segunda-feira, janeiro 21, 2013

Com Ventos ou Conventos?

Vista a partir do Morro do Farol
Há um lugar, muito perto da minha casa, que ainda é praia-praia, dessas que não precisa a gente caminhar entre as pessoas - dizendo com licença, por favor, a todo o momento - como está acontecendo, em certas datas, aqui em Torres. A praia  é ampla e não tem aglomerados. De há muito, eu a conheço. Estive durante dois meses nesse lugar, no início dos anos 70, quando meus filhos eram pequenos. De lá para cá, não sofreu transformações abruptas. Está mais urbanizada; a natureza, entretanto, não foi agredida frontalmente como é comum e triste se ver. 

Águas clarinhas do rio Araranguá, chegando no Atlântico

Refiro-me ao  Balneário Morro dos Conventos, localizado no município de Araranguá, no extremo sul catarinense. Como se não bastassem as praias e o mar, encontram-se , nesse balneário, paredões de 80 metros de altura, muitas dunas com areia branquíssima, um farol da marinha, no alto de um  morro, de onde se tem bonita vista da praia e do rio Araranguá, que ali deságua no oceano. Só não se encontram ali conventos, como era de se esperar pela denominação do lugar. Entre todas as histórias que circulam sobre o nome do lugar, acredito que se trate mesmo de uma alteração do original, que seria morro com ventos.

Praia do Balneário Morro dos Conventos

Em se tratando de nomes de localidades, o extremo sul catarinenses tem três pequenas cidades com denominações muito interessantes: Ermo, Turvo e Sombrio, lugares que não me parecem nem ermos, nem turvos, nem sombrios. Sempre que levo alguma visita ao Morro dos Conventos, aproveito para mostrar a bonita catedral de Sombrio - um dos municípios mais próximos a Torres - e para fazer algumas comprinhas, já que sendo um lugar pouco conhecido turisticamente, as lojas de roupas e tecidos têm preços honestos e convidativos.

Principal hotel do balneário
Morro dos Conventos possui bons restaurantes, pousadas e campings, além de  um hotel bonito, bastante tradicional, com vista privilegiada e atendimento cordial e educado.A paisagem natural, aliada a essa boa infra-estrutura  atrai tanto turistas para um final de semana tranqüilo, quanto os jovens, que preferem os  esportes radicais. As falésias permitem a prática de esportes como rapel, escalada e vôo livre. Possibilita, ainda, caminhadas pelas dunas e  pelas trilhas que contornam os costões. Um bate  e volta perfeito para quem está em Torres.
 

9 comentários:

  1. Aldema, adorei rever o Morro dos Conventos,lugar que conheci também na década de 70 e que nunca mais visitei.
    Boa dica.
    MT

    ResponderExcluir
  2. Rosana Zucolo12:36 PM

    Luis, a Aldema tem razão!! Que "lindura" de texto!!! Onde andas publicando tuas passagens? Tem mais destes? besos e saudade!

    ResponderExcluir
  3. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )1:50 PM

    Rosana, avisarei o Luís para que ele leia teu comentário.
    Já estamos da Foz do Iguaçu.Tudo bem.Bjs

    ResponderExcluir
  4. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )1:52 PM

    MT
    O Morro continua tranquilo e parecido com o que vimos na década de 70. Vale uma visita sim.
    Acreditas que já estou na Foz do Iguaçu?

    ResponderExcluir
  5. Rosana. Zucolo4:24 AM

    Errei o local do comment. Grata pelo aviso! Tá...ando assim! Boa estada por aí! rsrs

    ResponderExcluir
  6. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )9:22 AM

    Rosana,

    justificado o "ando assim" pelo final da tese. Avisarei o Luis.
    Obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:30 AM

    Olá Aldema, Gostei muito do seu blog e gostaria de entrar em contato por email! Você poderia me enviar seu contato? Um Abraço, Natacha

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3:31 AM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )2:17 PM

    Natacha,
    podes entrar em contato pelo mesmo e-mail aqui do blog:
    aldemamt@yahoo.com.br
    Bom fim de semana.
    Aldema

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.