segunda-feira, fevereiro 08, 2021

Rolante, a Capital Nacional da Cuca - 2a. Parte

 

                                                    Boa Esperança , Distrito de Rolante.                     

Não é só a tradicional cuca da Serra Gaúcha que atrai tantos visitantes a Rolante, encanto de cidade, com  pouco mais de vinte  mil habitantes. Situada no Vale do Paranhana,  a 100 km de Porto Alegre e a 65 km de Gramado, oferece  muitas atrações, algumas  em distritos fora da sede municipal.  Todas essas atrações trazem visitantes de perto e de bastante longe que vêm à procura de belas paisagens,  espaços para atividades e convívio com pessoas gentis que lhes podem contar muitas histórias.


                                        Gruta de Nossa Senhora, vista da estrada.


Um lugar fascinante , com montanhas, serras,  matas, cascatas, turismo rural, gastronomia italiana e alemã, parreirais, vinícolas, ciclovias, araucárias, hortênsias, pomares jardins floridos  e muitas atividades de aventura. É também a terra natal do cantar e compositor Vítor Mateus Teixeira, o Teixeirinha, muito conhecido na música tradicionalista do Rio Grande do Sul - uma das atrações da cidade e a grande estátua do cantor.


                                                            Cascata


Rolante, que  se limita com Taquara, Riozinho, Santo Antônio da Patrulha e São Francisco
de Paula,  é bastante  apreciado,  tanto pelos  visitantes,   quanto pelos moradores locais, especialmente por suas  serras e cursos de água,  que possibilitam a existência de trilhas      e cascatas de rara beleza. Há, ainda,  muitos morros, com destaque para o Morro Grande,  com 841 metros de altitude, e o Morro do Canta Galo, com 885 metros.Importante lembrar que Rolante e Riozinho  possuem os maiores trechos ainda intactos de Mata Atlântica.                          


                                                    Cascata de águas cristalina


O nome  do Município provém do rio que faz hoje a divisa entre Rolante e Santo Antônio da Patrulha - e a denominação do rio tem a ver com suas fortes correntezas que,  no período das cheias, levavam tudo de roldão. Há datas históricas bem lembradas pelos rolantenses, como 1882, que assinala a chegada dos primeiros  imigrantes alemães; 1888, início do povoamento da sede; e 1955, decreto que emancipou Rolante de Santo Antônio da Patrulha.



A forma principal de conectar-se com a natureza é  através das bikes, que permitem uma exploração tranquila e envolvente  dos  três primeiros municípios referidos, com passagens pelo centros de cada um deles e visita aos seus principais pontos turísticos. Realmente o Circuito Cascatas e Montanhas, em seus  123 km de extensão,  deve proporcionar uma experiência única a ciclistas e visitantes. Há mapas e manuais de todo o circuito, incluindo roteiros e sugestes para bem explorá-los, disponíveis em Rolante e , certamente, nas demais cidades integrantes do circuito. Ver: Site: http://www.cascatasemontanhas.com.br


                                                              Distrito de Boa Esperança

Da população total de Rolante, distribuída em 303 km2 de extensão, 92 % está na área rural e o restante , na área urbana. As comunidades do interior estão bem organizadas, buscando o bem-estar da população e seu desenvolvimento econômico - com ênfase no turismo local e nas pequenas propriedades, muito produtivas e cuidadas com muito zelo . Encantou-me Boa Esperança, cenário encantador, com igreja na parte alta do vale, pequenas propriedades bastante produtivas e pessoas muito acolhedoras.


                                                                Boa Esperança


Boa Esperança é uma das visitas imprescindíveis. Ali foi desenhado por seus moradores o Caminho das Pipas, roteiro que percorre propriedades rurais em que se podem experimentar e comprar vários produtos artesanais, como pães, cucas, bolinhos, geleias, mel, salames , queijos e doces de frutas diversas, tudo por preços convidativos. 


                                                  Delicioso mel de Boa Esperança

Entre as atrações de Rolante, destacamos: Cascatas das Três Quedas; Cascata e gruta das Andorinhas; Morro Grande; Pórtico da Cidade; Caminho das Pipas; Praça da Matriz, Igreja Nossa Senhora da Conceição; Monumento à Cuqueira; Casa Colônia; Cascata do Chuvisqueiro, Cascata da Colônia do Monge e Prédio da Prefeitura Municipal. No centro da cidade, há uma padaria e cafeteria - cujo nome não recordo - que vende produtos deliciosos.


                                                              Boa  Esperança

No Booking.com poderão encontrar indicações de hospedagem tanto em Rolante, quanto em municípios vizinhos e que estão bastante perto. Outras informações estão disponibilizadas em E-mail: contato@cascatasemontanhas.com.br. Prefeitura de Rolante: (51) 3547-1188. ACISA Rolante: (51) 3547-2423. Através do Google, podem chegar a muitas fotos e a alguns sites interessantes.


                                                    Jardins bem cuidados na Serra Gaúcha


Renovo meus agradecimentos à Prefeitura Municipal de Rolante, através de  Joyce Reis, diretora de Cultura, por informações e fotos que estão  nesta  postagem e na  anterior a esta. Agradeço também pelo mesmo motivo a Pedro e Fabiana Menini, que amam tanto o município e suas comunidades. Como parte das comemorações alusivas aos QUINZE ANOS do Correndomundo, continuaremos, neste primeiro semestre - após a vacina, é claro - a percorrer cidades gaúchas que encantam os visitantes que as descobrem e a mostrá-las às pessoas que nos incentivam com visitas e comentários. 


                                                                                


"... E tenho o egoísmo natural das flores
E dos rios que seguem o seu caminho
Preocupados sem o saber
Só com florir e ir correndo.
É essa a única missão no Mundo,
Essa — existir claramente,
E saber fazê-lo sem pensar nisso."

Fernando Pessoa


PS. Parabéns, Rolante. Rolante, no Vale do Paranhana, foi escolhido como um dos cem melhores destinos turísticos sustentáveis do mundo. Dois projetos da cidade chamaram a atenção do concurso: cicloturismo e ambientalistas mirins. 

https://www.recordtvrs.com.br/rio-grande-record/videos/turismo-sustentavel-rolante-e-um-dos-100-melhores-destinos-do-mundo-14102020?fbclid=IwAR1ixnVbXrwYoqnUl3wpBZnHle0Q_pjbpN0d_5QX2z189FAt6hdpCcBBNQ0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.