Situado numa península , no meio-oeste da Grã-Bretanha, é um país diferente e sedutor. Sua bandeira ostenta um dragão vermelho, forte na cor, forte nos traços, forte como a personalidade marcante desse país.
Cardiff é a capital, cidade bonita e agradável. Gostei muito dela . Foi simpatia à primeira vista. Ficamos, Ronald, Mile e eu , hospedados perto do Castelo, bem no centro, lugar movimentado e com várias ruas reservadas aos pedestres.
Por sorte, chegamos quando a
Royal Horticultural Society realizava sua Mostra Anual, no
Bute Park, Cardiff Castel - um evento inesquecível. Patati, meu filho, quando adolescente, disse-me uma vez que, quando eu morresse, lembraria de mim sempre abraçada a flores e galhos verdes.
Curto plantas de todo o tipo. Imaginem o que significa para mim ver um evento desse porte e com a variedade que nele encontrei. Camélias de cores que eu nem sabia existir; tulipas, idem. Um pavilhão somente para orquídeas e cactos. Bonsais, que eram verdadeiras obras de arte, como a macieira florida dessa foto Arbustos, árvores ornamentais, árvores frutíferas, hortaliças, tudo organizado com delicadeza e estética. Uma seção somente com arranjos, usando objetos domésticos e flores, onde fotografei a máquina de costura, que mostro aqui.

Havia , ainda, ferramentas, móveis para jardins, esculturas de madeira , de pedra, de ferro batido e de cipós. Havia uma grande livraria com muitos livros e revistas sobre o tema da Mostra. Bares, restaurantes e stands, com venda de produtos de fazenda- somente produtos orgânicos, vindos de todo o País de Gales. Experimentei um suco de maçã delicioso, produzido e processado numa fazenda antiga : Graig Barn Farm ( www.welshfarmhouseapplejuice.co.uk ) Inesquecível textura e sabor. O casal proprietário eram tão simpáticos que fiz dele a foto postada aqui...

No recinto da Feira, assisti - e fiquei profundamente emocionada - à apresentação de um grupo musical local. Um rapaz, que cantava docemente, e uma menina que o acompanhava em alguns trechos da canção. Roupas simples, sem caras e bocas, destaque unicamente para a música e as vozes. No grupo, cinco violinos , um piano um violancelo e outros instrumentos. A canção falava do êxodo rural e da saudade do campo. Muita comovente mesmo. O Castelo de Cardiff está bem no centro da cidade. A cidade, de fato
cresceu ao seu redor. A população local orgulha-se dele.Está rodeado por
muralhas que , de espaço em espaço, tem parte da figura de um animal ,
como se o guardasse de dentro para fora. A construção do castelo iniciou
ainda durante a ocupação romana, há quase dois mil anos. Dentro das
muralhas, uma bonita torre erm estilo normando e um majestoso palácio
vitoriano, utilizado como residência real. Há também dois museus
militares , no interior do Castelo, abertos à visitação. Durante a
guerra civil, foi bastante danificado. A partir de 1865, entretanto, foi
restaurado e, agora , é de admirar-se como está bem cuidado.

Bom saber que , em todo o UK , na primavera, é preciso estar preparado para a chuva. Segundo o Ronald, esta região é similar a Oregon: ou choveu, ou está chovendo, ou vai chover. Os meses ideais para visitar o País de Gales parecem ser junho e julho,
quando acontecem vários festivais, como o Hay Festival, dedicado às
artes e a Literatura e o Festival Internacional de Música. A cada dois
anos, acontece também o Festival de Recitais, que dizem ser muito interessante.
Sonho voltar ao País de Gales para uma longa temporada. Gostaria de fazer, nesse país, o que fiz em alguns outros. Fixar-me numa cidade e percorrer o país inteiro , no mínimo durante um mês, visitando todas as cidades, vilas, lugares históricos e/ou com belezas naturais. Gostaria, por exemplo, de conhecer Swansea, localizada a apenas 50 km de Cardiff e a segunda maior cidade do País. Quem sabe!