Esculturas no centro de Liubliana |
Quando o tempo é bastante limitado, algum bate-e-volta é necessário e bem-vindo. Estando em Zagreb, pode-se ir e voltar à capital da Eslovênia no mesmo dia. Há trens e ônibus, em vários horários e bastante confortáveis. O ônibus, mais econômico; o trem com mais belos cenários. A distância entre as duas capitais pode ser percorrida em menos de três horas. É só levantar cedinho...e, se for primavera-verão, o dia rende muitas visitas.
Liubliana |
" Com Zagreb devidamente percorrido, fomos de ônibus e voltamos de trem à encantadora Slovenia, num percurso, tanto de ida quando de volta, em menos de 3 horas. A viagem de ônibus é cômoda, mas a de trem, mil vezes mais deslumbrante. Viaja-se encantada junto às margens de um rio de montanha, com águas verde-azuladas, que parecem estar continuamente numa moldura. Um exagero de beleza!" https://correndomundo.blogspot.com/search/label/Slov%C3%AAnia
Rio Ljubljanica |
Com população ao redor de dois milhões de habitantes e com independência desde 1991, a República ( Parlamentarista ) da Eslovênia, está localizada mais ao norte da ex- Iugoslávia, entre uma região costeira e outra montanhosa. Liubliana, a capital, com pouco menos de 300 mil habitantes, é bonita, aconchegante, preparada para o turismo - mas ainda tranquila - o que é muito bom. Não é cidade grande, mas tem muito o que mostrar aos visitantes.
Rio Ljubljanica |
Não sei por quê nunca pensei em alugar um apartamento em Ljubliana e lá permanecer ao menos dois meses - agora nem sei se tenho tempo disponível para fazer isso. Entre os atrativos e facilidades da Eslovênia, além do quesito beleza, destaco algumas logo de início: o inglês é falado por quase toda a população; a moeda utilizada é o euro; a comida é boa e a vizinhança é excelente.
![]() |
Mapa da Região |
Eslovênia faz fronteira com Itália, Áustria, Hungria e Croácia. Há muitos anos, estive em Liubliana, partindo de Kosice, na Eslovaquia, e parando em Údine, na Itália, porque era dia de Feira Livre - e eu amo feiras locais. Outra vez , fui também pela Itália, saindo de Veneza e parando em Trieste. Nesta viagem, fui por Budapest e Croácia. Lamento, apenas, não ter visitado ainda Bled, Maribor e Piran.
Centro Histórico |
O Castelo Medieval de Liubliana - Ljubljanski Grad - é o grande destaque da cidade. A ele, pode-se chegar a pé , percorrendo caminhos bem bonitos, de carro, ou através de um funicular que foi construído em 2006. O Castelo está localizado no topo de uma colina, bem no centro histórico - ou Cidade Velha. Pode ser visto de diferentes lugares por onde se ande. Atualmente, é usado para fins turísticos e culturais.
São Francisco da Anunciação, diferente na cor salmão com que está pintada. |
O interior da Catedral de São Nicolau tem afrescos admiráveis e suntuosos. As portas principais são todas em bronze, onde estão esculpidos rostos de bispos eslovenos. São portas recentes, pois foram feitas em 1996, quando o Papa João Paulo II visitou a cidade - o Vaticano reconheceu prontamente a independência da Eslovênia. É importante visitar o interior dessa Igreja e ver a beleza de seus altares e de toda sua decoração - como se pode ver na foto seguinte.
A Ponte dos Dragões, inaugurada em 1901, no lugar de uma ponte que foi destruída pelo terremoto de 1895, é ornamentada por 20 estátuas de dragões, sendo quatro bem grandes e outras de diferentes tamanhos. Os dragões estão relacionados ao heroi mitológico Jasón, que teria matado um feroz dragão e salvado a virgem sequestrada por ele. Diz a lenda que, quando uma virgem cruza a ponte, os dragões movem a cauda. Por que eles andam tão quietos?...
Muito além do que foi escrito aqui, há para ver na pequena e bonita Liubliana, como as praças - a do Congresso, a da Academia, a da República e a dos Herois Nacionais; os parques - destaque para o Tivolli; os museus e o Cemitério de Zale, que me informaram ser belíssimo. Destaque maior ainda para a população acolhedora e bem educada. Obrigada, Eslovenos.
Percurso de trem para Zagreb |
" O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só...."
Fernando Pessoa
Que maravilha de viagem e de texto. Roteiro anotado. Obrigada, sempre, Aldema! Bjs
ResponderExcluir