sexta-feira, setembro 06, 2019

Quebec City : Informações e Sugestões - 1a. Parte

Catedral Notre Dame de Quebec

Quebec City, cidade murada, pequena e bela, com ar europeu e que pode ser visitada a pé, era item prioritário da minha lista de desejos nesta viagem 2019/2. Não me decepcionou - muito pelo contrário, encantou-me. Ainda no Brasil, fiz  a relação do que gostaria de ver e de fazer no Canadá, incluindo a decisão de nada de dieta, porque já sabia o quanto é deliciosa a culinária da região. Planos executados e superados. Retorno dando Gracias a la Vida...


Estação de Trens de Quebec City

Percorremos de trem, em 2h 30 min,  os 265 km que separam Montreal de Quebec City.  Trem comum, sem luxo e sem alta velocidade, mas passagem com custo um pouco alto - tabela de preços e descontos aqui : https://international.viarail.ca/pt/ . Fizemos uma viagem boa como geralmente o são as viagens por esse meio de transporte.... Isso na ida , até a chegada na Estação Central... quando me aconteceu um mico inesquecível.


Proximidades da Estação de Trens

A responsável pelo desembarque, ao colocar um tablado entre o trem e a plataforma, não o encaixou devidamente. Ao sair, quando pisei no tablado, ele escorregou o suficiente para me jogar de costas no chão. Tombo feio e escandaloso. Rejeitei ajuda e , movendo-me com dificuldade, consegui levantar-me, superar o susto e controlar minha vontade de rir. Desse momento, guardei duas imagens: a de Ricardo preocupado e a de um homem com a mão na boca, certamente para não rir alto. Dos momentos seguintes, guardei  pequenos hematomas e braços doloridos. 


Castelo Frontenac, ícone local.

Ficamos hospedados no Hotel Jardin du Gouverneur, na rua Mont-Carmel, G1R4A3, no Old Quebec: reserva feita no Booking.com. Com diária ao redor de US 80 para duas pessoas, sem café da manhã, é um estabelecimento simples,  mas confortável e bem cuidado . Seu ponto forte, sem dúvida, é a localização - está numa ruazinha tranquila, em frente ao parque Jardin du Gouverneur, muito próximo ( menos de uma quadra) do Castelo de Frontenac e do Terraço Dufferin. 


Cafeteria muito próxima do Hotel - excelentes panquecas!

O Castelo Frontenac, com seus 80 metros de altura e 650 quartos, foi transformado em hotel cinco estrelas em 1893 - um hotel de luxo com vista para o rio São Lourenço. É hoje seguramente o cartão postal mais conhecido de Quebec City. Muito fotogênico, feito com pedras e tijolos,  ostentando telhado de cobre,  torres e espigões, permite visitas às suas suntuosas áreas sociais, incluindo lojas e elegante cafeteria. Para hospedar-se, entretanto, a diária para duas pessoas, custa a partir de US 500.


Rio São Lourenço  visto do Jardin du Gouverneur

O rio São Lourenço ( Saint-Laurent ), com seus 1197 km de comprimento, conecta o maior grupo de lagos de água doce do mundo - Michigan, Superior, Huron, Erie e Ontário - com o Oceano Atlântico. É um rio navegável desde seu estuário até sua nascente no Lago Ontário , o que o torna muito importante para a economia do Canadá e dos Estados Unidos - serve também de fronteira entre esses dois países. À beira do São Lourenço, estão Montreal e Quebec.


Terraço Dufferin

O Terraço Dufferin, lugar muito agradável e informativo, está localizado no topo do Cabo Diamante - Cap Diamant - e se estende do Castelo Frontenac à borda da Cidadela. Trata-se de uma ampla passarela, com muitos bancos que o convidam a sentar e muitos  quiosques para experimentar centenas de marcas de cerveja. Desse terraço,  podem-se observar gentes do mundo inteiro e desfrutar de  vistas magníficas do rio São Lourenço. Lembrem-se de que acharam o Castelo, acharam o Dufferin e vice-versa.


Passagem para a Cidade Baixa

De chegada a Quebec City, gostei muito de caminhar pela área histórica, conhecida como Velha Quebec, integrante da lista da UNESCO como um dos Patrimônios da Humanidade . É uma área rodeada por 4,6 km de muralhas. Essa parte antiga tem dois níveis : Cidade Alta e Cidade Baixa  que estão conectados por um funicular ou por escadarias.


Escadarias ou funicular?

É  aconselhável descer por esse funicular - ou descer pelas escadas e deixar o funicular para a volta - e  deixar-se levar pelo Quartier  Petit-Champlain, um primor de lugar  com sacadas cheias de flores coloridas, um  lugar supercharmoso, com ruazinhas estreitas, cafés que lembram a França, pequenos bristôs, galerias de arte, lojinhas e butiques. A Cidade Baixa foi restaurada nos anos 70. Por aqui também estão o Museu de Belas Artes e o Museu da Civilização.


Descida para a Cidade Baixa  pela escadaria de 59 degraus, conhecida como quebra - pescoço

Há muitos e bons restaurantes nesta área. Gostaria de sugerir um deles, que me foi indicado como um dos melhores da Cidade Baixa e que contatamos ser mesmo muito bom. Refiro-me a Cochon Dingue, com boa cozinha, comida variada e deliciosa. O preço - almoço -  não chega a ser um exagero : em média, deve chegar a US 45 por pessoa - considerando que o dólar americano está hoje a pouco mais de 4 reais....


Restaurante sugerido

Na 2a. parte deste post, escreverei sobre Igrejas, Parlamento e alguns bairros diferentes e bem interessantes. Concluirei esta primeira parte com imagens de comovente beleza : jardins e flores. Qualquer dúvida ou omissão, por favor, contatem-me que responderei certamente com alegria. Bom fim de semana!


Alegria e  paz!

" Ter pressa é não saber chegar.
Vou devagar.
Vou devagar porque o que é sorte,
E o que é morte,
Não as busco, não as evito,
Vem-me buscar.
Por isso vou sob o infinito
Sem me apressar."

Fernando Pessoa            


Quebec


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.