sábado, junho 30, 2018

Bosnia e Herzegovina : informações preliminares

Primavera na  Bósnia, vista do "bondinho".

Bósnia  Herzegovina é atualmente uma República Parlamentarista, com cerca de quatro milhões de habitantes, que tem como cidades principais Sarajevo, a capital, e Mostar, a antiga capital de Herzegovina. Penso que foi o país que mais  sofreu na dissolução da Iugoslávia. Suas marcas de guerra estão por toda parte, transformando-a  numa aula viva de valorização da paz.


Bondinhos  com os quais eu não simpatizo...

Entre 1992 e 1995, sofreu o que nenhum outro país que visitei tenha sofrido: uma brutal guerra civil com populações dizimadas, mulheres estupradas e bem mais de mil crianças assassinadas. Teve água e energia cortadas, viveu meses no escuro e no frio, dependendo da pouca ajuda humanitária  vinda do exterior. Conviveu com a fome, as perdas, a insegurança, a dor...



Marcas da Guerra

Estando na Bósnia e Herzegovina, eu pensava frequentemente por que esse país me emocionava tanto e por que eu me sentia com tanto desejo de a ele retornar.  Agora sei. Era porque eu os admirava  pela forma como sobreviveram à guerra, pelo esforço em manter a paz e  pelo pluralismo étnico e religioso que coexiste e pode ser percebido até pelos visitantes. 


Mostar

Impressiona a história e, paralelamente , impressiona a exuberante natureza da Bósnia e Herzegovina. São os rios que adornam o país, estabelecendo conexões ou fazendo fronteiras, como  Sava,  Neretva - que desemboca no Adriático - Buna, que dá vida  à Blagaj , Trebisnjica, Una e Vrbas.



A caminho de Blagaj


São lagos de água verde-azulada, como o Prodosko, e cascatas, como a de Skakavac. São os desfiladeiros, as montanhas, as colinas, os bosques... e o fantástico vertedouro do rio Buna, com águas azuis, que saem de uma caverna numa encosta de montanha. Tudo isso num país com área pouco superior a 51 km quadrados.



Centro Turístico - Rio Buna

Isolda e eu contratamos um carro com motorista para, durante 12 horas, fazer um roteiro conosco, com muitas paradas, partindo de Sarajevo e chegando até Tekija, a principal atração de Blagaj. A estrada é cenográfica e passa por lugares lindos como Konjic, um povoado com 5 mil habitantes à beira do rio Neretva e  Pociteli,  fortificada vila otomana,com fantásticos conjuntos arquitetônicos.
  

Sarajevo

Nesse mesmo passeio, fizemos ma rápida passagem por Mostar, já que a essa cidade retornaríamos, como de fato retornamos,  no dia seguinte, e nela permanecemos durante três dias. Mostar e Sarajevo, pretendo eu, que estejam futuramente em postagens próprias, com as muitas fotos que fiz.



Ruas centrais de Sarajevo com calçamento em paralepípedos

Sarajevo sofreu muito em sua longa história, que começa há mais de mil anos com os romanos. Foi incendiada em 1697, sendo depois recuperada pelos austro-húngaros. Foi, no entanto, entre 1992 e 1995, que aconteceu o terrível cerco que indignou o mundo e só teve fim com o Acordo de Dayton


Sarajevo: histórica ponte onde foi assassinado Francisno Fernando ( estopim da Primeira Guerra )

Lembro bem desse período de destruição e aniquilamento por ter encontrado, tantas vezes, pessoas  bósnias, falantes de italiano, andando pela Itália, procurando fugir da morte e do horror da guerra. Eu merecia certamente percorrer, nesta viagem, toda a região e constatar, mais uma vez, o quanto a dor real dá força e ânimo de reconstrução às pessoa. 


Centro Histórico de Mostar
Realmente fantástica é uma visita a Mostar em qualquer hora da dia, mas é ao anoitecer  que resplandece toda a magia do antigo centro da cidade. É ali que está  a ponte mais famosa dos Balcãs, tanto que o nome da cidade significa guardiã da ponte. Passando a ponte e em vários pontos do Neret
va, podem ser encontrados excelentes restaurantes - sem preços assustadores.


Vertedouro do rio Duna



Por indicação de Paulo Guerra, meu amigo e vizinho em Torres, visitamos Medugorje, isolada vila vinicultora, onde se conta que, em junho de 1981, seis adolescentes da localidade tiveram uma visão da Virgem Maria. Apesar de o Vaticano não ter reconhecido a veracidade das visões, a vila transformou-se num frequentado lugar de peregrinação católica. Foi um acréscimo ao meu curriculum espiritual...


Medugorje
...E como sempre faço, fui a mesquitas, sinagogas e igrejas de diferentes religiões por acreditar no prestígio de todas junto ao além...quem sou eu para julgar? 


Mesquita de Sarajevo

PS. Na próxima postagem do Correndomundo, por respeito e carinho com todas as pessoas que me acompanharam nestes 12 anos de existência do blog, passarei a  contar sobre  a mudança de roteiro que o Correndomundo  terá, em razão da descoberta médica, feita recentemente,  de que tenho câncer de pulmão. Fiquem tranquilos! Viver é perigoso e resulta sempre em morte - embora o quando ninguém saiba. Vivam bem cada dia. Valorizem o que veio de bom. Apenas isso.


Em Mostar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.