quinta-feira, agosto 27, 2015

Querétaro, referência no passado e no presente.

Benito Juarez - Mural do Palácio do Governo

Localizada ao norte da Cidade do México - a 2h30min de carro - Querétaro, com 600 mil habitantes, é a capital do estado do mesmo nome. Famosa por seus atrativos coloniais, praças com grandes árvores, igrejas barrocas, casarões, ruas para pedestres  e muitas referências históricas. Seus museus evidenciam  o importante papel da cidade na história mexicana.


Cúpula do Museu Regional de Querétaro

No século  XV, fundaram aqui um assentamento, que , em pouco tempo, foi ocupado pelos astecas e, em 1531, pelos espanhois. Os franciscanos usaram Querétaro como base missionária para o México. No início do século XIX, entretanto, a cidade tornou-se centro de reuniões entre os descontentes criollos que planejavam libertar o México do domínio espanhol.


Homenagem a Josefa Ortiz

As reuniões dos conspiradores , incluindo o Padre Miguel Hidaldo, realizavam-se em segredo, na casa de Josefa Ortiz, esposa do corregedor ( prefeito) de Querétaro. Conta a história que, quando a conspiração foi descoberta, Josefa foi encerrada em sua casa - atual Palácio do Governo - mas conseguiu, por uma fresta da porta,  avisar ao também conspirador Ignácio Perez que seus companheiros estavam em perigo, o que determinou que Padre Hidalgo fizesse, imediatamente,  um chamamento às armas - contam que durante a missa .


Pequeno trem que transportava insurgentes - Mural em Querétaro
É fácil reconhecer o Padre Miguel Hidalgo, nos murais mexicanos, pela cabeça parcialmente calva . Foi um autêntico rebelde idealista. Nasceu em 1753, filho do capataz de uma fazenda de Guanajuato. Estudou, foi ordenado sacerdote , lecionou na Universidade de Morelia, onde também foi reitor. Era um católico  pouco ortodoxo: questionava algumas tradições católicas, lia livros proibidos, gostava de dançar e tinha um amante.....

Igreja Matriz de Querétaro

Evidenciava muito interesse pelo bem - estar econômico e cultural das pessoas de sua paróquia. Impulsionou, por isso,  outras de fontes de renda, como a criação de bichos-da-seda, o cultivo de oliveiras e videiras e os trabalhos com barro cozido, que foram a base da indústria de cerâmica, tão significativa para o país hoje. Conheceu Miguel Allende de São Miguel e , com a confiança que lhe depositavam os mestiços e índios, ampliou a base da rebelião.


Mural do Palácio do Governo
Foi excomungado pela igreja depois de defender seu chamamento à Independência e de afirmar que os espanhois não eram autênticos católicos e que só queriam mesmo explorar o México. Comandou seu exército até ser capturado em 1811. Foi,então, fuzilado e decapitado. Sua cabeça, colocada num tipo de gaiola, esteve pendurada durante 10 anos, numa das esquinas de um granadeiro, na cidade de Guanajuato. 


Detalhes da porta principal da Igreja Matriz

Depois da Independência, crâneo e corpo  de  Miguel Hidalgo foram colocados no Monumento à Independência, na cidade do México - juntamente com outros três companheiros: Allende, Aldama e Jiménez. Atualmente, é um dos heróis mais venerados do México, acrescentando seu nome à cidade de Dolores - hoje Dolores Hidalgo.

Entrada para a sala onde Josefa esteve encerrada

Foi  em Querétaro que, em 1917, a facção constitucionalista redigiu a Constituição para o México. No Palácio do Governo, há interessantes e históricos murais em que esse acontecimento é minuciosamente narrado. Também foi em Querétaro que se criou , em 1929, o Partido Revolucionário Institucional - PRI - que dominou a política mexicana até o final do século XX.


Mausoleo de Maximiliano, o imperador austríaco

Querétaro -  declarado Patrimônio da Humanidade, segundo a UNESCO, em 1996 - posssui belos monumentos históricos, como a Casa de la Corregidora (Prefeitura), já mencionado neste post, o Museu Regional, com exposições sobre achados arqueológicos pré-hispânicos e documentos sobre a ocupação espanhola; e o Templo de San Francisco, cuja construção iniciou em 1540.


Torre da Igreja de São Francisco

Há, além da belíssima Praça das Armas, circundada por bougainvilles e casas coloniais magníficas, outras tantas visitas que podem ser feitas  em Querétaro, incluindo lugares   históricos , como o Cerro de las Campanas, onde, em 1867,  o imperador Maximiliano da Áustria foi derrotado numa Batalha e, posteriormente,  condenado à morte. Hoje é um  parque municipal, onde, numa capela gótica, repousam os restos mortais de Maximiliano. 

Mausoleo do Imperador Maximiliano

Outro importante símbolo da cidade é o Aqueduto de Querétaro, cuja conclusão deu-se em 1735.
Conhecido como Los Arcos, o aqueduto completo mede 8 932 metros de comprimento, e seus são de 1 280 metros. A altura máxima é de 28, 42 metros exatamente. Tem 75 arcos de pedra rosa, que se assemelham a edifícios romanos desse tipo. Pouco fotogênico em razão dos numerosos fios de redes elétricas que passam nas proximidades dele. 

        

O padrão de vida,  na cidade de Santiago de Querétaro,  é considerado um dos mais altos do país.
Dois aspectos até surpreendem por todas as informações que circulam sobre o país. Diz-se que tem um dos mais baixos índices de criminalidade e uma das mais baixas taxas de desemprego. Está na lista das melhores cidades para fazer negócio, sendo superada somente por Monterrey.




"Dos cuerpos 
frente a frente 
son a veces 
dos olas
y la noche es océano.

 Dos cuerpos
 frente a frente
 son a veces
 dos piedras
 y la noche desierto.

.Dos cuerpos
 frente a frente
 son a veces
 dos raíces
 en las noches enlazadas.

 Dos cuerpos
 frente a frente
 son a veces
 navajas
 y la noche relámpago

 Dos cuerpos
 frente a frente
 son dos astros
 que caen
 en un cielo vacío."

Octavio Paz ( 1914 - 1998)
Poeta mexicano, Prêmio Nobel de Literatura em 1990.

Imagens de rua