segunda-feira, novembro 05, 2012

Toconao - um presente no deserto























O pequeno povoado de Toconao não é uma visita obrigatória, todavia, se tiver tempo disponível, é interessante visitá - lo. Localiza-se , na direção sul, a 38 km de San Pedro de Atacama, município a que pertence. Está a 2.475 metros de altitude e próximo a Quebrada de Jerê ,  um cânion fértil,  no deserto,  com paredes de mais de 20 metros. De origem pré-hispânica, esse povoado tem uma  população que não alcança a mil pessoas.











































Em Toconao, encontram-se  lojinhas de artesanato, com algumas peças de bom gosto e boa qualidade. Encantei-me com um pequeno tapete bordado, em cores pasteis, com motivos andinos, e com uma acharpe, de cor natural,  feita com lã muito especial. Quis comprá-los, mas aconteceu o inusitado. Como eu não tinha pesos chilenos suficientes, perguntei se podia pagar com dólares. Respondeu-me que sim; os dólares,  porém, não podiam estar dobrados porque ficam com marcas no meio. Deviam estar deitados na carteira. Mostrei a cédula. Estava dobrada , é claro. A senhora não o aceitou, e eu fiquei sem minhas comprinhas.Aprendi a ter cuidado com o dinheiro. Qualquer probleminha é motivo para que não sejam aceitos. Demonstram muito medo de receberem dólares estragados.


























O povoado tem uma arquitetura bem interessante. A maior parte das casas é feita com pedra liparita local, uma pedra branca, não muito dura, extraída  de uma mina que está a dois km do povoado. A  praça central é bem bonitinha e interessante de ser observada. Nela, pode-se ver  uma bonita torre branca, datada de 1700. Vê-se também, em frente à praça, uma igreja antiga, toda feita com adobe e palha e com delicada porta feita com madeira de cactus.












































Como se trata de um oásis, cujas águas são doces e sem arsênico, permitindo, assim o cultivo de uma  variedade de frutas, como marmelos, peras, ameixas, uvas , bem como uma variedade e quantidade de hortaliças. Nas margens do cânion, sobrevive vegetação, algumas exuberantes para o lugar onde se desenvolvem. É o caso da tamarua, árvore com raiz profunda, que serve tanto para alimento de animais, quanto para combustão. Há todo um programa de preservação da flora e da fauna no Atacama, realizado por uma corporação do estado, a Corporação Nacional Florestal.























Em toda a área do Deserto, nota-se muito cuidado com o paisagismo e a ambientação. Predomina o uso dos materiais locais, como adobe, madeira, pedras e plantas. Na foto ao lado, a já referida porta da igreja de Toconao, toda feita de madeira de cactus. Como escreveu minha querida amiga Ziza Lisboa, parece bainha aberta feita sobre pano de linho.

























Pode-se visitar  Toconao na passagem para Socaire, na direção das lagoas Miscanti e Miñiques ou quando se vai à Lagoa Chaxa, no Salar de Atacama. Recomendo este passeio.

"Louvado seja Deus que não sou bom,
E tenho o egoísmo natural das flores
E dos rios que seguem o seu caminho
Preocupados sem o saber
Só com florir e ir correndo.
É essa a única missão no Mundo,
Essa — existir claramente,
E saber fazê-lo sem pensar nisso."


Fernando Pessoa

8 comentários:

  1. Adorei saber sobre Toconao, assim como adoro, também, os poemas de Fernando Pessoa com que terminas teus posts .
    Abraços e boa viagem.
    MT

    ResponderExcluir
  2. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )2:03 AM

    É , MT, Fernando Pessoa, junto com viajar, faz parte das minhas paixões de longo tempo.
    Obrigada.Bj

    ResponderExcluir
  3. Que pena que não pode fazer suas comprinhas rs, gosto muito de artesanato penso que são peças realmente autênticas de beleza única.

    Queria que soubesse que seus posts estão realmente me inspirando, ja começo a pensar em algumas possibilidades de destino para a lua de mel.

    Obrigado e um grande abraços!

    ResponderExcluir
  4. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )3:09 AM

    Mathias,

    perdi as comprinhas, mas ri muito com o dinheiro que devia ficar " deitado e não sentado" na minha carteira...rsrs
    Faz-me saber para onde estás pensando em fazer a viagem de lua de mel.Talvez eu possa te mandar mais material.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Aldema,

    Essa do dinheiro ter que ficar sem dobra é inusitada! Nunca tinha visto nada parecido. Viajando e aprendendo. Só passa por isso quem corre mundo. rs.
    Aproveite muito.
    Beijos
    Claudia

    ResponderExcluir
  6. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )12:41 AM

    Beijo,Cláudia.
    Estou curiosa querendo saber de teus projetos de viagem para 2013.
    Sê feliz!
    Aldema

    ResponderExcluir
  7. Olá Aldema, tudo bem?

    EU fiquei muito bem impressionado com os relatos que fez da sua viagem. Experiência realmente incrível.

    Cheguei ao seu blog pois irei fazer uma viagem parecida (Santiago - Atacama - Buenos Aires).

    No meu planejamento de viagem, estou tendo muita dificuldade de encontrar os melhores meios e horários para fazer o trajeto de Calama à San Pedro do Atacama. Como foi sua experiência nesse sentido e, se puder me passar, ficarei grato de receber as dicas e informações.

    Entre em contato no meu e-mail: andre_aslan@yahoo.com.br

    Muito obrigado e parabéns pela viagem e pelo blog.

    André

    ResponderExcluir
  8. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )5:17 PM

    André,
    já te enviei um e-mail sobre os translados e com algumas sugestões mais.
    Boa viagem.
    Aldema

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.