quarta-feira, setembro 04, 2019

Canadá - Província de Quebec - Montreal e Quebec City



Mapa  do Canada 

Minhas desculpas iniciais pelo teclado que estou usando e que não estah ajustado 'a escrita da Lingua Portuguesa, no que se refere 'as notações lexicas. Estou agora no Canada, onde cheguei, com uma hora de atraso, num voo direto, Atlanta - Montreal, pela Delta Airlines, com duração de 2h 30min e custo igual a voos de dez ou 12 horas!!! Estava, antes,  nos Estados Unidos,  visitando meu filho e sua familia - para onde devo retornar  na proxima semana. 


                                                                                  Canadá

Jah estive outras vezes no Canada. Sou encantada com esse pais, deslumbrada mesmo, por sua gente, suas paisagens, sua arquitetura, seu desenvolvimento social e cultural, seu respeito pela diversidade, enfim ....tudo. Jah estive em  varias de suas cidades, todas encantadoras, como Vancouver, Toronto, Ottawa, Banff, Jasper, Winnipeg e Montreal.... Faltava-me, entretanto, Quebec City - lacuna que serah preenchida desta vez.


Caf'e melhor que dos US...pior seria impossivel!!!

Situado no extremo norte do Continente  Americano, Quebec é a maior província do Canadá. Está localizada na grande área - inicialmente chamada de Nova França - descoberta no século XVI, pelo francês Jacques Cartier. Posteriormente, em 1750,  foi dominada pelos ingleses. Diz-se que as referências francesas permaneceram tão fortes, que motivaram dois plebiscitos - o último em 1995 - para definir se Quebec seria ou não um estado independente. Os apoiadores da separação perderam por pequena margem de votos.


Da janela do trem, no caminho entre Montreal e Quebec City.

Canadá, cuja capital é a pequena, agradável e bonita Ottawa, tem cerca de 38 milhões de habitantes. Quebec, sua maior província, abriga 7 milhões de pessoas, quase todos falantes de francês - mas quem, como eu, não vai além de merci, pode tranquilamente falar inglês e nem precisa perguntar se o interlocutor entende. Tem-se a impressão de que o país é bilingue - o que me parece verdadeiro para Toronto e Montreal.


Street Art em Montreal

As paisagens  canadenses,  como estas que vi agora, entre Montreal e Quebec City, são  realmente bonitas. Posso, entretanto afirmar, que uma viagem de trem, por outras províncias do país, torna-se também realmente inesquecível. Recordo, quando Ronald e eu fomos de Toronto a Vancouver, com paradas, de ao menos dois dias, em cada cidade do caminho percorrido, a emocionante beleza em especial das cascatas, das montanhas e dos lagos.


Lembrando-me Illinois, grandes plantações de milho e soja

São duas as cidades principais da Província de Quebec:  a multiétnica Montreal, famosa por razões diversas, entre elas pelo número de estudantes estrangeiros que acolhe e pela alta qualidade dos cursos ofertados, e a  perfeitíssima Quebec City, que parece ter sido construída por mãos de fadas para ser cidade cenográfica - um presepinho, como diriam alguns italianos. Os próximos posts do Correndomundo irão tratar, separadamente, de cada uma dessas cidades.


Ricardo Holderbaum Do Amaral

Antes de passar a escrever sobre Montreal e Quebec City, registro meu agradecimento ao Ricardo, meu sobrinho por escolha, já que é filho de Antônio Ângelo e Neneca, meus amigos-irmãos de toda a vida e de todas as horas, inclusive as mais difíceis. Nesta viagem ao Canadá, fui acolhida e acompanhada por ele, com dedicação, afeto e gentileza. Ricardo, esta viagem é parte da minha aventura de estar viva (como diz a Neneca ) : uma aventura que teve no teu sólido conhecimento médico e  na tua sensibilidade de gente boa, o maior suporte. Merci!



                                                                            Montreal


Há um tempo em que é preciso;
abandonar as roupas usadas;
Que já têm a forma do nosso corpo;
E esquecer os nossos caminhos 
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia;
E se não ousarmos fazê-la,
Teremos ficado para sempre
À margem de nós mesmos."

Fernando Pessoa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.