terça-feira, março 03, 2020

Um vírus determina meu destino! Parte 1

Eu, com 8 anos, quando sabia rezar!


No Correndomundo.blogspot.com , afirmei, em fevereiro,  que divulgaria  meu Plano de Viagem 2020/1 ainda no início de março. Os bilhetes aéreos já estavam comprados, muitos hoteis e passeios reservados - faltava somente concluir a programação de junho/julho. Mantenho as datas - devo partir em meados de abril, mas, como diz o velho ditado Ídiche, muitas vezes a gente planeja e Deus ri!  Estou atenta à evolução e ao trajeto do coronavírus ( covid19) - sem dramas, sem stress.  A decisão final de partir ou não no dia marcado dependerá das circunstâncias - elas é que decidiram por mim. 



Marrocos

Como meus amigos sabem , estou no grupo de risco, não só pela idade, mas também por ter  bronquite,  ter tido pneumonias e ter feito uma cirurgia de pulmão, há menos de dois anos, para a retirada um câncer  que persegue minha família. Viajo para fora do Brasil há mais de 40 anos. Nos últimos 10 anos, tenho viajado com meu neto. Neste ano , ele não poderá sair por tanto tempo. Irei sozinha. Sem problema. Sou bem amiga de mim mesma e gosto da minha companhia - o que é importante para viajantes compulsivos como eu.



Espanha - Ávila


Estou atenta às informações sobre o  coronavírus. Procuro, no entanto,  estar ciente delas  pelos  organismos oficiais.  Se a TV busca também essas fontes, não quero ser refém da leitura feita por ela, quando posso também acessá-las diretamente. Quando o abril chegar, acredito que chegará também a hora de revisar meu roteiro.



Itália - Lago di Garda


Em fevereiro, por exemplo, incluí Emilia - Romagna, região ao norte da Itália, cuja capital é Bologna. Programei 15 dias lá, com o objetivo de rever Ravenna, Rimini, Modena, Parma, Urbino, Ferrara e passear por San Marino. Essa região faz limite com a Lombardia, que já tem áreas em quarentena. Espero para saber como o problema vai evoluir ou involuir. Sem stress!



Itália - Verona


À Itália, país em que já estive muitas vezes, seria uma estada de 15 dias, dessas de reavivar lembranças. Ao interior da Espanha, programei 12 dias, viajando somente com a mochila e deixando a mala no Hostal Avenida, minha casa em Madrid, há mais de 20 anos ( Gracias Marisol! ). Nas terras espanholas, planejei visitar Zaragoza, Teruel ( esse, incluído na minha wishlist deste ano), Albarracín, Daroca, Aguero e Siguenza.



Espanha - Salamanca - 2019/2


Os outros países integrantes de meu itinerário  estão, neste momento,  em stand by. São eles  Ucrânia - Kiev e mais cinco cidades ucranianas - República da Moldávia, Georgia e Armênia. Eles constituem o núcleo de meu projeto 2020/1. Dois possíveis acontecimentos, entretanto, preocupam - me no presente: o cancelamento de voos e a quarentena em destinos. Mas eles independem de mim - portanto de nada adianta eu me preocupar.



Praia da Gaivota - Sombrio - Santa Catarina


Há uma situação, atual e concreta, para viajantes em geral, que tem a ver com os seguros de viagem. Não há cobertura para os custos originados direta ou indiretamente por epidemias, que forem decretadas como tal  através de entidades públicas.  O seguro não cobre as despesas - e não se sabe a hora de decretarem. É valiosa, portanto, a busca de informações constantes e completas sobre esse assunto.



Torres - Rio Mampituba - Divisa com Santa Catarina

Em respeito e agradecimento às pessoas que me acompanham nestes 14 anos do Correndomundo, postarei sempre novas decisões que eu tenha de tomar em razão do que agora é impossível determinar: a trajetória do Corona. Minha viagem, contudo,  é apenas um grão de areia que não pode ser preocupação nem minha que estou com mala pronta - preocupante mesmo é o perfil de nosso sistema de saúde, que, em situação cotidiana, já  enfrenta crônicas dificuldades para atender a maioria da população. Como diz a Rosana, que o Universo conspire a nosso favor.


Rússia - Hermitage 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.