terça-feira, maio 13, 2008

Bulgaria

Bela Bulgaria. Estah no coracao dos Balcas. Foi fundada em 681. Limita-se, ao sul, com a Grecia e a Turquia. O Governo comunista terminou em 1990. Aderiu a EU em 2007. Aqui nasceu Julia Kristeva, muito minha conhecida dos tempos da Linguistica na PUC-RS.
De Kavala a Sofia , capital da Bulgaria, fomos de carro - 350 km soh. Para o Brasil, isso eh bem pertinho.
Sofia me encantou antes de conhece-la. Cheguei ao hotel com forte dor de cabeca. A camareira, que falava somente bulgaro, percebeu. Contou ao gerente, que soh falava linguas que eu nao conhecia, mas logo buscou um comprimido-nao-sei-de-que e mandou um menino, que falava ingles, entregar-me o remedinho no apartamento. Tomei-o. Dormi subito. Acordei -me otima. O pessoal do hotel estavam preocupados porque eu nao havia almocado. Prepararam-me um grande e saboroso sanduiche vegetariano e um bom cafe - e paguei 5 Leva / 2,5 euro - muito pouco para os precos vigentes na Europa. Usando maos, caneta, papel e palavras de diferentes linguas - foi muito importante o que eu sabia de slovaco , por ser tambem uma lingua eslava - ensinaram como mover-me na cidade, o que ver e o que fazer. Um amor de gente.
Depois , Alex e Gisela vieram e fomos juntos para o centrum. Bela cidade Sofia. A Catedral eh fantastica. A Ortodoxa Russa eh pequena comparada com a Catedral , mas eh bem bonita. Sofia eh uma cidade muito verde e com muitas flores. Gosto de arquitetura e de plantas.Sempre!
Depois de passear muito, jantamos em um restaurante grego com musica ao vivo.
Passamos o dia seguinte percorrendo Sofia. Os precos , na Bulgaria, por enquanto sao bem mais baixos do que na Espanha e Italia. Paga-se em leva, moeda bulgara, mas ja se comeca a receber euros. Fomos a duas feiras no domingo, na praca principal - uma de artesanato tipico, principalmente belos bordados, outra de antiguidades. Encantaram - me. Queria ter comprado muitas coisas. Impossivel. Tenho ainda muita estrada para percorrer. Bella Bulgaria! Volto a escrever- precisa-se de olho limpo e ausencia de comparacoes para ver bem qualquer cidade ou pais. Penso que vi bem Sofia.
Quando estavamos retornando para Grecia, fizemos uma inesquecivel visita ao Monasterio de Rila. Entra-se em Kocherinov e viaja-se por uma estrada, que mais parece um imenso tunel verde, ateh Rila. Que beleza. Fotografias nao conseguem dar conta de toda a beleza e grandiosidade do Monasterio. Pena. Queria poder transportar direto as imagens a todas as pessoas que eu amo.

Um comentário:

  1. Querida Aldema,
    recebi anteontem seu cartão de Alicante. Escrevi respondendo, para o endereço de Torres, a carta que vc me escreveu de lá, já há tempo. Provavelmente vc não a recebeu. Soube do falecimento do Gerardo; me deixou mto triste. Bom que vc vai estar com a Lídia e a Michela. Eu tbém gostaria de estar! Abrace-as por mim. Por aqui vamos indo. O ano passado foi difícil, mas agora está melhorando.
    Lindos os lugares por onde vc tem andado. Desejo-lhe ainda um ótimo passeio! Qdo voltar ao Brasil, avise e eu ligo para vc.Um gde abraço, com saudade, Silvia

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.