte sobre o rio Duero, mais de vinte igrejas e  dois grandes palácios. É interessante observar que toda essa grandeza está numa cidade com pouco mais de 60 mil habitantes.



Um dos acessos aos jardins do Castelo


"El pastor amoroso perdió el cayado,
Y las ovejas dispersáronse por la ladera,
Y de tanto pensar, ni tocó la flauta que trajo para tocar.
Nadie se le apareció o desapareció.
Nunca más encontró el cayado.
Otros, maldiciendo contra él, recogiéronle las ovejas.
Nadie lo había amado, al final.
Cuando se erguió de la ladera y de la verdad falsa, vio todo:
Los grandes valles llenos de los mismos verdes de siempre,
Las grandes montañas de lejos, más reales que cualquier sentimiento,
La realidad toda, como el cielo y el aire y los campos que existen, están presentes.
(Y de nuevo el aire, que le faltara tanto tiempo, le entró fresco en los pulmones) 
Y sintió que de nuevo el aire le abría, pero con dolor, una libertad en el pecho."

Fernando Pessoa


Muralhas - séc IX ao sé XIV
             










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.