segunda-feira, janeiro 21, 2013

Com Ventos ou Conventos?

Vista a partir do Morro do Farol
Há um lugar, muito perto da minha casa, que ainda é praia-praia, dessas que não precisa a gente caminhar entre as pessoas - dizendo com licença, por favor, a todo o momento - como está acontecendo, em certas datas, aqui em Torres. A praia  é ampla e não tem aglomerados. De há muito, eu a conheço. Estive durante dois meses nesse lugar, no início dos anos 70, quando meus filhos eram pequenos. De lá para cá, não sofreu transformações abruptas. Está mais urbanizada; a natureza, entretanto, não foi agredida frontalmente como é comum e triste se ver. 

Águas clarinhas do rio Araranguá, chegando no Atlântico

Refiro-me ao  Balneário Morro dos Conventos, localizado no município de Araranguá, no extremo sul catarinense. Como se não bastassem as praias e o mar, encontram-se , nesse balneário, paredões de 80 metros de altura, muitas dunas com areia branquíssima, um farol da marinha, no alto de um  morro, de onde se tem bonita vista da praia e do rio Araranguá, que ali deságua no oceano. Só não se encontram ali conventos, como era de se esperar pela denominação do lugar. Entre todas as histórias que circulam sobre o nome do lugar, acredito que se trate mesmo de uma alteração do original, que seria morro com ventos.

Praia do Balneário Morro dos Conventos

Em se tratando de nomes de localidades, o extremo sul catarinenses tem três pequenas cidades com denominações muito interessantes: Ermo, Turvo e Sombrio, lugares que não me parecem nem ermos, nem turvos, nem sombrios. Sempre que levo alguma visita ao Morro dos Conventos, aproveito para mostrar a bonita catedral de Sombrio - um dos municípios mais próximos a Torres - e para fazer algumas comprinhas, já que sendo um lugar pouco conhecido turisticamente, as lojas de roupas e tecidos têm preços honestos e convidativos.

Principal hotel do balneário
Morro dos Conventos possui bons restaurantes, pousadas e campings, além de  um hotel bonito, bastante tradicional, com vista privilegiada e atendimento cordial e educado.A paisagem natural, aliada a essa boa infra-estrutura  atrai tanto turistas para um final de semana tranqüilo, quanto os jovens, que preferem os  esportes radicais. As falésias permitem a prática de esportes como rapel, escalada e vôo livre. Possibilita, ainda, caminhadas pelas dunas e  pelas trilhas que contornam os costões. Um bate  e volta perfeito para quem está em Torres.