Veneza,Natal, 2015 |
Meus Natais foram-se esvaziando de alegria e enchendo-se de nostalgia com o inexorável avanço do tempo. Meus filhos e sobrinhos cresceram. Voaram por este mundo grande, bonito e fácil de andar - como lhes ensinei desde pequenos. Partidas , reais ou metafóricas, aconteceram. Por último, morreu Ronald, logo após um belíssimo Natal na Alemanha. Perdi a condição de permanecer na minha casa, durante as festas de fim de ano.
Tradicionais máscaras de Veneza |
Decidi que viajaria nesse período até quando me fosse possível. Por sorte, Pedro, meu neto, agora com 16 anos - com a devida permissão de Fabiana, a mãe dele - decidiu viajar comigo. Estamos fazendo nossa terceira viagem natalina para a Europa. Ele é excelente companheiro: curioso, inteligente, bem informado e afetivo.
Veneza |
Viajamos desde Porto Alegre, pela TAM. Ao chegar em São Paulo, esperamos cerca de meia hora para que a porta do avião fosse aberta . Depois, num desembarque remoto, enfrentamos informações incompletas e falta de assistência na conexão para Milano.Foi preciso correr muito para não perder o vôo. Fiquei, outra vez, arrependidíssima de não ter viajado pela TAP, direto a Lisboa e, de lá, para a Itália. Ninguém merece conexão em Guarulhos, especialmente perto de data festiva.
Variadas e tradicionais máscaras |
O vôo São Paulo / Milano foi pela LAN, em sistema conjugado com a TAM. Esse, realmente ótimo. Avião grande, pontualidade, pessoal bem treinado e agradável, comida boa - boa considerando que se trata de comida de avião. Do aeroporto de Malpense a Estação de Trens Milano Central, ônibus; de Milano Central a Veneza, trem. Viagem boa. Acordamos hoje traquilos e fomos traçar Veneza Santa Lucia. Estamos hospedados em Veneza Mestre, no Hotel Plaza, em frente à Estação de Trens, um quatro estrelas honesto, com excelente breakfast.
Veneza Santa Lucia |
Fomos cedo - antes das 9h - para Veneza Santa Lucia. Para que Pedro tivesse uma ideia de conjunto, fizemos o primeiro passeio em Vaporetto, Depois, longas caminhadas ao redor de San Marcos e uma visita ao Campo de São Bartolomeu, onde fomos à procura de Mercados de Natal. Veneza, entretanto, não tem - e nem precisa ter - a decoração natalina de cidades comerciais. Quem vem aqui... vem para vê-la.
Veneza, 2015 |
Estamos agora no Hotel, onde decidimos ficar e descansar bem. Amanhã faremos bate-e-volta a Firenze, partindo cedo e retornando à noite - em trem rápido, vai-se em menos de duas horas. O Ano Novo será em Verona, cidade de que gosto muito. Permaneceremos lá durante cinco dias. Depois, viajaremos para Áustria, Hungria e República Tcheca. Antes de retornar ao Brasil, prometi ao Pedro que o levaria à Suiça...para comer chocolate!
Veneza,Natal,2015 |
"Natal...Na província neva.
Nos lares aconchegados,
Um sentimento conserva
Os sentimentos passados.
Coração oposto ao mundo,
Como a família é verdade
Meu pensamento é profundo,
Estou só e sonho saudade.
E como é branca de graça
A paisagem que não sei,
Vista de trás da vidraça
Do lar que nunca terei."
Fernando Pessoa
Ao Pedro, com amor da vó. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.