domingo, maio 19, 2019

Portugal : cá estamos!

Lisboa

Pagando uma promessa, feita no ano passado, em momento crítico da minha vida, vim passar um mês na Europa com duas sobrinhas: Dalvinha e Elaine, meninas agradáveis, tranquilas, boas companheiras de viagem. Fizemos, inicialmente, um stop over de cinco dias em Lisboa.



Companheiras de viagem


Costumo viajar pela TAP, no voo direto Porto Alegre / Lisboa  sem a desconfortável conexão em São Paulo. Esta viagem, como outras tantas pela mesma Companhia, foi tranquila, com bom atendimento  tanto no aeroporto quanto no avião - ruim somente a comida. Algumas vezes elogiei as refeições dessa companhia aérea. No momento, retiro os elogios. O café da manhã continua razoável, mas o jantar estava bastante ruim.


Lisboa

Pela primeira vez, fiz reserva pelo  airbnb ( https://www.airbnb.pt/ ) pois os hoteis, em que usualmente me hospedo, estavam lotados. Por indicação de minha querida amiga Lúcia Mattos - atualmente fazendo seu pós doc na Capital Portuguesa - fui para a casa de Rui e Arlete, pessoas agradáveis, gentis e atenciosas, que vivem numa casa confortável, em Oeiras, e dispoem de três habitações para hospedagens temporárias.



Paixão por azulejos - estes são de Sintra, estação de trens.

Faço um parêntese para dar-lhes  uma informação interessante que me foi repassada por Rui. O município de Oeiras trouxe três mil oliveiras das áreas inundadas pela barragem de Alqueva. O objetivo era salvar essas árvores que, cerca de 200 delas, têm mais de 500 anos. O transplante foi realizado com extremo cuidado, todas se adaptaram ao local e agora a Câmara  municipal está tratando da manutenção delas através da poda. Um exemplo bonito de preservação.



Oceanário de Lisboa 

Durante os cinco dias em que estivemos em Lisboa, fizemos muitos passeios, que serão descritos em postagens próprias, e recebemos muitas informações que nos ajudarão a falar sobre Portugal com mais profundidade. 


Alegria de rever o Tejo


Minhas sobrinhas foram a outras cidades e a outros lugares, enquanto eu permanecia em Lisboa, conversando com meus queridos amigos de tantos anos - Lúcia e Guiga - e com meus novos amigos - Rui e Arlete. Como era minha primeira viagem depois de tantos problemas e tristezas, eu sabia que devia recomeçar devagar. Tive, entretanto,  a certeza de que já estava pronta para sair Correndomundo novamente.


Lúcia e eu


Guiga e eu


Elaine e Dalva, minhas sobrinhas e companheiras nesta viagem.

Agradeço a todas as pessoas  que me visitaram no Hospital ou onde eu estivesse, que me enviaram mensagens e que me incentivaram a voltar a viajar. Lembro-me de cada um e fico feliz com a certeza de que todo o bem que me fizeram a elas retornará. Já estou na minha Madrid e tenho muito o que lhes contar...aos poucos...ainda estou meio lerda...


Azulejos em Lisboa


" Sou fácil de definir.
Vi como um danado:
Amei as coisas sem sentimentalidade nenhuma.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar,
porque nunca ceguei..."

Fernando Pessoa



Tradicional em Lisboa


2 comentários:

  1. Lúcia Matos2:29 PM

    Eu e Guiga adoramos o reencontro. Curta sua viagem e se cuide. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Aldema, que maravilha que tenha voltado a viajar!!!! Seus relatos são sempre excelentes e cheios de vida e emoções positivas! Continue a nos brindar com essa renovada esperança de alegria a cada dia!

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.