quinta-feira, maio 23, 2019

Museu D´Orsay - Encantos de Paris

Museu Orsay e seu histórico relógio

Não escrevo sobre Paris porque muito já disse e já se escreveu sobre a Cidade Luz. Há abundantes informações em revistas, livros, blogs...Além disso, tenho preguiça e pouco tempo! Hoje, entretanto, tive vontade de escrever sobre o Museu Orsay, depois de ter estado, durante seis horas, a percorrê-lo, dispensando especial atenção às suas, aproximadamente,   2200  admirárveis esculturas.





O  Museu de Orsay foi inaugurado em 1986. Está localizado perto do Louvre, na margem esquerda do Sena, em frente ao Jardim das Tuileries. Está no prédio de uma antiga - e belíssima - estação de trens, cujo projeto foi selecionado em 1898 .O autor desse projeto foi Victor Laloux, professor de arquitetura no curso de Belas Artes.


Escultura na parte externa do prédio

Num estilo eclético, o arquiteto concebeu uma estação grandiosa, que fazia conjunto com um hotel de 370 quartos. A estação foi inaugurada em 1900 e como tal funcionou até 1939, permanecendo , entretanto, o hotel até 1973. Mas, como acontece até nas pequenas cidades, surgiu o plano de destruir o prédio e construir algo grande e moderno no local.


Idem à anterior

Por sorte , esse projeto de demolição e de , no local, fazer a  construção de um hotel de luxo com mais de mil quartos, foi abortado  pela participação ativa de Le Corbusier, entre outros. A estação foi salva, e esse crime contra a arquitetura não se concretizou. O prédio foi inscrito no inventário dos monumentos históricos e aceito como tal.


Vista na Nave Central: As Quatro Portas do Mundo.

A Direção dos Museus da França propôs - e o Presidente Georges Pompidou aprovou - a instalação de um museu destinado a apresentar o conjunto de expressões artísticas que abrangiam a segunda metade do século XIX e os primeiros anos do século XX, estabelecendo  uma conexão entre o Louvre e as coleções do Museu Nacional de Arte Moderna. O projeto foi sustentado pelos presidentes Giscard d `Estaing e François Mitterrand e avançou rapidamente...



                                                     A Dança : Jean-Baptiste Carpeaux


Em menos de um século, o Museu Orsay  reuniu coleções de todas as diversidades das expressões artísticas - de pintura, de escultura, de artes decorativas, de arquitetura e de fotografia , de modo que o Orsay terminasse seu percurso onde o Museu Nacional de Arte Moderna começasse o seu. Na arquitetura,  um dos destaques é  a maquete da Ópera. Sala imperdível.



Arquitetura no Orsay....



A obra seguinte - em mármore - de James Pradier ( 1790 - 1852 ) representa a poetisa grega Safo, " em atitude recolhida, , com as mãos juntas, a cabeça inclinada e a lira esquecida". Impressionou-me a leveza das roupas, com pregas e franzidos. 


                                                          Safo - aquisição da obra: 1852.



Outra obra magnífica é a de Cornélia, mãe dos futuros comandantes romanos Caio e Tibério, que foi adquirida pelo Museu D`Orsay em 1986. Seu autor, Pierre Jules Cavelier, morreu em 1894.


                                                   Cornélia e seus dois filhos



Lamentavelmente, eu dispunha apenas  de seis horas  para permanecer no Orsay, muito longe de ser suficiente para ver e admirar sua magnífica coleção. De Rodin, por exemplo, vi somente A Porta do Inferno, com inspiração na Divina Comédia de Dante. Embora tenha muito mais a ver, agradeço por ter sobrevivido e ter visto o que vi até este dia em...


...esculturas e ...

pinturas


" Guardo ainda, como um pasmo
Em que a infância sobrevive, 
Metade do entusiasmo
Que tenho porque já tive.." 

Fernando Pessoa



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.