terça-feira, abril 27, 2021

Nossa Senhora de Czestochowa - Polônia

 

                                                          Nossa Senhora de Czestochowa


Em muitos  países, incluindo o Brasil - principalmente Paraná e Rio Grande do Sul - há devotos de Nossa Senhora de Czestochowa, também conhecida como Virgem Negra. Escolhi a Maria de Czestochowa ( a letra "e " tem um sinal diacrítico que foi impossível escrever neste teclado ) para uma das postagens do mês de maio, por duas razões : a primeira, porque maio é conhecido como Mês de Maria; a segunda,  porque Adriana Fuganti  Wagner, minha querida amiga e companheira de muitas viagens, é encantada pelo ícone conhecido como o  Quadro Milagroso . Adriana fez as fotos aqui postadas, exceto as duas últimas...


                                                                     Cracóvia - Polônia

Segundo a tradição, o quadro primeiro da Nossa Senhora de Czestochowa - o mais antigo portanto - teria sido pintado por São Lucas, quando  Maria ainda estava viva, na madeira de cedro de uma mesa feita por São José, em Jerusalém, onde estava quando foi encontrada por Santa Helena que o encontrou e com ele presenteou o imperador Constantino, que a colocou no palácio, onde permaneceu até 431. Depois foi levada para uma igreja não mencionada, onde esteve escondida até o século IX. Exposta mais tarde, atraiu numerosos peregrinos.  Conta-se que, em 1782, em um festejo dos centenários, estavam presentes cerca de 600 mil fiéis.


                                                                      Posnan - Polônia

A Santa Sé reconhece o dia 7 de setembro de 1382 como o dia de instalação do milagroso quadro na montanha Jasna Gora, na Polônia. Inicialmente, as cópias do quadro milagroso espalharam-se por todo o país, depois, levadas  por turistas e poloneses, espalharam-se pelo mundo. Sobre a ida do quadro para Czestochowa, conta-se quequando o príncipe Wiadislavo, o último possuidor do quadro, ia levá-lo do castelo de Belz para Olsztyn, os animais que puxavam o carro pararam perto de Czestochowska, e não houve força humana que os fizesse caminhar; porém, assim que tiraram o quadro do carro, por terem resolvido deixá-lo naquele lugar; puderam os animais, no mesmo instante, por-se em movimento." 


                                                                     Wroclaw - Polônia


Ficando, portanto, o quadro em Czestochowa, conforme a tradição,  por vontade de Maria Santíssima, deram-lhe um novo título: Nossa Senhora de Czestochowa. Nossa Senhora de Czestochowa é a Padroeira da Polônia. É bastante conhecida na Europa e em muitos outros países. Anualmente afluem ao santuário nacional mais de um milhão de peregrinos.  Czestochowa é uma cidade de tamanho médio, que tem cerca de 230 mil habitantes e é bastante conhecida pelo magnífico Mosteiro Jasna Góra, onde está esse "quadro milagroso".


                              

                                          Nossa Senhora de Czestochova, Padroeira da Polônia


Os historiadores de arte dizem que a pintura original era um ícone bizantino, produzido entre os séculos VI e IX, mas concordam que o príncipe Wladyslaw foi quem a trouxe para o Mosteiro de Jasna Gora.  O Mosteiro é um dos locais de peregrinação católica mais famosos na Polônia. Milhares de visitantes vêm ver a Madona Negra, pintura associada a múltiplos milagres. ( Estamos mesmo precisando de "milagres"... A realidade está difícil! )


                                                                          Adriana Wagner

Este post é dedicado à Adriana Fuganti Wagner, minha querida amiga, excelente companheira de várias corridas pelo mundo, excelente  médica e professora universitária, que, desde março do ano passado. não se afasta do trabalho, no enfrentamento da Covid/19. Um exemplo de competência, sensibilidade social,  força  e coragem. Adri, que o Universo te proteja e te recompense com belas viagens! Meu carinho e admiração.

                                                                 Adri, força e fé! Vai passar...


Um comentário:

  1. Eu amo tu, emocionada leio ouvindo tia voz....ah como sou, somos felizes por conviver nesse instante de existência contigo....beijos gratos !

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.