quinta-feira, agosto 13, 2015

Notícias desde Atlanta...

Para vocês
Compartilho esta rosa, que ganhei ontem num supermermercado, com todas as pessoas que se lembraram de mim, desejando-me boa viagem ou boas viagens. Estou bem de saúde e estou em paz. Procuro acolher a alegria e a tristeza como parte da aventura de estar viva. Por sorte, guardo a curiosidade e a ânsia de conhecimento. Ainda bem!

Vizinhos " da frente" 
A curiosidade e a ânsia de conhecimento me proporcionaram  - ou reavivaram - algumas observações e informações sobre os Estados Unidos, pais de que aprendi a gostar com toda a diversidade mostrada pelos cinquenta estados que o integram - embora  desses cinquenta, eu só conheça vinte e oito. Mencione algumas a seguir, mais a título de curiosidade.

Casa no Jardim
A preocupação com a obesidade - especialmente com a obesidade infantil -  vem sendo demonstrada em muitas campanhas de esclarecimento à população, incluindo, entre elas,  campanhas institucionais, lideradas por Michelle Obama. Essas campanhas estão fortemente centradas nos programas escolares. Parece terem sido bem sucedidas , já que pesquisas apontam para acentuadas diminuições de peso, especialmente em crianças de 2 a 5 anos.

Massimo com uniforme da Escola
Vêem-se e ouvem-se muitas campanhas, palestras e matérias contra o consumo de refrigerantes, mostrando os malefícios que causam e apontando-os como uma das importantes causas da obesidade em todas as faixas etárias. É a hora e a vez dos produtos orgânicos, havendo , para eles, grandes setores nos supermercados.

A doce Lea, parte da família há 11 anos
Além das conversas sobre obesidade e do incentivo ao consumo de produtos orgânicos, escutam-se, frequentemente e com intensidade semelhante àquelas sobre feminismo, direitos civis e opções sexuais, as conversas sobre bem-estar social, alternativas em arte, cuidados com o planeta, controle do consumo excessivo,  compras desnecessárias, e  excesso de lixo.

Aqui estou...
Esta minha primeira semana em Atlanta foi tranquilamente vivida  e bem aproveitada. Comprei ,com auxílio da minha nora, todas as encomendas ; li   matérias interessantes sobre turismo em Cuba e no México; brinquei com meu neto e conversei muito com Valéria e Patati. Assisti a um Talking TED, https://www.youtube.com/watch?v=UyyjU8fzEYU, que menciono abaixo.

Patati
Jill Bolte Taylor, cientista e neuroanatomista, teve uma oportunidade única e seguramente  não desejada. Uma manhã, ela percebeu que estava tendo um derrame. Como isso aconteceu ,como ela sentiu suas funções cerebrais escaparem uma por uma - expressão, movimento, compreensão - foi por ela estudado e narrado , lembrando  momentos do que lhe acontecera.

Massimo e Valéria
Estou, portanto, em Atlanta e estou bem. Amanhã, iniciarei uma visita ao México, especificamente para ver as cidades coloniais. Irei para o aeroporto de UBER, sistema de transporte já em uso há quase dois anos  No meu roteiro, além da Cidade do México, está Guadalajara, Guanajuato, Queretaro, Morelia, Patzcuaro, Tlaquepaque e São Miguel Alende. Darei notícias. 

"Lá vou eu...."

"Sabeis decerto que o maior amor não é aquele que a palavra suave puramente exprime. Nem é aquele que o olhar diz, nem aquele que a mão comunica tocando levemente noutra mão...."

Fernando Pessoa

Meu neto
                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.