sábado, fevereiro 20, 2021

Sonhando com a Indochina, em 2021...

                                                                 Italia - la bella Napoli


Quem acompanha o Correndomundo -  blog que completa 15 anos em abril próximo - pode bem avaliar o que foi o 2020 para mim, um ano sem mobilidade e sem projetos - pior ainda - um ano com dores e perdas, com medo e ansiedade constantes. Chegou 2021, trazendo alguma esperança, ao menos quanto à vacina. Eu ainda não fui vacinada, continuo com distanciamento social e com todos os cuidados que qualquer pessoa responsável e solidária precisa ter. Estou, no entanto, com sobras, no grupo de risco...esperando, para breve, a minha vez.



                                                                 Noaussa - Norte da Grécia


Já escrevi que  meus projetos não costumam ir além de seis meses já que, como dizia Pedro aos seis anos, esta vida é uma caixinha de surpresas. Movida pela busca de esperanças e notícias boas, trabalho agora na elaboração do projeto 2021/2, com aproveitamento de uma parte do projeto de viagem. construído para 2020. Antes, porém, até setembro, planejo visitar algumas cidades do Rio Grande do Sul, roteiro que, logo, logo, estarei postando aqui. 



                                                             Crianças indianas em Pushkar


Bem no início do ano passado, eu havia comprado as passagens  Porto Alegre/Madri/Porto Alegre. Em fevereiro, no entanto, eu já intuía que não seria possível viajar durante o 2020. Como viajo sempre pela TAP, fiz contato telefônico diretamente com Lisboa - é bem melhor tratar direto com os portugueses. Analisei todas as opções que me eram oferecidas e escolhi receber vauchers do valor que eu havia pago. Há poucos dias, em novo contato telefônico,  fui atendida pelo senhor Elder Silveira, gentil e competente funcionário da TAP/Lisboa, e remarquei, sem nada de acréscimos, os bilhetes já comprados. Passei, então, a planejar a viagem deste ano. Acredito que irei, que terei tempo de ficar bem.



                                                              Plantações de Chá na China


Em contato com minha amiga Ilse Zimmermann, uma das proprietárias da  turismomarka, conceituada empresa de Porto Alegre, pedi-lhe que me ajudasse a desenhar um roteiro pela Indochina, nos meses de outubro/novembro próximos. Depois de analisar o proposta de Ilse, gostei tanto que pedi licença a ela para postá-la, resumidamente, no Correndomundo. As duas fotos seguintes me foram enviadas junto ao roteiro. 

                                                                               Thailandia


Como planejo estar na Espanha, devo partir de Madrid para  Bangkok, na Thailandia, país em que devo permanecer por uma semana. A seguir , alguns recortes da programação:

BANGKOK
"... passeio para visitar o famoso mercado nos Trilhos de Maeklong Train. Quando o trem se aproxima do mercado, os comerciantes dobram sua estação de vendas para permitir que o trem atravesse o meio do mercado. Em seguida, visita ao tradicional Mercado Flutuante de Damnoen Saduak, que abre ao amanhecer e fecha ao meio dia. Mulheres tailandesas com chapéus de bambu guiam os pequenos e numerosos barcos, oferecendo frutas e verduras. Como está sempre cheio, a melhor forma de conhecer o mercado é de dentro de um barco que atravessa os pequenos canais, podendo assim comprar os produtos frescos dos comerciantes(...) "

 CHIANG MAI

" Passeio privativo de carro, com guia em espanhol, até Baan Tong Luang para visita a tribos da região. Primeiro, passagem pela mundialmente conhecida tribo Karen Hill. Estas mulheres, vindas de Burma, são conhecidas por possuírem diversos anéis ao redor de seus pescoços, o que as faz ter o apelido “mulheres-girafa”.Logo depois, visita à tribo Lahu Hill, antes de seguir para à tribo Palong Hill, na qual as mulheres vestem anéis de vime ao redor de suas cinturas.Parada em uma das fazendas de orquídeas da região, onde há uma grande variedade destas flores. Inclui almoço (sem bebidas). À tarde, passeio pela cidade de Chiang Mai com passagem pelos templos budistas mais interessantes, como o Wat Pra That Doi Suthep, de 600 anos, no topo de Doi Suthep. Após um trecho de subida, a parte final é feita através de uma escada de 306 degraus em formato de serpente (...)Visita ao Wat Suan Dok, cuja estupa central possui uma relíquia de Buda e onde estão as cinzas da Família Real de Chiang Mai; ao Wat Chedi Luang, onde já esteve o Buda de esmeralda; e ao Wat Phra Singh, que abriga a imagem de Buda de 1500 anos (...) Passeio de meio dia a um santuário de elefantes em Chiang Mai, o Elephant Jungle Sanctuary (...)

LUANG PRABANG ( Laos )

"... passeio em um barco tradicional pelo rio Mekong, que possui belas paisagens com suas margens pontuadas por aldeias tranquilas, campos e florestas. No caminho, parada na aldeia de Ban Xanghai, famosa pela elaboração de algumas das variedades de vinho de arroz. Visita às misteriosas cavernas de Pak Ou, duas cavernas conectadas com milhares de estátuas de Buda de ouro laqueado com diferentes formas e tamanhos, que os peregrinos deixaram em suas visitas ao longo dos anos (...) "


HANÓI - HALONG BAY -  DANANG - HOI AN -  HUE / HO CHI MIN CITY ( Vietnã )

A programação no Vietnã é a mais variada e longa. Esse é o país pelo qual tenho maior interesse e que tenho lido e estudado bastante sobre ele. A viagem inclui um cruzeiro e visitas a cidades, aldeias tradicionais e ilhas; aulas de Tai Chi e degustação da culinária vietnamita. Visita a centros de compras, passeios de barco ..e muito mais!!!


Siem Reap ( Camboja)

( ...)  passeio ao completo de templos Rolous: o templo Preah Ko, o templo da montanha Bakong e o templo de Lolei, localizado no meio de uma antiga reserva de água. Esse conjunto de templos data do final do século IX e é um esplêndido expoente da arte Khmer (...)passeio em tuk-tuk (tradicional veículo do Camboja) até o portão sul, onde estão as impressionantes estátuas que representam o movimento do oceano, a antiga capital de Angkor Thom (século XII), o templo Bayon, com suas 54 torres decoradas com 200 rostos sorridentes de Avolokitesvara, os terraços do rei dos leprosos e os elefantes e as câmaras reais (...)visita ao mais famoso de todos os templos, Angkor Wat, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO(...)Visita aos templos Bantey Srei e Bantey Samre, dedicados à Shiva.(...) visita aos artesãos D'Angkor, o centro de ajuda a jovens do Camboja para manter o artesanato tradicional "

A partir de Camboja, ainda estou decidindo entre uma  extensão a MYANMAR ou o retorno a  Madrid - ponto de partida. 


                                                                                Saigon

" Deixe-se encantar pelas terras místicas da Indochina, que abrigam templos seculares, história antiga e paisagens exóticas."

Para contato com a empresa de turismo a que me refiro no texto: 

+55 51 3072.1022 www.turismomarka.com.br
Avenida Nova York 294/B Moinhos de Vento
90550-070 Porto Alegre RS Brasil


                                                                              Vietnã



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.