domingo, janeiro 10, 2021

Natal, 2020

                                                Natal, em Boa Esperança, Rolante/RS/2020
 

No meio rural, onde me criei, não se falava em Natal. No final da minha adolescência, já no convívio com o urbano, assumi o Natal com as marcas características da religião católica, que incluía a Missa do Galo, à meia noite. Em pouco tempo, no entanto, a religiosidade foi sendo substituída por festas, com pratos típicos, muita influência europeia e trocas de presente - para a alegria também da indústria e do comércio.   


                                                             Natal, 2013 - Bonn , Alemanha

Até 2019, as nossas festas natalinas eram um bonito momento de reunir pessoas queridas, parentes e amigos, recordar histórias da infância, relembrar familiares, trocar presentes e mostrar habilidades  para fazer as bem elaboradas e tradicionais receitas de comidas típicas. Estive longe de Torres em poucos Natais: Bela União, Rosário do Sul, Alegrete, Santa Maria, Estados Unidos, Itália, Portugal e Alemanha. Foi sempre uma bela celebração, mesmo quando os lugares nas mesas foram ficando vazios com perdas sofridas.


                                              Natal/2008 - Torres /RS - Fabiana e Tia Zeli


A Covid/19 nos colocou de cabeça para baixo, mostrando outros ângulos e outras estratégias de ver e viver o mundo, incluindo as festividades de Natal e de Ano Novo. Integrados pela insegurança e pela dor , não desejávamos Feliz Natal às pessoas amadas, estivessem elas próximas ou muito distantes, só desejávamos sobrevivência e um mínimo de tranquilidade . Éramos cinco pessoas na ceia natalina, simples e bonita, deste ano, numa mesa decorada com flores do campo e frutos da região. Deliciosas comidas e sobremesas foram preparadas por Fabiana, minha filha, e Adriana, minha nora.


                                                         Pêssegos :  presentes de Dona Helena


Fomos, esclareço melhor,   minha nora, meu filho e eu , para o sítio em que minha filha e meu neto vivem, como nós, este ano de distanciamento social. Faltava - e fazia muita falta -  somente meu filho e sua família, que vivem o mesmo distanciamento em Atlanta , na Geórgia. Foi a menor festa de natalina de que participamos. Apesar das dificuldades, do medo e das dores de 2019, estávamos bem, alimentados pela esperança de que, em 2021, estivéssemos vacinados e podendo nos abraçar. Que o Universo conspire ao nosso favor.


                                             Araucárias, muito verde e lua: cenário de apoio


É impossível, entretanto, ignorar a tristeza que volta sem ser  convidada. Chegamos, agora, na primeira semana de janeiro e,  de acordo  com o previsto, a duzentos mil mortos por coronavírus , somente no Brasil. Quando, compondo  esse número de mortos, estão parentes, amigos, pessoas conhecidas, enfim gente-como-a-gente. sentíamos  forte a dor  da perda. Ano sofrido - ao menos para quem tem um mínimo de sensibilidade social; ano inseguro, com afirmações crueis e verdades contestáveis. Ano que nos revelou, por exemplo, a competência e a dedicação de cientistas e de profissionais da saúde e - lamentávelmente - revelou   incompetência, a insensibilidade e o despreparo dos principais dirigentes do País.


                                                       Natal de 2014 / Pedro e eu em Lisboa

"Natal... Na província neva.

Nos lares aconchegados,

Um sentimento conserva

Os sentimentos passados.


                                   Tradicional Bolo de Reis - Portugal               
                                             
oração oposto ao mundo,

Como a família é verdade!

Meu pensamento é profundo,

Estou só e sonho saudade."

Fernando Pessoa

3 comentários:

  1. Feliz retorno! E as fotos que a senhora falou que não estavam boas, estão ótimas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Adriana. És uma excelente companheira de passeios e viagens. Bjs

      Excluir
  2. fabiana menini12:48 PM

    adoro este lugar !!!!

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.