sábado, julho 18, 2020

Erma Bombeck - chapeus roxos ou vermelhos?


Em Indiana, almoço de  Senhoras do Chapeu Vermelho.


Aos 3 anos: Ela olha pra si mesma e vê uma rainha.

Aos 8 anos: Ela olha para si e vê Cinderela.

Aos 15 anos: Ela olha e vê uma freira horrorosa.

Aos 20 anos: Ela olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, cabelo muito liso, muito encaracolado, decide sair mas, vai sofrendo.

Aos 30 anos: Ela olha pra si mesma e vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso muito encaracolado, mas decide que agora não tem tempo pra consertar então vai sair assim mesmo.

Aos 40 anos: Ela se olha e se vê muito gorda, muito magra, muito alta, muito baixa, muito liso, muito encaracolado, mas diz: pelo menos eu sou uma boa pessoa e sai mesmo assim.

Aos 50 anos: Ela olha pra si mesma e se vê como é. Sai e vai pra onde ela bem entender.

Aos 60 anos: Ela se olha e lembra de todas as pessoas que não podem mais se olhar no espelho. Sai de casa e conquista o mundo.

Aos 70 anos: Ela olha para si e vê sabedoria, risos, habilidades, sai para o mundo e aproveita a vida.

Aos 80 anos: Ela não se incomoda mais em se olhar. Põe simplesmente um chapéu violeta e vai se divertir com o mundo.

Talvez devêssemos por aquele chapéu violeta mais cedo!

Erma Bombeck 



Fotografia que me foi permitida fazer


Conhecia , por circular na internet, o texto que transcrevi acima e que foi escrito por  Erma Bombeck  -  escritora e roteirista americana, nascida, em 1927, em Bellbrook e criada em Dayton/Ohio, tendo falecido em  São Francisco, na Califórnia, em 1996. Manteve, durante 30 anos, uma coluna de jornal, com grande sucesso popular, em que escrevia sobre problemas cotidianos de uma dona de casa suburbana. 


 Erma Bombeck

 

Escreveu mais de 4.000 colunas de jornal, narrando a vida comum de uma dona de casa suburbana, com eloquente humor. Na década de 1970, suas colunas foram lidas, duas vezes por semana, por 30 milhões de leitores de 900 jornais dos Estados Unidos e Canadá. Publicou 15 livros e alcançou muito sucesso com alguns.  




Ouvi e muitas vezes referências às mulheres de chapeus roxos - ou de chapeus vermelhos, outro grupo com outros objetivos, nunca , entretanto, havia me deparado com algum desses grupos, até abril de 2011. Ronald e eu, quando íamos de Illinois a Michigan, visitar Nina e Bill, nossos parentes muito queridos, almoçávamos em um restaurante, em Monon,  Indiana, cuja comida era deliciosa e o ambiente muito original. Lá encontramos um grupo de talvez 30 mulheres, a maioria com vestidos longos e todas de chapeu.





Lembrei-me logo do texto de Erma Bombeck e dos grupos de mulheres hoje existentes em mais de 10 países, tendo como objetivo partilhar alegria, companheirismo, convívio prazeroso, fazendo brincadeiras com chepeus e roupas. Aproximei - me de algumas que me pareceram mais simpáticas e receptivas. Pedi para fotografá-las. Autorizaram-me a fazer somente duas fotos e da parte do grupo com quem eu falara. Fiz as duas fotos primeiras que posto aqui e fiquei muito feliz observando a alegria delas. 



  Restaurante Monon - Indiana - US


Erma Bombeck é também a autora das afirmações seguintes: " Maternidade: a Segunda Profissão mais Antiga; Insanidade é hereditária. Você pode pegá-lo de seus filhos; Sonhos têm apenas um dono de cada vez. É por isso que os sonhadores são solitários. É preciso muita coragem para mostrar seus sonhos a outra pessoa. Quando você estiver igual à foto do seu passaporte... é hora de ir para casa."



...quase na hora de ir para casa...

Agradeço às queridas amigas Arlete Oliveira e Eloah Mpr que encontraram o texto de Erma Bombeck para mim, pois eu o havia perdido e queria muito encontrá-lo. Bom domingo a vocês. Cuidem-se. PS. Quando eu fizer 80 anos, para a festa a que vocês já estão convidadas, os chapeus poderão ser roxos ou vermelhos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.