sexta-feira, novembro 02, 2012

Santiago: fotos e comentários breves




















Muito interessante o Centro Cultural Palacio de La Moneda, na Praça da Cidadania. São três andares subterrâneos, com exposições , cinema  e artes visuais. É um bom lugar para se ter informações sobre o que acontece na cidade. Visita obrigatória também por seus arredores.






















Em Santiago, encontra-se variado artesanato de todas as partes do Chile, mesmo das mais distantes, como a  Patagônia , o  Atacama e a Ilha de Chiloé. Há peças belíssimas em couro, metal, pedras e lã . As cerâmicas têm cores e desenhos delicados. Um bom endereço é o Centro Artesanal Los Domenicos.























As peças que me foram mais difíceis resistir foram as de cobre com lapizlasuli, uma bonita pedra azul-marinho, só encontrada no Chile e no Afeganistão. As mais bonitas que vi,  podem ser encontradas em www.tromilen.ch























A Universidade do Chile , que está completando 170 anos, tem prédios e espaços que merecem ser vistos.Com muitas carreiras consolidadas, a Universidade investe, continuamente, em pesquisa e pós-graduação.























À semelhança da Europa, pode-se ouvir boa música nas ruas do centro da cidade. Escutei Vivaldi, magnificamente apresentado por estas três moças. Música de parar e ouvir, sem vontade de ir adiante.























Além da imponência dos prédios históricos, Santiago mostra arrojada arquitetura, moderna e criativa, como este grande edifício  inspirado no design de um celular. Aqui , está instalada a Companhia telefônica do Chile - é óbvio.





















O Cerro San Cristóbal , com seus 800 metros de altitude e densa vegetação, emerge no meio de Santiago e dominas a cena dessa cosmopolita cidade. Ao seu redor, vê-se uma cidade palpitante, que cresce e surpreende pela arquitetura adotada.






















O Cerro de Santa Lucia está localizado bem no centro da cidade, perto da Biblioteca Nacional. Com 70 metros de altura, oferece linda vista da cidade e dos Andes. Na base do morro, vê-se uma grande pedra com a gravação de uma carta enviada por Pedro de Valdívia ao rei espanhol Carlos V, descrevendo as belezas da nova terra conquistada pela Espanha. Há muito verde, muitas flores e muitas esculturas em Santa Lucia. A seus pés. foi fundado Santiago.






















O transporte público local é bastante eficiente . O Metrô , que corta a cidade e nos afasta de um trânsito difícil, tem estações muito bonitas, limpas e bem cuidadas, valorizadas por muitas obras de arte.Inaugurado em 1975, abrange cinco linhas e oitenta  e cinco estações. É rápido e seguro. Parece, no entanto, que sua capacidade já está sendo ultrapassada - cheíssimos mesmo em horários que não são de pico.





















Admirável a limpeza da cidade de Santiago. Penso que é a capital mais limpa e cuidada da América do Sul. No centro, há calçadões, bastante movimentados, como o Paseo Ahumada e o Huérfanos, que são  lavados diariamente por equipamentos como este.





















Santiago é uma cidade muito bem sinalizada. As placas são padronizadas e, em todas elas, pode-se ver o nome da rua , a numeração da quadra e a direção de cada uma. Estão localizadas em postes , junto às esquinas, seguindo sempre o mesmo padrão de orientação - o que facilita muito a mobilidade dos  turistas .






















É uma graça esse bonequinho nas sinaleiras cronometradas da cidade. Ele aumenta a velocidade da sua corrida à medida que o sinal se aproxima do momento de fechar.




























Na Praça das Armas, está localizada a Catedral de Santiago. Em estilo barroco, imponente e suntuosa, sofreu , ao longo de sua existência, várias reconstruções e reformas, por conta de incêndios e terremotos que a danificaram. Foi erguida no espaço de uma  outra igreja, que havia sido  construída no século 16. Dentro dela, está o candelabro que iluminou a primeira sessão do Congresso, após a independência do Chile. Impressionante a grandiosidade do altar dessa catedral.




























A Igreja de San Francisco, toda construída com adobe, é um dos monumentos mais antigos do Chile, já que data de 1618. De cor avermelhada e de comovente beleza, torna-se uma visita obrigatória, que pode ser alcançada por Metrô, descendo na Estação Universidad de ChileAdobe é aquele tijolo grande, feito com barro e palha, em geral , palha de trigo.




























Santiago , fundada em 12 de fevereiro de 1541, é capital de um país onde a maioria de seus habitantes consideram-se católicos praticantes e onde a igreja católica teve, historicamente,  grande influência. Em razão disso, o divórcio só foi aprovado em 2004, sendo o Chile um dos últimos países que considerava o casamento como vínculo indissolúvel.




























Vi , em Santiago, lojas com interessante comércio de roupas para trabalhadores. Eram uniformes para todos os gostos, tamanhos e especificidade de profissões - de babás a motoristas. Não me surpreendeu por tratar-se de um país onde os escolares, de diferentes níveis, andam impecavelmente uniformizados, até com gravata azul-marinho.




























O Museo Colonial San Francisco , cuja entrada para senior tem 50% de desconto, tem , em seu acervo, importante coleção de pinturas do período colonial  e de painéis que mostram a vida de São Francisco de Assis e a genealogia e  história da Ordem Franciscana. Pode-se caminhar pelos jardins que circundam o museu e observar a parte externa do belo edifício que o abriga.Faltou-me tempo para visitar outros museus muito interessantes, como o Museo de La Solidariedad Salvador Allende e o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos - bom motivo para retornar.




























Com entrada pela ponte Pedro de Vadivia, o Parque das Esculturas , à margem norte do rio Mapocho, exibe esculturas de artistas chilenos, expostas a céu aberto, tem uma sala de exposições com mostras permanentes e transitórias e , em seus gramados e jardins, recebe a população de pessoas que perto dali estudam e trabalham. Lugar bem agradável de visitar.






















Santiago tem 7 milhões de habitantes - o Chile todo tem 17 milhões. Já pela limpeza e organização  das cidade, já pela boa educação que se percebe nos chilenos, pode-se intuir que os problemas internos estão sendo enfrentados, com possibilidade de melhora. O Chile me passa uma imagem de seriedade, de polidez, de trabalho - meio caminho para um projeto de bem-estar social.

7 comentários:

  1. maria lucia3:23 PM

    Mais uma linda cidade,Aldema .Obrigada por nos proporcionar estes momentos .

    ResponderExcluir
  2. maria lucia3:27 PM

    Mais uma linda cidade ,Aldema .obrigada pelas belas fotos de locais muito lindos .

    ResponderExcluir
  3. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )3:35 PM

    Obrigada, Lucinha, pela visito ao blog e pelo comentário. Bom fim de semana.Beijos

    ResponderExcluir
  4. Aldema,

    Estive em Santiago há muito tempo em ótima companhia. Fui com meus pais!!!! Aliás, eles estão aqui. Mandam beijo para você.

    ResponderExcluir
  5. Mathias3:11 AM

    D+, parece ser mesmo um belo país,
    gostei de conhecer um pouco maios desses lugares que estão tão próximos, talvez comece minhas andanças por aki pertinho rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )3:50 AM

    Cláudia, beijos aos teus pais - queridos amigos de todas os momentos.
    Tu estás na Índia?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )3:53 AM

    Mathias
    Deves ir ao Chile. Todo ele é muito bonito. Os preços equivalem aos do Brasil.Tem variedade de lugares para ver. E é bom ir cedo, qdo jovem, nos lugares mais difíceis...
    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.