Benito Juarez - Mural do Palácio do Governo |
Localizada ao norte da Cidade do México - a 2h30min de carro - Querétaro, com 600 mil habitantes, é a capital do estado do mesmo nome. Famosa por seus atrativos coloniais, praças com grandes árvores, igrejas barrocas, casarões, ruas para pedestres e muitas referências históricas. Seus museus evidenciam o importante papel da cidade na história mexicana.
Cúpula do Museu Regional de Querétaro |
No século XV, fundaram aqui um assentamento, que , em pouco tempo, foi ocupado pelos astecas e, em 1531, pelos espanhois. Os franciscanos usaram Querétaro como base missionária para o México. No início do século XIX, entretanto, a cidade tornou-se centro de reuniões entre os descontentes criollos que planejavam libertar o México do domínio espanhol.
Homenagem a Josefa Ortiz |
As reuniões dos conspiradores , incluindo o Padre Miguel Hidaldo, realizavam-se em segredo, na casa de Josefa Ortiz, esposa do corregedor ( prefeito) de Querétaro. Conta a história que, quando a conspiração foi descoberta, Josefa foi encerrada em sua casa - atual Palácio do Governo - mas conseguiu, por uma fresta da porta, avisar ao também conspirador Ignácio Perez que seus companheiros estavam em perigo, o que determinou que Padre Hidalgo fizesse, imediatamente, um chamamento às armas - contam que durante a missa .
Pequeno trem que transportava insurgentes - Mural em Querétaro |
É fácil reconhecer o Padre Miguel Hidalgo, nos murais mexicanos, pela cabeça parcialmente calva . Foi um autêntico rebelde idealista. Nasceu em 1753, filho do capataz de uma fazenda de Guanajuato. Estudou, foi ordenado sacerdote , lecionou na Universidade de Morelia, onde também foi reitor. Era um católico pouco ortodoxo: questionava algumas tradições católicas, lia livros proibidos, gostava de dançar e tinha um amante.....
Igreja Matriz de Querétaro |
Evidenciava muito interesse pelo bem - estar econômico e cultural das pessoas de sua paróquia. Impulsionou, por isso, outras de fontes de renda, como a criação de bichos-da-seda, o cultivo de oliveiras e videiras e os trabalhos com barro cozido, que foram a base da indústria de cerâmica, tão significativa para o país hoje. Conheceu Miguel Allende de São Miguel e , com a confiança que lhe depositavam os mestiços e índios, ampliou a base da rebelião.
Mural do Palácio do Governo |
Foi excomungado pela igreja depois de defender seu chamamento à Independência e de afirmar que os espanhois não eram autênticos católicos e que só queriam mesmo explorar o México. Comandou seu exército até ser capturado em 1811. Foi,então, fuzilado e decapitado. Sua cabeça, colocada num tipo de gaiola, esteve pendurada durante 10 anos, numa das esquinas de um granadeiro, na cidade de Guanajuato.
Detalhes da porta principal da Igreja Matriz |
Depois da Independência, crâneo e corpo de Miguel Hidalgo foram colocados no Monumento à Independência, na cidade do México - juntamente com outros três companheiros: Allende, Aldama e Jiménez. Atualmente, é um dos heróis mais venerados do México, acrescentando seu nome à cidade de Dolores - hoje Dolores Hidalgo.
Entrada para a sala onde Josefa esteve encerrada |
Foi em Querétaro que, em 1917, a facção constitucionalista redigiu a Constituição para o México. No Palácio do Governo, há interessantes e históricos murais em que esse acontecimento é minuciosamente narrado. Também foi em Querétaro que se criou , em 1929, o Partido Revolucionário Institucional - PRI - que dominou a política mexicana até o final do século XX.
Mausoleo de Maximiliano, o imperador austríaco |
Querétaro - declarado Patrimônio da Humanidade, segundo a UNESCO, em 1996 - posssui belos monumentos históricos, como a Casa de la Corregidora (Prefeitura), já mencionado neste post, o Museu Regional, com exposições sobre achados arqueológicos pré-hispânicos e documentos sobre a ocupação espanhola; e o Templo de San Francisco, cuja construção iniciou em 1540.
Torre da Igreja de São Francisco |
Há, além da belíssima Praça das Armas, circundada por bougainvilles e casas coloniais magníficas, outras tantas visitas que podem ser feitas em Querétaro, incluindo lugares históricos , como o Cerro de las Campanas, onde, em 1867, o imperador Maximiliano da Áustria foi derrotado numa Batalha e, posteriormente, condenado à morte. Hoje é um parque municipal, onde, numa capela gótica, repousam os restos mortais de Maximiliano.
"Dos cuerpos
frente a frente
son a veces
dos olas
y la noche es océano.
Dos cuerpos
frente a frente
son a veces
dos piedras
y la noche desierto.
.Dos cuerpos
frente a frente
son a veces
dos raíces
en las noches enlazadas.
Dos cuerpos
frente a frente
son a veces
navajas
y la noche relámpago
Dos cuerpos
frente a frente
son dos astros
que caen
en un cielo vacío."
Octavio Paz ( 1914 - 1998)
Poeta mexicano, Prêmio Nobel de Literatura em 1990.
Imagens de rua |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.