Sempre que visito Cachoeira, visito também São Félix. As duas cidades estão separadas pelo rio Paraguaçu e interligadas por uma bonita ponte antiga, toda em ferro, mandada construir por Dom Pedro II. É de Cachoeira que se tem essa encantadora visão de São Félix, cidade com pouco mais de 15 mil habitantes, que creceu durante a expansão da cana - de - açúcar.
A cultura local é marcada fortemente pelas raizes ancestrais: os índios primeiramente, depois os portugueses, que chegaram principalmente para explorar o comércio de madeira, e os negros vindos da África, a partir de 1549. A topografia de São Félix é bem bonita . Pequenas estradas serpenteiam morro acima. Tem, ainda, uma arquitetura interessante, como pode ser vista, na foto ao lado, no antigo prédio da Estação Ferroviária.
Forte também foi a indústria fumageira, com a instalação das fábricas de charutos , como a Suerdieck e a Dannemann, entre outras. Assim, a área que margeia o Rio Paraguaçu abrigou depósitos e armazéns de fumo das fábricas de charuto, que deram ascensão econômica à região. Os saveiros continuam a transportar produtos agrícolas e a embelezar a paisagem. Para quem deseja realmente conhecer a Bahia, uma visita às cidades do Recôncavo é indispensável.
Considerando, é claro, que são cidades muito, muito quentes!!! Uia, não sei como esse povo aguenta!
ResponderExcluirQuando estivemos lá, o sol estava de doer.Fomos com JOsemir, Ron ,Gugu e eu. Lembrei-me de ti.
ResponderExcluirBjs