quinta-feira, maio 09, 2019

Rio Grande do Sul : pequenas viagens; bons restaurantes.

Igrejinha

Já escrevi em outras postagens o quanto foram  difíceis e dolorosos os dois últimos anos. Acreditei que 2019 seria melhor...mas não foi tanto assim.



Igrejinha

Um dos meus truques para melhorar sempre foi mover-me. Faltava-me , no entanto, ânimo e encantamento. Em razão disso, procurei fazer pequenas viagens, fosse para resolver problemas, fosse para ver amigos ou simplesmente andar, andar,andar.


Santa Maria: queridos amigos

A primeira delas foi a Igrejinha para comprar sandálias e sapatos Usaflex. A decepção foi que a fábrica ali está localizada, mas sem ter postos de venda na cidade. A paisagem é bonita; a comida, excelente. Vale a visita.


Pedro e eu

Injusto não falar em restaurantes sem incluir o Restaurante do Dodô , no Morro da Borussia, perto de Osório. Cenário bonito - no restaurante e ao seu redor. Comida deliciosa. Ir a Torres ou dela  voltar, sem parar no Dodô é realmente perda ou falta de imaginação. Fiquem, entretanto, atentos aos horários de abrir e fechar desse restaurante.


Restaurante Batovi - São Gabriel

Saímos de Torres para Alegrete - uma viagem que nos consola pensar que poderia ser pior se fôssemos para Uruguaiana ou Itaqui. Cerca de 700 km. Jantamos em São Gabriel, no antigo Batovi, um restaurante que prima pelo qualidade e pela honestidade do preço. De Sanga Briel , como ouvi uma vez alguém dizer, chegamos em Rosário do Sul.


Rosário do Sul - Igreja Episcopal

Morei quatro anos nessa interessante cidadezinha, ainda na minha adolescência. Revisitei igrejas, praças, vi casas de pessoas conhecidas e de amigas e amigos meus. Fiquei surpresa quando escutei que alguns já eram finados! O tempo é implacável! Passei na casa assombrada onde morei - juro que era assombrada mesmo. De novidade grande ,nos últimos 50 anos, uma avenida à beira-rio e um agradável   restaurante -  o Mirante.


Borussia - agradável vista; excelente restaurante

Mas a novidade, em bons restaurantes,  encontrei mesmo em Alegrete. Refiro-me ao La Parrilla.  Atendimento impecável e cardápio cuidadosamente planejado e coerente com a denominação e o estilo. Pode-se dizer que é um local com  personalidade e sotaque uruguaio. Há uma bela exposição de fotos próxima ao salão principal. O proprietário pareceu-me muito presente , gentil e conhecedor do ramo. Boa sorte ao estabelecimento.


Rosário do Sul

Estas anotações foram feitas na madrugada do dia em que , pela TAP, saio do Brasil por um mês. O pior que me aconteceu depois do câncer de pulmão, foi a perda de confiança no meu corpo e o medo de que ele apronte outra - inesperadamente.  Elaborei, por isso, vários roteiros para 2019 - todos com pouco tempo em relação ao que eu costumava fazer. Começo por países bem meus conhecidos, onde me sinto em casa e tenho bons amigos. Ainda estou tossindo muito e um pouco debilitada. Penso , no entanto, que tossir em POA, Torres ou Europa, é tossir igual! Agradeço muito aos familiares amigos que me incentivaram a viajar - novamente.


Oceanário de Lisboa

" Não canto a noite porque no meu canto
O sol que canto acabará em noite.
Não ignoro o que esqueço.
Canto por esquecê-lo."

Fernando Pessoa


Inconfundível Calatrava


2 comentários:

  1. Adelante querida. Que só coisas boas te acompanhem nessa viagem, aguardo tuas lindas postagens♥️

    ResponderExcluir
  2. Oi, Madrinha! Olha só as coincidências: colocastes uma foto da igreja episcopal de Rosário do sul. Pois foi lá que fui batizado!!! Bj.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.