quarta-feira, abril 07, 2021

Aniversário do Correndomundo : Quinze Anos !

 

                                   Foto do 1o. post do Correndomundo : Itália, Região Marche


Correndomundo foi iniciado no dia 16 de abril de 2006 e, a partir daí, não teve interrupções. Foi meu companheiro constante. Trouxe - me alegrias, reencontros e novos amigos. Avivou memórias minhas e portou recordações a meus netos, a quem ele era dirigido. 

"Correndomundo completou 10 anos no dia 16 de abril. Hora dos agradecimentos. A existência dele,  , devo-a a meu filho Juliano Menini Trindade, pois foi ele que me incentivou a escrever e me ensinou como fazer um blog (...) Agradeço também a minha sobrinha, Fabiana Menine, autora do primeiro layout, e até hoje preocupada em fazer uma cópia para garantir a permanência de meus textos e fotos. Havia pensado em nomear muitas pessoas, companheiras constantes nas viagens, através de seus comentários e observações. Desisti porque, depois do grande show do Congresso Nacional , no último domingo,  fiquei desolada e  traumatizada com  referências,  dedicatórias e agradecimentos...."


                                                   Juliano ( Gugu ) e Fabianinha Menine

A denominação do Blog foi inspirada em afirmação de minha mãe, Anália Pinto Menine, de acordo com o texto a seguir, que repito também para lembrar meus pais. A perda de meu pai, Abrelino Abreu Menine,  foi a maior dor da minha pré-adolescência.

"...Meu pai, a quem eu era muito apegada, morreu aos 44 anos , de tétano. Eu tinha 11 anos ...paguei muita terapia até compreender bem esse fato. Minha mãe , Anália Pinto Menine, uma mulher forte, inteligente, amorosa e perspicaz, morreu aos 84 anos. Viveu na fazenda até pouco tempo antes de morrer. Levantava bem cedo, de madrugada mesmo , e , quando questionada sobre esse hábito , respondia sempre que era para " aproveitar bem a vida". A maior prova de sua inteligência era o fato de conversar com cada um de seus sete filhos sobre o assunto que interessava a eles. Comigo conversava muito sobre plantas, índios e viagens, embora achasse perigoso esse meu costume de andar sempre "CORRENDO MUNDO" - daí a origem da denominação deste Blog...."


                                                                           Meus Pais

O primeiro texto escrito no "Correndomundo" justifica o surgimento  dele e tem como título Transições.

"TRANSIÇÕES são dificuldades duríssimas para mim. Abandonar um emprego, trocar de cidade, ser traída por uma amiga, terminar um relacionamento, ver um filho partir, largar tudo, começar tudo de novo, foram passagens doídas, transições sofridas - e sofridas. ( ... )A transição que faço agora, neste primeiro semestre de 2006, deixando a Bahia depois de sete anos e voltando para o Sul, faz surgir este BLOG...Estarei só . Gugu viajou. Foi para a Alemanha. Depois vai para a Índia. Falo sempre que a vida é isso: uma sucessão de chegadas e partidas. Mas como dói!"


                                                                        Eu, em 2006

Ao ver minhas fotos antigas, recordo  William Shakespeare : "Contra a foice do tempo é vão o combate."  Voltando, no entanto, ao início do meu blog, lembro-me da decisão tomada de que retrocederia no tempo, fazendo um breve registro de viagens realizadas antes de 2006, mas era necessário estabelecer um limite de tempo. O fragmento seguinte, explica porque a data escolhida foi 1992:

"O ano em que terminou meu casamento... "O primeiro ano do resto da minha vida!" Inicio , por isso, minhas memórias de viagem com esse ano e esse marco (... ) Fui à Itália e à Áustria(...) . Fiz um roteiro muito bem planejado em Roma. Conheci bastante bem a Região Marche, o Veneto e a Lombardia. (...)  A Europa fazia " mea culpa" ... Eram os 500 anos da chegada dos europeus à América. Eu devia falar sobre a questão indígena no Brasil... ( ...)Voltei como faço ainda hoje, com um roteiro a ser feito no próximo ano. Afinal, eu passava a ser uma mulher com independência e "autonomia de vôo".  


                                                      Espanha/Tenerife/Ilhas Canárias/1996

Neste primeiro ano do blog,  escrevi 30  posts, a maioria deles sobre família, amigos, lugares preferidos, histórias de vida e viagens realizadas. Eu me sentia muito só e muito tensa  com as transições por que eu estava passando. Em agosto, no entanto, decidi que não teria mais emprego e continuaria a viver na Bela União, já que o meio rural sempre foi minha grande paixão. Teria mais convívio com familiares e amigos, cuidaria de plantas, veria filmes, escutaria óperas, leria muito  e  .... continuaria a viajar.   


