segunda-feira, maio 05, 2008

Roma - Museus da Villa Torlonia





















Interessante mesmo o conjunto de Museus da "Villa Torlonia", em Roma. Essa Villa, onde morou Mussolini uma vez, foi restaurada nos anos noventa. Eu não a conhecia. Vale uma visita mesmo virtual , ainda que seja pelas palmeiras imensas ou pelo verde exuberante. http://www.arte-argomenti.org/schede/civette/casina.htm#civetteFomos ali, Lídia, Michela e eu, no domingo passado. Almoçamos ( há um bom restaurante!) e visitamos depois três museus. Eles estão localizados num parque grandioso, parque lindo, onde já se podem ver muitas pessoas expondo-se ao sol, neste inicio de primavera. O Museu que mais me encantou pela sua originalidade foi , na "Casina delle Civette" ( Casa das Corujas), o Museu do Vidro Artístico, um museu de Arte Decorativa com uma Biblioteca sobre Arte Aplicada. Diferente. Bonito. Um belo passeio.
























Vim para Roma com o objetivo de estar com Lídia, minha cara amiga, por uma semana. Senti a necessidade de fazer-lhe companhia, embora muito pouco se possa fazer em momentos de perda. Morreu Gerardo Bamonte, marido de Lídia, pai de Michela, antropólogo, professor e pesquisador da Universidade de Roma, conhecido internacionalmente e reconhecido como defensor dos Direitos Humanos, especialmente dos Direitos dos Índios. Pessoa gentil, doce e inteligente, sinto, aqui na casa dele, a sua presença em objetos, livros, textos e lembranças. Como me disse o Gugu, quando contei a ele que Gerardo morrera: "Pena! queria ter convivido mais com ele, pois ele podia ensinar tantas coisas a todos nós".

Um comentário:

  1. Olá. Meu nome é Cynthia Verzellesi, e estava justamente buscando informações sobre o Gerardo. Durante vários anos, em visitas suas ao Brasil, ele se hospedava na casa de meus pais. A primeira vez que Michela e Lidia vieram junto também, Michela estava com 5 anos, e acabara de conhecer a Amazônia...
    esperava reestabelecer contato com Gerardo, pois venho sonhando com ele há dias, mas minha busca virtual me levou ao Centro Amerindiano, cujo Congresso dizia ser "em Memória" dele; e me trouxe até aqui. Gostaria muito de ter mais informações sobre elas, sobre o Gabriele - irmão de Gerardo - agradeceria muitíssimo o contato.
    A última vez que estive com eles - Lídia, Ge e Michela - foi em 1991; fui para Roma, e eu e minha mãe ficamos hospedados no apartamento deles.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.