domingo, maio 07, 2006

Meus espaços preferidos - Bela União

Gosto de chuva! Depois que conheci bem o semi-árido da Bahia, gosto mais ainda!Foto: Fabrício, um dos bons fotógrafos da família.
"Você que tem medo de chuva
Você não é nem de papel
Muito menos feito de açúcar
Ou algo parecido com mel
Experimente tomar banho de chuva
E conhecer a energia do céu
A energia dessa água sagrada
Que nos abençoa da cabeça aos pés
Oh chuva Eu peço que caia devagar
Só molhe esse povo de alegria
Para nunca mais chorar ”- Fala Mansa
Saudades de casa! Logo estarei de volta...
Este é um lugar realmente abençoado!
O campo está branco, mas não é neve, não: é geada, no mês de julho. Gosto deste morro.Tem árvores belíssimas nele, inclusive coqueiros.
A EMA é nativa - temos muitas, apesar da crueldade dos caçadores clandestinos e criminosos.
Este "cocho de pedra" tem quase cem anos: era usado para salgar a carne e fazer dela o charque - hoje é lugar de pôr alpiste para os passarinhos.



A " campanha" onde nasci e para onde retorno sempre é o espaço da minha vida - um espaço impregnado de história, de lembranças e de saudades. Tem cheiro, forma e cor de infância. Conheço cada árvore, cada pedra, cada caminho. Ali me sinto acolhida- como se a terra toda me desse um cálido abraço. Ali durmo me sentindo protegida pelo mesmo céu imenso que eu meus olhos de criança viam com mágico encantamento. Ali sinto a chuva como uma sonata que bênçãos traz - e o vento que embala as árvores, como um sopro de vida a mais. Estou certa de que "Bela União", assim como fala de meus antepassados, espera um dia a minha volta para sempre.

Um comentário:

  1. Aldema!!!

    Linda fotos, lindo texto... fortes emoções trazem no vento recordações.

    Experimentem tomar um banho de chuva na Bela União... só pela foto do Fabrício já dá pra sentir a energia do céu.

    Um beijo,

    Melina Guterres

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.