domingo, maio 06, 2012

Inglaterra: Stonehenge




Sempre me comovem os lugares onde vejo muitas pessoas visitando e muitas pessoas comovidas com o que estão vendo. Podem ser lugares religiosos, artísticos, históricos ou " de indagação" , como Stonehenge. Comovem-me as pessoas mais do que os lugares. Esse sítio arqueológico pré-histórico, localizado nas planícies de Salisbury, Wiltshire, Inglaterra, há 100 km de Londres, recebe mais de 700 mil visitantes por ano. Está na relação da UNESCO como Patrimônio da Humanidade e muitas elocubrações circulam sobre sua origem e finalidade. Encontram-se divergências inclusive sobre sua data de início - fazendo uma média Stonehenge teria hoje em torno de 5 mil anos.






Sua estrutura teria sido construída em três etapas: o círculo externo, que tem 86 metros de diâmetro; o duplo círculo de pedras, em posição vertical, no centro do monumento; a separação do duplo círculo de pedras e a  construção dos dos trílitos. A arquitetura sugere - dizem alguns estudiosos - estudos sobre o movimento do sol e da  lua. As quatro pedras de estação poderiam ter sido utilizadas como um observatório astronômico . Assim, o objetivo seria observar o nascer e o pôr do sol e da lua, tendo em vista a elaboração de um calendário das estações do ano.






Difícil estabelecer considerações mais objetivas sobre Stonehenge: por que o monumento foi construído, quem participou da construção, com que objetivos, em quanto tempo, com que estratégias...até por que , ao longo do tempo, esse monumento foi saqueado e depredado, pois   pedras foram retiradas para construções ou ornamentações e pedações foram retirados como souvenir. 






O mistério continua. Quem parece pouco se importar com ele são as pacíficas e bonitas ovelhas, que, placidamente,  pastam pelas proximidades ou até entre as diferentes partes do monumento, como vi numa belíssima foto - a foto que eu gostaria de ter feito.



2 comentários:

  1. Aldema,

    Ainda não conheço Stonehenge.
    Estou com vontade.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )9:15 AM

    Querida Cláudia

    Ontem li , novamente, teu post sobre a Costa da Califórnia.Obrigada pelas informações e motivações.
    Na próxima semana, retornaremos para Illinois. Permaneceremos lá até final de setembro. O mês de julho está reservado para ir de San Diego a Portland - com muita calma!Programa de aposentados.
    Que teu Dia das Mães seja bonito e amoroso.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.