quinta-feira, maio 10, 2012

Fotos e comentários breves - I





































.  Meus bons companheiros nesta viagem: Ronald Mckinney e Almir Menine.

.  Viajamos pela TAM, chegando por Paris e retornando por Londres. Vôo tranquilo. Atendimento ótimo.

. Consegui descontos incríveis, comprando, com muita antecedência, ainda aqui no Brasil, as passagens de trem no site da www.thetrainline.com Ali é possível ver todos os horários e escolher aqueles melhores e com descontos maiores.

.  De Paris , fomos a Bruxelas - rápida estada, apenas tempo suficiente para ver o centro histórico. Em Brugges, fizemos um bate-e-volta.






































.  Uma loja de roupas femininas, em Brugges,  tinha duas vitrines: em uma delas, estava uma moça loira; na outra, uma morena. Em constante movimento, elas experimentavam diferentes acessórios, que combinavam com o soutiã e a calcinha brancas que estavam usando. Muitos turistas fotografando. Descobri, então, o quanto os homens se interessam por acessórios.... Eram eles os que mais fotografavam.


. Impressionou-me a altura dos saltos dos sapatos nas coleções primavera-verão. Alguns lembravam pernas de pau! As cores, entretanto, eram bonitas. Muito vermelho este ano.





















.  Exposta em Londres, no Victoria Tower Gardens, em frente ao Parlamento, a escultura , by Rodin, The Burghers of Calais. Uma curiosidade é que ela não tem proprietários legais. Seu processo de conservação é feitos por diferentes órgãos e instituições. Beleza impressionante.

.  No Museu Imperial de Guerra, em Londres, está uma exposição de fotografias. Impressionante como o fotógrafo consegue captar olhares de medo, de desesperança, de dor.






































. Estes vitrais pertencem a St. Salvator Kathedraal - a catedral de Brugges, na Bélgica. Está entre os vitrais mais bonitos que eu conheço. A Catedral, que foi construída em 1788 , tem uma torre com 99 metros. É belíssima.

.  Há, no centro histórico de Brugges,  está acontecendo uma grande exposição com artístas plásticos da cidade. Muita gente visitando; poucos trabalhos impressionam bem.


.  Muitas - e grandes - atrações, em Londres, têm entrada gratuita, como a Galeria Nacional de Arte, onde vou para ver Georges Seurat. Já tive agendas, marcadores de páginas e calendários com parte de obras dele.




















.  A ausência de educação parece ter fronteiras muito flexíveis. Impressionou-me, tanto em Paris como na Bruxelas, a quantidade de cigarros jogados nas ruas e calçadas. Nada de culpar os sul-americanos porque isso se vê aqui,  em escala bem menor.

.  Em contraposição, os jardins são impecavelmente limpos.





















.  Sou fascinada por  ver e por fotografar portões. Podem ser de palácios - como este, de Buckingham , em Londres,  a residência oficial dos monarcas - podem ser de castelos, cemitérios, mosteiros, conventos, igrejas, casas...

.  Na primavera, somente caminhar pelas cidades já é uma beleza : as tulipas fazem a festa e a alegria dos olhos.





















.  Em Londres, um monumento pouco comum, mas , a meu ver, muito justo. Dedicado a todos os animais que participaram e deram sua vida às guerras e batalhas. Um belo e expressivo monumento. São vários animais, entre eles, um pequeno burro, portando um carregamento de armas - triste de ver.


.  Havia , junto a esse monumento, muitas coroas de flores e muitas homenagens aos  de animais.

2 comentários:

  1. Excelentes comentários,Aldema. Os vitrais da catedral de Brugges são,realmente,maravilhosos!
    Bom retorno.
    Bj
    MT

    ResponderExcluir
  2. Aldema,
    Que delícia de viagem. Pelos seus relatos já estou planejando novos caminhos para breve. Tirei Glasgow da minha mira. hahaha.
    Bjs
    Claudia

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.