sábado, julho 25, 2020

Julho de 2020 - A Vida Continua...


                                                        

Quando percebi a gravidade da pandemia e que,  por mim, pelo sistema de saúde e  pela pessoas todas, eu teria de viver um tempo sem mobilidade, mesmo para cidades vizinhas, decidi que procuraria ficar tranquila e que colocaria o 2020 entre distanciados parênteses que eu deixaria abertos. A data e as condições de fechamento  dos parênteses nós continuamos sem saber, já que dependemos da aplicação de vacina ainda em estudo. Pensava ficar sem dor, mas sem euforia. Era toda uma situação desconhecida e eu sou eu e as minhas circunstâcias.






A dor veio com perdas de amigos e companheiros de trabalho atingidos pela Covid -  como acontece usualmente, a alegria pode ser buscada, mas a dor vem sozinha. Não está sendo fácil essa experiência, apesar da situação minha, que reconheço ser bastante privilegiada, bem acolhida por amigos e sem problemas de casa, de alimentação e de saúde. O medo e a insegurança, entretanto, por nós, pelas pessoas que amamos e por aqueles a quem falta condições de mínimas de bem-estar social, é constante e doído. 





Ontem, contudo, foi dia de colocar parênteses dentro do parêntese maior da minha vida e tentar fazer do dia do meu aniversário, um dia normal, com direito a alegrias, emoções, sonhos e desejos para a  nova idade. As surpresas começaram na véspera, com a chegada de presentes pelo correio. À noite, já havia, nas redes sociais e no meu e-mail, mais de uma centena de mensagens. Ao ler cada mensagem, eu pensava na pessoa, desde quando a conhecia, onde eu a encontrara ( se era aluna/aluno eu lembrava até da letra) , de que cidade era - felizmente ainda consigo recordar até detalhes 😁. Sou agradecida a todos por essa realimentação da esperança e da crença na Humanidade...





Foi uma comemoração realmente singular e muito afetiva. Éramos, presencialmente, três pessoas na festa - Maria do Horto, Potiguara Brites e eu, mas sentíamos a participação de muitas pessoas, entre elas Fabiana, minha filha, Paulo de Tarso e Juliano, meus filhos; meus netos, Pedro e Massimo; minhas noras - Adriana e Valéria; meus sobrinhos - Fabricio, Cleber, Clezer, Frederico, Fernando -  e sobrinhas - Fabianinha, Dalvinha, Elaine, Fernanda; minha irmã Alda; minha tão importante família ampliada por escolhas - Rosana, Adriana Wagner, Isolda, Neneca e muitas pessoas mais; meus amigos, ex-alunos, colegas e vizinhos. Gostaria de agradecer pessoalmente a cada um - espero ter vida e tempo para abraçá - los. 






O bolo de aniversário ( fotos acima ) foi uma surpresa de Pedro e Fabiana: "Pensamos muito em um presente pra mãe, é a primeira vez em anos que ela está no Brasil no dia do aniversário!!! Achamos uma artista pra executar nossa ideia !
Aldema Menini Mckinney
e
Pedro Menini
fazendo o que adoram :VIAJAR JUNTOS ! " Foi um sucesso o presente. Agradeço muito.


Comprovante! Pedro, em janeiro, na Áustria.


Meu desejo era postar aqui todas as mensagens recebidas. Na impossibilidade de fazer isso, optei por compartilhar apenas as mensagens das minhas crianças : Fabiana ( acima ) , Patati,  Gugu e Fabianinha. Agradeço, também com muito afeto, a todas as pessoas que, por telefone ou por internet, se fizeram presentes no meu aniversário, neste estranho 2020.





Hoje é aniversário da minha mãe. Estamos perto mas infelizmente com a pandemia não tenho como visitá-la. Mas isso não é um grande problema, a tecnologia ajuda a amenizar a distância nestas horas.
Minha mãe sempre nos preparou para o mundo. Desde pequenos nos tratava como adultos, tínhamos conversas sérias sobre assuntos diversos. Lembro que conversamos muito sobre o meio ambiente e as agressões à floresta amazônica mesmo antes disso se tornar um debate nacional e global. Ela nos possibilitou conhecer e vivenciar coisas que mudaram nossas vidas, nos jogou no mundo muito cedo. Sempre falo que devemos agradecer a mãe por muito cedo nos tirar da nossa cidade natal, depois nos fazer viajar, conhecer o mundo. Minha mãe também nos tornou pessoas curiosas, Graças a ela tivemos oportunidade de conversar com pesquisadores de diversas áreas e aprender muito. Eu também falo que por causa disso tudo, no colégio e na universidade, foram fáceis de viver.
Hoje a mãe está igual a quando eu era criança, adora ver o que tem em cada esquina, de cada cidade deste mundo. Sua mente sábia costuma antecipar acontecimentos e pensamentos dos outros com muita facilidade, adora ler Fernando Pessoa e guias e demais de viagem. Se diz cansada mas não descansa a mente e o corpo por nada neste mundo.
Mãe, feliz aniversário, tenho certeza que ainda comemoraremos muitos outros. E depois que toda essa pandemia passar, faremos uma grande festa.
Te Amo Muito
Gugu



Hoje é o aniversario da MAIOR MAE DO MUNDO! A mae sempre conseguiu ser mae de muitas pessoas, sempre ser o ouvido para escutar, o ombro para chorar, o conselheiro sabio e firme quando necessário. Tambem é mãe de muitos projetos, desde plantar arvores e construir jardins a transformar e construir sistemas e instituições. Fez tudo isto sabendo que o caminho que seus filhos e ideias e projetos vão trilhar vão ser proprios deles, por mais que ela sofra a angustia disto.
Ela faz tudo isto sem por um segundo deixar de ser a minha mãe, a mãe que me escuta, a mãe com quem eu sempre pude contar quando os problemas eram muito grandes para min, a mãe que sempre nos respeitou como gente e deixou que tomássemos nossas decisões sozinhos, por mais que ela nao estivesse de acordo. A mae bonita, inteligente, divertida, de quem eu sinto um enorme orgulho. Mais que tudo a mae lutadora, desbravadora, corajosa, que sempre me deu o exemplo que as barreiras do mundo são superáveis, e que as limitações com que lidamos são quase sempre invenções nossas e não barreiras insuperáveis da realidade.

No fim do ano passado a mãe veio me visitar. Conversamos muito. Ela estava cismada com que está doente e ficando velha, e por isto se esquece das coisas. Eu ria muito de ver, porque para min ela segue exatamente a mesma pessoa bonita, inteligente e interessante de sempre, e essas eram exatamente as reclamações que ela tinha ha 30 anos, quando já as mesmíssimas coisas!
Te amo muito mae, feliz aniversário! Os anos não passam, os anos acrescentam.
Patati



O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
E que se assim é, é porque é assim."

Fernando Pessoa



3 comentários:

  1. Amei o bolo, criativo mais do que isso sugestivo e descritivo. Quem te conhece sabe que o mundo é pequeno para ti e que o grande amigo viajante é o neto Pedro. Outra beleza é a homenagem que teus filhos fizeram. Adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em momento tão difícil, tive um belo aniversário! O bolo foi fantástico, pela delícia, pela beleza e pelo "tema"...Obrigada.Bjs

      Excluir
  2. Parabéns,Aldema! Muitas alegrias, saúde, paz,amor! A tua postagem está muito bonita!

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.