                                                                 A caminho de Istambul 

Felizmente consegui fazer o  que planejava - eu viajei até mesmo no ano em que fiz cirurgia de câncer de pulmão. Mantive, portanto,  a decisão de fazer ao menos duas viagens por ano até o ano passado. Para 2020, eu comprara minhas passagens, reservara hoteis, fizera um roteiro lindo para três meses, mas  " O homem planeja, e Deus ri"...( provérbio iídiche ). Aconteceu a pandemia. É provável que 2021 estejamos em isolamento ou impedidos de entrar em outros países. 


                                        Pedro, meu companheiro de muitas viagens

Escrevi mais de mil postagens - tive mais de  quinhentos mil acessos. Graças a textos e fotos, posso rememorar melhores lugares e momentos muito especiais desses quinze anos. Entre eles, relaciono alguns,  como: os rios Danúbio, Mississipi e Amazonas, perseguidos por mim através dos países ou estados por onde passam; mares, como o Mar Negro, inesquecível; paisagens, como Chamba Valley na Índia; Costa da Califórnia e Rochosas nos Estados Unidos;  Costa Amalfitana, na Itália e fiordes, na Noruega. Acrescento, ainda, alguns monumentos,  cidades e países, apenas os que me surgem imediatamente, neste momento: Cartago, na Tunísia; Xian, na China; Norte da Bulgária; Bósnia Herzegovina, Equador, Estônia, Rússia; Berlin, Napoli, San  Francisco, Peru e...... Mundo bonito! Triste a dor que atualmente atinge a todos nós. 


                                                      Alemanha - Natal de 2013

Repito o que escrevi quando Correndomundo completou 10 anos:

 "Já chorei lendo alguns textos antigos...mas ri lendo outros...assim é a vida..." O que dá pra rir ...dá pra chorar..." Obrigada pelas visitas ao meu blog...é um incentivo para continuar a escrever. Com certeza , meus descendentes agradecerão tanto quanto eu."


                                                     Canadá, Quebec City, 2019

                                                              
Não poderia me despedir sem um texto de Fernando Pessoa - poeta que me acompanha a vida toda - e está no Correndomundo desde seu início:

"Bendito seja o mesmo sol de outras terras

Que faz meus irmãos todos os homens

Porque todos os homens, um momento no dia, o olham como eu,

E, nesse puro momento

Todo limpo e sensível

Regressam lacrimosamente

E com um suspiro que mal sentem

Ao homem verdadeiro e primitivo..."


                                                                   Alegrete, RS - Brasil


10 comentários:

  1. Parabéns pelos 15 anos e obrigada por dividir as suas histórias conosco. Sou leitora que viaja pelos textos e sonha também correr mundo. Vida longa ao blog e muitas viagens para compartilhar. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Arlete. Meu desejo maior é conseguir viajar por mais alguns anos... e , em consequência, dar "vida longa ao blog. Grande abraço

      Excluir
  2. Parabéns, Aldema , pelo maravilhoso blog.Desejo que continues por muitos e muitos anos a nos encantares com teus belos textos e fotos.Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, MT. Gostaria muito também de continuar este blog por alguns anos mais e encontrar pessoas tão agradáveis e gentis como tu. Carinhoso abraço

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigada, Duda.Gosto de saber que és leitora do Correndomundo. Bjs

      Excluir
  4. Por ter uma certa fobia de altura e nunca me aventurar em viagens de avião,tenho conhecido o mundo através do teu blog. Tuas fotos, teus textos e nossas conversas me fazem viajar junto contigo.Te amo minha tia.Ainda vais viajar muito é mostrar as belezas da terra como só tu sabes.Parabens pelos 15 anos.

    ResponderExcluir
  5. Por ter uma certa fobia de altura e nunca me aventurar em viagens de avião,tenho conhecido o mundo através do teu blog. Tuas fotos, teus textos e nossas conversas me fazem viajar junto contigo.Te amo minha tia.Ainda vais viajar muito é mostrar as belezas da terra como só tu sabes.Parabens pelos 15 anos.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Giseldinha. Agradeço sempre teu carinho e sinto saudades de ti e do Chico. Tenho poucas esperanças de conseguir viajar ainda este ano, mas "estimulo"com leituras essa esperança...até para passar melhor estes tempos difíceis. Cuidem-se bem.Beijos

    ResponderExcluir
  7. Deminha, " tenho te acompanhado ", nas andanças, com muita alegria ( e, por vezes, tristeza ).
    Amo teu Correndomundo! Beijão! Saudade

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.