sábado, junho 09, 2018

Bela Liubliana : fácil, fácil de ir...

Esculturas no centro de Liubliana



Quando o tempo é bastante limitado, algum bate-e-volta é necessário e bem-vindo. Estando em Zagreb, pode-se ir e voltar à capital da Eslovênia no mesmo dia. Há trens e ônibus, em vários horários e bastante confortáveis. O ônibus, mais econômico; o trem com mais belos cenários. A distância entre as duas capitais pode ser percorrida em menos de três horas. É só levantar cedinho...e, se for primavera-verão,  o dia rende muitas visitas.




Liubliana


Com Zagreb devidamente percorrido, fomos de ônibus e voltamos de trem à encantadora Slovenia, num percurso, tanto de ida quando de volta,  em  menos de 3 horas. A viagem de ônibus é cômoda, mas a de trem, mil vezes mais deslumbrante. Viaja-se encantada junto às margens de um rio de montanha, com águas verde-azuladas, que parecem estar continuamente numa moldura. Um exagero de beleza!"  https://correndomundo.blogspot.com/search/label/Slov%C3%AAnia




Rio Ljubljanica


Com população ao redor de dois milhões de habitantes e com independência desde 1991, a República ( Parlamentarista ) da Eslovênia, está localizada mais ao norte da ex- Iugoslávia, entre uma região costeira e outra montanhosa. Liubliana, a capital, com pouco menos de 300 mil habitantes,  é bonita, aconchegante, preparada para o turismo - mas ainda tranquila - o que é muito bom. Não é cidade grande, mas  tem muito o que mostrar aos visitantes. 




Rio Ljubljanica


Não sei por quê nunca pensei em alugar um apartamento em Ljubliana e lá permanecer ao menos dois meses - agora nem sei se tenho tempo disponível para fazer isso. Entre os atrativos e facilidades da Eslovênia, além do quesito beleza, destaco algumas logo de início:  o inglês é falado por quase toda a população; a moeda utilizada é o euro; a comida é boa  e a vizinhança é excelente.





Mapa da Região



Eslovênia faz fronteira com  Itália,  Áustria, Hungria e Croácia. Há muitos anos, estive em Liubliana, partindo de Kosice, na Eslovaquia, e parando em Údine, na Itália, porque era dia de Feira Livre - e eu  amo feiras locais. Outra vez , fui também pela Itália, saindo de Veneza e parando em Trieste. Nesta viagem, fui por Budapest e Croácia. Lamento, apenas,  não ter  visitado ainda Bled, Maribor e Piran.





Centro Histórico


O Castelo Medieval  de Liubliana  - Ljubljanski Grad -  é o grande destaque da cidade. A ele, pode-se chegar a pé , percorrendo caminhos bem bonitos, de carro, ou através de um funicular que foi construído em 2006.  O Castelo está localizado no topo de uma colina, bem no centro histórico - ou Cidade Velha. Pode ser visto de diferentes lugares por onde se  ande.  Atualmente, é usado para fins turísticos e culturais.




Ao fundo, a Colina do Castelo Medieval





A construção do Castelo começou no século XII; foi residência real e fortificação militar; hoje encanta visitantes com o conjunto de sua construção, toda de pedra,  e, em especial, com algumas particularidades, como a Torre de Observação, a Capela ( gótica) de São Jorge, o Museu Virtual, as galerias de arte, cafés, restaurantes e lojinha de presentes e recordações. A partir de 1335. o Castelo foi propriedade dos Habsburgo, que dominaram a localidade por quase dois séculos.





                                                                Funicular para o Castelo




Há igrejas bonitas em Liubliana - sempre escrevo que as igrejas são os mais belos museus que conheço. Nessa cidade, posso destacar duas, ambas em estilo barroco:  a Igreja de São Francisco da Anunciação - que marca o centro da cidade -  e a Catedral de São Nicolau, muito bem preservada e imponente.





São Francisco da Anunciação, diferente na cor salmão com que está pintada.




O interior da Catedral de São Nicolau tem afrescos admiráveis e suntuosos. As portas principais são todas em bronze, onde estão esculpidos rostos de bispos eslovenos. São portas recentes, pois foram feitas  em 1996, quando o Papa João Paulo II visitou a cidade - o Vaticano reconheceu prontamente a independência da Eslovênia. É importante visitar o interior dessa Igreja e ver a beleza de seus altares e de toda sua decoração - como se pode ver na foto seguinte.







Catedral de São Nicolau




Visitar a cidade caminhando não é só uma opção pessoal, é também uma agradável obrigação, pois o prefeito, há nove anos, excluiu todo o trânsito de veículos no centro da cidade. Sobraram duas alternativas além de caminhar, o uso de bicicletas ou de pequenos carros elétricos, desses que a gente vê em campos de golf. Essa,  parece-me ser uma tendência das cidades mais estruturadas e mais desenvolvidas.




Ponte dos Dragões




O rio Ljubljanica, além de mostrar sua própria beleza, mostra ainda o encanto das pontes que o atravessam. São várias, destacaremos duas:  a Ponte dos Açougueiros, que foi construída ( 1910) no local onde ficavam as bancas dos antigos vendedores de carne. Hoje é a ponte onde os casais colocam os cadeados de jura de amor eterno...enquanto dure. 




                                                    Centro com seus muitos restaurantes



A Ponte dos Dragões, inaugurada em 1901, no lugar de uma ponte que foi destruída pelo terremoto de 1895, é ornamentada por 20 estátuas de dragões, sendo quatro bem grandes e outras de diferentes tamanhos. Os dragões estão relacionados ao heroi mitológico Jasón, que teria matado um feroz dragão e salvado a virgem sequestrada por ele. Diz a lenda que, quando uma virgem cruza a ponte, os dragões movem a cauda. Por que eles andam tão quietos?...




Isolda  nas proximidades da Ponte tripla


Muito além do que foi escrito aqui, há para ver na pequena e bonita Liubliana, como as praças  - a do Congresso, a da Academia, a da República e a dos Herois Nacionais; os parques - destaque para o Tivolli; os museus e o Cemitério de Zale, que me informaram ser belíssimo. Destaque maior ainda para a população acolhedora e bem educada. Obrigada, Eslovenos.




Percurso de trem para Zagreb

" O amor é uma companhia.
Já não sei andar só pelos caminhos,
Porque já não posso andar só...."

Fernando Pessoa








Um comentário:

  1. Que maravilha de viagem e de texto. Roteiro anotado. Obrigada, sempre, Aldema! Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.