sábado, maio 05, 2012

País de Gales: Cardiff




É pequeno o território do País de Gales - 274 km de extensão e 97 km de largura . A gente se pergunta como cabem  nele tanta diversidade e tanta beleza. Tem montanhas, parques, penhascos íngremes, trilhas para ciclismo, praias com ondas para surfistas, castelos, destilaria de whisky,  museus e tudo o mais que cidades interessantes podem oferecer. Acrescente-se, ainda, os rebanhos de ovelhas, que ocupam campos que mais parecem jardins de tão bonitos e bem cuidados.





Situado numa península , no meio-oeste da Grã-Bretanha, é um país diferente e sedutor. Sua bandeira ostenta um dragão vermelho, forte na cor, forte nos traços, forte como a personalidade marcante desse país. Cardiff é a capital, cidade bonita e agradável. Gostei muito dela . Foi simpatia à primeira vista. Ficamos, Ronald, Mile e eu ,  hospedados perto do Castelo, bem no centro, lugar movimentado e com várias ruas reservadas aos pedestres.





Por sorte, chegamos quando a Royal Horticultural Society realizava sua Mostra Anual, no Bute Park, Cardiff Castel - um evento inesquecível. Patati, meu filho, quando adolescente, disse-me uma vez que, quando eu morresse, lembraria de mim sempre abraçada a flores e galhos verdes. Curto plantas de todo o tipo. Imaginem o que significa para mim ver um evento desse porte e com a variedade que nele encontrei. Camélias de cores que eu nem sabia existir; tulipas, idem. Um pavilhão somente para orquídeas e cactos. Bonsais, que eram verdadeiras obras de arte, como a macieira florida dessa foto Arbustos, árvores ornamentais, árvores frutíferas, hortaliças, tudo organizado com delicadeza e estética. Uma seção somente com arranjos, usando objetos domésticos e flores, onde fotografei a máquina de costura, que mostro aqui.






Havia , ainda, ferramentas, móveis para jardins, esculturas de madeira , de pedra, de ferro batido e de cipós. Havia uma grande livraria com muitos livros e revistas sobre o tema da Mostra. Bares, restaurantes e stands, com venda de produtos de fazenda- somente produtos orgânicos, vindos de todo o País de Gales. Experimentei um suco de maçã delicioso, produzido e processado numa fazenda antiga : Graig Barn Farm ( www.welshfarmhouseapplejuice.co.uk ) Inesquecível textura e sabor. O casal proprietário eram tão simpáticos que fiz dele a foto postada aqui...








No recinto da Feira, assisti - e fiquei profundamente emocionada - à apresentação de um grupo musical local. Um rapaz, que cantava docemente, e uma menina que o acompanhava em alguns trechos da canção. Roupas simples, sem caras e bocas, destaque unicamente para a música e as vozes. No grupo, cinco violinos , um piano um violancelo e outros instrumentos. A canção falava do êxodo rural e da saudade do campo. Muita comovente mesmo. O Castelo de Cardiff está bem no centro da cidade. A cidade, de fato cresceu ao seu redor. A população local orgulha-se dele.Está rodeado por muralhas que , de espaço em espaço, tem parte da figura de um animal , como se o guardasse de dentro para fora. A construção do castelo iniciou ainda durante a ocupação romana, há quase dois mil anos. Dentro das muralhas, uma bonita torre erm estilo normando e um majestoso palácio vitoriano, utilizado como residência real. Há também dois museus militares , no interior do Castelo, abertos à visitação. Durante a guerra civil, foi bastante danificado. A partir de 1865, entretanto, foi restaurado e, agora , é de admirar-se como está bem cuidado.





Bom saber que , em todo o UK , na primavera, é preciso estar preparado para a chuva. Segundo o Ronald, esta região é similar a Oregon: ou choveu, ou está chovendo, ou vai chover. Os meses ideais para visitar o País de Gales parecem ser junho e julho, quando acontecem vários festivais, como o Hay Festival, dedicado às artes e a Literatura e o Festival  Internacional de Música. A cada dois anos, acontece também o Festival de Recitais, que dizem ser muito interessante.






Sonho voltar ao País de Gales para uma longa temporada. Gostaria de fazer, nesse país, o que fiz em alguns outros. Fixar-me numa cidade e percorrer o país inteiro , no mínimo durante um mês, visitando todas as cidades, vilas, lugares históricos e/ou com belezas naturais. Gostaria, por exemplo, de conhecer Swansea, localizada a apenas 50 km de Cardiff e a segunda maior cidade do País. Quem sabe!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.