sábado, junho 23, 2018

Belgrado, a imponente capital da Sérvia



Primavera na Sérvia

https://correndomundo.blogspot.com/2018/03/belgrado-preparacao-de-viagem.html
https://correndomundo.blogspot.com/2018/04/belgrado-primeiras-impressoes.html
Estão aqui, no Correndomundo, as duas postagens indicadas acima. A primeira, uma leitura prévia, feita ainda quando eu estava construindo o roteiro 2018/1; a segunda, escrita já na Capital da Sérvia, no segundo dia, após minha chegada. 



                                      Muitos restaurantes em ruas abertas somente ao público


De Zagreb a Belgrado viajamos, Isolda e eu,  pela Air Serbia, uma boa companhia low cost, com passagens realmente de custo baixo - e o avião não era uma Kombi Voadora como escrevi no post preliminar.   Mal nos instalamos no hotel e já fomos nos localizar na cidade. Nosso primeiro passeio foi para ver o rio Danúbio.


Danúbio


Já escrevi várias vezes sobre meu encantamento com o Danúbio. Em Belgrado, basta seguir pelo calçadão que  margeia esse rio, para encontrar muita vida na localidade. Restaurantes, sorveterias, cafeterias, gente bonita, pichações, prédios históricos e prédios modernos fazem-se presente em todo o trajeto, até chegar a Cidadela de Kalemegdam.



Rio Danúbio

https://correndomundo.blogspot.com/search/label/Belgrado 
Belgrado é a capital e a maior cidade da Sérvia. Está localizada entre a confluência dos rios Danúbio e Sava, no norte da Sérvia. É uma das maiores cidades cortadas pelo  rio Danúbio - o segundo maior rio , em extensão, da Europa, só perdendo para o Volga. Ele  foi imortalizado por Strauss, na valsa Danúbio Azul - https://www.youtube.com/watch?v=foQpms3L9gU



Arte de Rua


É  indicado percorrer a cidade caminhando e mantendo olhos bem abertos. Muitas surpresas podem estar à nossa espera, sejam prédios históricos belíssimos, sejam prédios funcionalistas que demarcam um certo período do país. Vai-se do bizantino e do otomano aos blocos soviéticos; da serenidade dos parques ao agito da vida noturna; das construções múltiplas à bem preservada natureza.



Da sisudez ao colorido...

Sem querer delimitar arte de rua e pichação, encontram-se das duas diferentes  exposições - algumas de impressionante beleza ( para mim, é óbvio!). Para observá-las melhor, vale fazer o Free Belgrade Walking Tour, caminhada guiada e gratuita pelo centro histórico, que parte diariamente , às 11 horas, da Praça da República, a principal praça da cidade - ao redor dela, estão o Museu Nacional e o Teatro Nacional.


....e, a qualquer hora,  a gente não tem medo de transitar por essas ruazinhas!

Seguindo a tendência mundial, que tanto me agrada,   assim Belgrado é ocupado. Nada de carros no centro da cidade. Do café da manhã ao jantar, pode-se estar nas ruas e calçadas, em meio a muitas pessoas. Em se tratando de comida, já mencionei em outro post que os mais deliciosos patos que comi nos Balcãs, foi na Sérvia.



Sem carros e com muitas atrações ao ar livre....
Há museus muito bons em Belgrado, com destaque para o Museu  Etnográfico, o Museu Histórico da Sérvia, o Museu Nacional e o Museu da Igreja Ortodoxa. Há também a Mesquita Bajraldi e muitas igrejas - para mim, são elas belos e bem cuidados museus - como a Igreja de São Alexandre Nevski e a Igreja de Sveti Marko, ambas ortodoxas. O grande nome, entretanto, continua sendo a Cidadela de Kalemegdan.




Detalhe da Cidadela


A grande atração da capital é mesmo a Cidadela de Kalemegdan, onde, como já escrevi, foram travadas mais de 100 batalhas, e a Cidadela já foi destruída mais de 40 vezes. Belgrado tem mais de 2300 anos de história, mas foi, recentemente, em 1999, que sofreu, durante três meses, o bombardeio das forças da OTAN, quando, então, teve fim um dos conflitos mais sangrentos dos Balcãs. 



Estátua da Vitória


De Belgrado, pode-se ir de trem para  Bucarest, capital da bela Romênia,  Budapest, Liubliana, Moscou, Sófia e Zagreb. Há também ônibus para Viena, Sarajevo e Padgorica. Chegar a Belgrado e descortinar opções de viagem para toda a Europa. Disseram-me que há outros passeios cerca de Belgrado que são muito interessantes. Aconselharam-me a ver a arquitetura de  Subótica, o encanto de Novi Sad, os Mosteiros de Fruska Gora e de Sremski Karlovci  o vilarejo de Zlatibor. Não tivemos, no entanto,  tempo disponível.






Desde 2013, os brasileiros não mais necessitam de visto para este país, que tem  acesso fácil e uma população que ultrapassa sete milhões de habitantes - somente Belgrado tem um milhão e meio. Se um dia eu retornar a Sérbia, será com o objetivo de visitar Voivodina, que tem cerca de dois milhões de habitantes e que, ao contrário de Kosovo, permanece como província autônoma da Sérvia - não se sabe até quando. 






Partimos de Belgrado, novamente pela Air Serbia,  do Belgrade Nikola Tesla Airport, distante 18 km da área central, para o Aeroporto Internacional de Sarajevo, distante 12 km da área central. As lembrancinhas da Serbia, bem guardadas - nada de chegar na Bósnia ou em Kosovo exibindo-as, pois as marcas da guerra são ainda muito recentes e doloridas....






" No todos los dias son de sol,
y la lluvia, quando escasea, se ruega.
Por eso tomo la infelicidad  junto con la felicidad
naturalmente, como quien no se sorprende
de que haya montañas y llanuras.
y de que haya rocas y yerba."

Fernando Pessoa




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.