sexta-feira, julho 10, 2020

Rememorando em Tempos de Pandemia I - Expo Shanghai 2010 - República Popular da China



Identidade visual da Expo/ 2010



"Das minhas remotas lembranças de criança de meio rural, que sonhava um dia "ver o mundo", surge Shanghai como minha única referência à China. Essa cidade aparecia, no meu imaginário infantil, cheia de mistérios, intrigas, crimes, bandidos e ...sem mocinhos (...) Eu não imaginava, realmente, conhecê-la um dia. Quando comecei a ler sobre a China, já com o intuito de visitá-la, constava Shanghai da minha lista, antes mesmo de Pequim. Quando lá cheguei, senti um "respirar difícil", um aperto no estômago, um olhar que não dava conta de enxergar tudo o que eu queria. Encontrava, enfim, a metrópole que eu sonhara ver." Correndomundo, 2010. 



Shanghai / 2010



Com 25 milhões de habitantes permanentes ( em 2019 ) e 5 milhões que, diariamente, movimentam-se ali, apresenta-se até bem organizada, embora eu pense que jamais conseguiria mover-me, dirigindo um carro, naquele trânsito. Shanghai, cujo nome significa acima do mar,  é uma das cidades de maior e mais rápido crescimento no mundo. 



                                          Detalhes do Centro Histórico de Shanghai



Não me decepcionei com Shanghai, mas me assustei um pouco. Tive a certeza de que com ela não estabeleceria laços, mesmo com a tocante beleza do Jardim Yu, com suas árvores, flores, lagos e obras de arte por todo lado. A grandiosidade local, no entanto,  dava-me um certo medo. Decidi que eu apenas  visitaria Shanghai uma vez e por razão muito especial - a Expo 2010.



Inesquecível o grandioso Jardim Yu



Devo contar que Exposições Mundiais me atraem tanto, que as persigo sempre que posso, muitas vezes alterando ou mudando roteiros para visitá-las - assim foi com a Expo Sevilha,  a Expo Lisboa e a Expo Milano. Por essa razão , a Expo Shanghai/2010 muito me impulsionou a visitar essa parte da República Popular da China.  Como Ronald e eu estávamos nos Estados Unidos, partimos de Chicago a São Francisco e de São Francisco  a Pequim. Ainda sinto a lembrança das tantas horas de vôo.,.,l



Pavilhão da China



Qualquer Expo é um passeio pelo mundo, e o passeio de Shanghai foi o mais rico e bonito que fiz. Foram dois dias intensos e ...insuficientes! Cerca de 200 países apresentavam ali sua cultura e seu urbanismo. Desde 2000, na Expo Hanover, os países participantes passaram a criar sua própria arquitetura - o que passou a ser  uma das grandes atrações para os visitantes.



Chegada no Pavilhão da Expo



Rememoro, com nostalgia, o primeiro momento em que me defrontei com Pavilhão do Brasil - era simples, elegante e informativo. Assistimos , Ronald e eu, a um espetáculo em que se informava sobre a cultura brasileira. Cheguei com medo, temendo as apresentações, em geral predominantes , de carnaval e futebol.




                                                                     Pavilhão do Brasil
                                   


Não  foi, entretanto, esse o enfoque  do que vi. Havia carnaval e futebol sim, mas havia bem mais do que isso. Lá estava a culinária - arroz, feijão, churrasco, vatapá, ensopado de peixe; a música, a dança, o artesanato, as pessoas e seu cotidiano.... Tudo tecnicamente apresentado em filmes e vídeos impecáveis. Bonito de ver. Saí comovida e agradecida.




                                                                    Filipinas



Todo o espaço destinado à Expo Shanghai foi preparado e decorado com esmero. Profusão de flores, árvores e objetos decorativos. Pessoal de segurança discreto e bem informados. Havia países que mostravam um exagero de criatividade, beleza e riqueza. Pavilhões magníficos. Montagens funcionais e relevantes. Difícil fazer escolhas do que ver e de que tempo ficar em cada pavilhão.




                                                                    Tailândia



Desde a primeira Expo, realizada em Londres, no Reino Unido, e que foi idealizada pelo Príncipe Albert, marido da Rainha Victoria, até a atualidade, ampliou-se gradativamente, no mundo todo, a repercussão do evento. Seus pavilhões de alto custo e a incorporação de temas atuais mantêm o interesse de nações que, algumas vezes, competem entre si na realização de espetaculares estruturas.




Canadá
                     

Em razão dos custos altos na construção dos pavilhões, a China fez um acordo com  países alguns países da África e construiu uma grande  estrutura que abrigou, neste evento, várias nações como Zambia, Malawi, Uganda, Ruanda, Djibouti, Comoros, Guiné-Bissau, Congo, Camarões, Gabão e Botswana. Havia aqui uma bela amostra de artesanato africano.




                                Detalhe do Pavilhão para algumas Nações Africanas

  

Em 2020, a Expo Mundial deveria estar sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Em razão da Pandemia, foi transferida para o próximo ano. Atualmente, a previsão é que o evento seja realizado de cinco em cinco anos por escassez de recursos. Até o presente tenho me negado a ir a Dubai - só estive no aeroporto uma vez. Em sobrevivendo até o próximo ano, quem sabe não é a hora de ir lá?
 


                                                                       Ronald, em casa!


" Nem sempre sou igual no que digo ou escrevo,
Mudo, mas não mudo muito. 
A cor das flores não é a mesma ao sol
De que quando uma nuvem dura
Ou quando fica a noite
E as flores são cor da lembrança."

Fernando Pessoa




Um comentário:

  1. Adorei o relato!
    Viajar sem sair de casa agora é necessário.
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.