sábado, maio 26, 2018

Zagreb, visite-a. É bem interessante. Parte 1

Centro Histórico de Zagreb - restos de antigas muralhas e Catedral de Zagreb

Já saímos do Brasil com a decisão de que o translado entre Budapest e Zagreb seria feito de ônibus, As passagens foram compradas,   ainda no Brasil, no site da             https://www.flixbus.com/ Era a oportunidade de ver melhor a paisagem, de passar por fronteiras,   de conhecer mais  um sistema de transporte na região e, ainda, pagar bem menos que de trem ou de avião.



Parte antiga de Zagreb com sinais de primavera 

Do apartamento que alugamos, era fácil percorrer o Centro Histórico da bonita Capital da República da Croácia, país com quase 1800 km de litoral e mais de 1200 ilhas. Observamos, já no primeiro dia,  que os preços praticados não constituíam exagero e que a comida e o café eram excelente. A  moeda croata é  Kuna (KN), que convive com o Euro, recebido em lugares mais turísticos.




Centro Histórico

Há 12 anos, eu havia estado em Zagreb um fim de semana, igualmente na primavera.  O número de turistas,  com certeza,  aumentou bastante desde aquela visita.    A proximidade com  Itália, Viena e Budapest deve ter contribuído muito para atrair visitantes...         e contribuído, mais ainda, o que se comenta sobre as belezas naturais do lugar e de seus arredores.








Em 2006, escrevi : Zagreb é uma bela cidade. E é muito interessante ver como aquele povo se reconstrói após a recente guerra. Um casal croata - falante de italiano -        conversa comigo 
e me conta da guerra.Dizem que muitas pessoas ainda têm pesadelos de que suas casas  estão 
sendo bombardeadas.          Os croatas terminaram a conversa, dizendo " mas sobrevivemos e 
precisamos agora reconstruir nosso país"...




Proximidades da Catedral

Embora eu goste muito de caminhar sem destino pelas cidades,  observando lugares comuns e gente no seu cotidiano, parece-me importante esmiuçar o Centro Histórico e observar ali o que a gente leu antes da viagem. Em Zagreb , o conhecimento do Centro Histórico é imprescindível, tanto nas leituras, como durante os passeios. Com cerca de 900 mil habitantes, a cidade tem um belo ar provinciano, parques bonitos, arquitetura que merece um olhar mais longo, museus, galerias de arte, restaurantes, cafeterias,habitantes muito gentis - e o rio Sava, embora ele  não parece muito integrado à cidade.


Detalhe da Feira Livre de Zagreb : Dolac

Mencionando restaurantes e cafeterias, recordo que se come bem e barato na Croácia. A Feira Livre de Zagreb - Dolac - é uma festa para os sentidos. Frutas locais, verduras e legumes novinhos, embutidos, queijos, doces e as fantásticas comidinhas de rua estão todos ali - deliciosos e tentadores. O que mais me encantou, no entanto, foram os espaços reservados às flores. Quanto colorido e beleza! A Dolac funciona diariamente, bem pertinho da praça principal, a Ban Jelacica. Passeio obrigatório para visitantes e habitantes.



Centro Histórico

O Centro histórico está dividido em Cidade Baixa ( Donji Grad ) e Cidade Alta ( Gornji Grad ). Na Cidade Alta está a Catedral e a Praça Central ( Trg Bana Jelacica), onde está a estátua do vice-rei, imponente no seu cavalo. Duas observações : aprenda algumas palavras na língua eslava, pois não é difícil fazer úteis  associações. Não esqueça, se você não estudou bem a diagramação da cidade, que a localização da Catedral é  referência para você encontrar-se



Detalhe do prédio do Museu Arqueológico


Há vários museus muito bons em Zagreb, como o Museu Croata de Arte Naif, o Museu da Cidade, o Museu Arqueológico, e algumas galerias de arte bem recomendadas, como a Galeria de Arte Moderna e a Galeria Strossmayer. O Museu, entretanto, que mais me interessava, não consegui visitá-lo por desencontro de horários. Refiro-me ao Museu das Relações Cortadas ( Museum of Broken Relationships ) que conta, de diferentes formas,  a história de relações amorosas desfeitas,  através, por exemplo,  dos mais inusitados objetos.



Antigas muralhas

Não só pelo Museum of Broken Relationships, eu desejo retornar, pela terceira vez, à Croácia, um país com história dura e corajosa. Foi conquistado / invadido, através dos séculos, por tribos eslavas, venezianos, turcos e alemães. Sofreu nas duas Grandes Guerras; foi parte da Iugoslávia e, após um dramático período, conquistou sua autonomia  em 1990. Mantém lendas e tradições encantam os visitantes, além dos preços que são bem mais em conta que muitos outros países europeus.



Ensaio das tulipas


O post sobre Zagreb será dividido em duas partes. A primeira, esta que você acabou de ler e que está bastante mal escrita. Desculpe. Estou passando por uma fase bem ruim - doença de um irmão meu, muito amado. A segunda, melhor um pouco, porque foi rascunhada ainda na Croácia e porque o tema me é fascinante. Aguarde. Ela é meio diferente...








" No basta abrir la ventana
para ver los campos y el río.
No es suficiente no ser ciego
para ver los árboles y las flores.
Es preciso también no tener filosofía ninguna.







Con filosofía no hay árboles: solo ideas.
Hay solo cada uno de nosotros, como uma cueva.
Hay solo una ventana cerrada, y todo el mundo allá fuera;
y un sueño de lo que se podría ver se la ventana se abriera,
que nunca es lo que se ve quando se abre la ventana."


Fernando Pessoa


Mirogoj - próxima postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.