domingo, maio 07, 2006

Meus espaços preferidos - Bahia

Salvador

Cajazeiras



Aparthotel em Ondina
Vim para a Bahia em janeiro de 2000( em 2001, veio Gugu). Eu devia, inicialmente, trabalhar no ISBA, durante três dias, em um seminário sobre ensino superior. Discutia-se a criação de uma Faculdade - origem da Faculdade Social da Bahia -FSBA, hoje com onze cursos autorizados e mais de dois mil alunos. Fui ficando...ficando... e fiquei até 2006, ano em que fui Patronesse da primeira turma de formandos de Educação Física, curso mais concorrido da FSBA e dei aulas nos cursos de Pedagogia, Artes Cênicas e Normal Superior.


Devo partir dia 14 de julho próximo.Retornarei para o Sul inicialmente. Depois... voltarei para a Europa...depois...depois... ainda preciso decidirei a "próxima parada".
Morei todos esses anos em Ondina - com exceção de 2005/2 quando viajei (Estados Unidos e Europa) por seis meses. Gugu e eu moramos no "The Plaza", um aparthotel localizado na Av.Adhemar de Barros... exatamente no fim do circuito carnavalesco Barra/Ondina... e com uma belíssima vista do mar, como se pode ver nas FOTOS.


 No carnaval, tínhamos um "camarote" em casa - e sempre, hóspedes e convidados. Gugu estudava e eu trabalhava a poucos metros "de casa"... uma facilidade enorme isso. Tivemos, no The Plaza, por cinco anos, uma camareira, Givaneide, que era nosso "anjo" em casa. Nunca a esquecerei. Sempre pensava um dia morar em Hotel. Desejo realizado! Eu sempre tive moradias muito grandes. Descobri que se vive muito bem em espaços pequenos, com apenas o essencial em casa.





Senhor do Bonfim
Aprendi a gostar muito da Bahia, tanto de Salvador como do interior. Salvador é uma cidade de profundos contrastes e rara beleza. Possui ritmo, cores e formas inigualáveis. O acesso à arte, direito de todos, encontra-se também nas ruas e avenidas, é parte do cotidiano. No meio da Avenida, na frente de meu apartamento, foram colocadas três esculturas de mulheres gordas: Zé, meu querido amigo, chamava a esse conjunto de "aldemário" - e jurava ser uma homenagem para mim.
Fiz trabalho voluntário em Senhor do Bonfim, distante 400 km de Salvador, no semi-árido, região de Juazeiro ( na FOTO eu estou na Feira semanal de Bonfim). Ali estou deixando grandes amigos e muitos afilhados, além de ter projetado e acompanhado o funcionamento do Instituto Superior de Teologia e Pastoral - ISTEPAB - trabalho que me deu muita alegria realizá-lo.ISTEPAB hoje está autorizado pelo MEC e em pleno funcionamento. Fui "madrinha" da primeira turma de formandos.





Praia de Ondina
Também participei, em Salvador, de um projeto da Igreja Católica, em Novos Alagados, durante dois anos. Atuei em um grupo de quarenta mulheres, na formação de lideranças comunitárias. Foi uma experência bem rica que se incorporou à minha vida.Aprendi muito com Pe. Pedro Parcelli, um amigo muito querido, italiano que , como eu, trabalhou em Roraima com populações indígenas.
Atualmente trabalho também numa ONG italiana "Casa do Sol" , em Cajazeiras, uma das maiores periferias de Salvador, com 500 000 habitantes.Admirável e belíssimo o trabalho que Pina, uma italiana, realiza ali.
Giorgio, meu colega e amigo-irmão
Sei que é pouco o que faço, diante do muito que recebo em afeto, conhecimento de mundo, alegrias, partilhas, amizades,esperanças, mas lembro um hai-kai antigo que diz:
" Folha que cai no rio
Mesmo que a leve o rio
Muda a visão do rio."
Conheci muito bem todo este Estado. Apaixonei-me por Camamu, Maraú, Taipus, Valença, Santo Amaro , Cachoeira, Campo Formoso... Adorei Lençóis na Chapada Diamantina. Conheci bem o sertão e aprendi a admirar as pessoas e os "cenários" locais.
Tanto o Sul - Itacaré, Ilhéus, Comandatuba, Canavieiras, Olivença - como o Norte - Arembepe, Guarajuba, Itapicirim, Praia do Forte,Seribinha, Mangue Seco - apresentam lugares diversos, diferentes e lindos!A temperatura da água, as palmeiras, a cor do mar, os cheiros característicos daqui se incorporam à memória de nossos sentidos.
Daqui a dois meses, meu filho vai trabalhar no exterior - e eu pretendo deixar a Bahia e retornar ao Sul....é óbvio que vou sentir saudades das belezas daqui.
" Deixa a vida me levar
vida leva eu.
Sou feliz e agradeço
por tudo que Deus me deu!"
16/6/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.