segunda-feira, janeiro 18, 2021

Pandemia, Vacina e Projetos para 2021


                                                          
                                                    Anoitecer em Porto Alegre/maio/2020

Não saí do Rio Grande do Sul em 2020. Foi um ano indescritível - sem abraços e  beijos, sem contar segredinhos quase no ouvido, sem fazer ou receber visitas, sem conhecer novas cidades... Foi um ano que inverteu pautas sociais  e percepções muito nossas, como, por exemplo,  cumprimentos com o cotovelo ou tímidos acenos à distância. Um ano tão diferente em que pessoas cheirando a álcool nos tranquilizam, e mascarados não mais nos assustam.  


                                                     Obrigada, Porto Alegre, pela acolhida.


Estou em isolamento social desde março, portanto há dez meses. Durante esse tempo,  dor , medo e insegurança paralisaram e continuam a paralisar muita gente - como eu. O crescimento do número de mortos é um pesadelo diário. Toque de telefone e aviso de chegada de mensagens nos sobressaltam. Perdi parentes, amigos, colegas de trabalho e figuras públicas a quem eu admirava. Por precaução, tomei decisões, limpei gavetas, fiz contatos com pessoas queridas , entreguei presentes - afinal eu estou no grupo de risco.


                                                              Minhas plantas em Torres


Estamos, hoje. em 17 de janeiro de 2021, com mais de 209 mil  mortos por covid/19, certamente um dos janeiros mais tristes do Brasil. O quadro político é desanimador : as maiores autoridades do país deram às palavras de baixo calão o status de linguagem formal - ainda que esse seja um mal menor,   é  indicativo de grossura e despreparo.  Ou esse mal menor será atenuado pela sensibilidade, ausência de preconceitos, valorização da vida....?


                                              Saudades de casa, apesar de estar bem em POA     

Os males maiores, por problemas políticos e sanitários principalmente, dominam os noticiários  nacionais e internacionais. Neste dia 17, entretanto,  houve um avanço.  Foi aplicada ,    em São Paulo, a primeira vacina contra a Covid/19, dando início ao Plano Nacional de Vacinação. Senti-me reanimada, com esperança, acreditando em bons resultados da vacina -  embora lamentando, sempre e muito, as perdas de tantas pessoas.


                                                                        Pedro, meu neto.


Sentindo-me melhor, voltei a pensar no futuro. Após decidir que 2021 - primeiro semestre - seria meu tempo de ver e rever detalhadamente  o Sul do Brasil, iniciei  logo  a elaboração de um projeto de pequenas viagens que podem começar pela Serra Gaúcha e contemplar mais de 20 pequenas cidades dessa região. Pretendo ir postando no Correndomundo meus roteiros e as informações sobre lugares estudados visitados . 



Quais cidades vocês me sugerem e que são por enquanto menos exploradas turisticamente? Em que cidade eu poderia permanecer mais tempo e daí fazer alguns bate-e-volta às proximidades, por exemplo, Dois Irmãos/Morro Reuter ? 

                                                                             Help me, please!


Um comentário:

  1. Oi Aldema, como te falei, a minha sugestão de roteiro é o município de Anta Gorda, a 200 km de POrto Alegre (BR-386, passando por Lajeado, Encantado e Dr. Ricardo). É um município de colonização italiana, com uma população de cerca de 6 mil habitantes, a maioria em comunidades rurais. A principal fonte de renda é a produção agrícola, com destaque para a Noz-pecã (500 hectares). Eu achei uma cidade encantadora, um povo receptivo que tem muito a contar. Agora te prepara para viajar, muitos dos distritos, como Itapuca (fotos que te enviei), fcam longe da sede do município. A paisagem das estradas é linda. O produtor de noz-pecã que comentei é Agroindústria Pitol, eles tem o Memorial da Noz-Pecã. Era meu sonho morar lá. Se fores me envia as fotos.

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.