domingo, março 08, 2020

Salamanca - passeio descomplicado em cidade magnífica.

Portas de Salamanca  - Catedral Nova - 1513

Portas de Salamanca  - Convento de Santo Estêvão - Séc.XVI
                                                             
Salamanca  - Centro Histórico


Salamanca  - Patio Chico - Século XII


Salamanca  - Universidade


A Universidade de Salamanca - uma das mais antigas do mundo - foi fundada pelo rei Alfonso IX, no ano de 1218, mas, até o século XV não teve sede própria. Durante esse período, as aulas eram ministradas nas dependências da Catedral, e os exames de doutoramento, assim como a eleição para reitor, eram realizados na Capela de Santa Bárbara, no claustro da Catedral Velha. É valioso o tempo planejado para percorrê-la.



                                                      Salamanca - Centro Histórico



                                          Salamanca - identificação do Caminho de Santiago
                                                                         

Meu itinerário 2020/1 prevê mais um retorno a Salamanca, para ver portas, janelas e escadarias de edifícios históricos - tendo como foco a Universidade -  e capiteis da românica Catedral Velha de Santa Maria de La Sede - século XII. Em razão das muitas relíquias que a  cidade oferece, é conselhável um estudo prévio da arquitetura dela com delimitação do que ver em consonância com e tempo disponível para ali permanecer. Passeio inesquecível certamente.



Porta de São Estêvão



Turismo Religioso


A distância entre Madrid e Salamanca é de 214 km. Uso trem para fazer esse percurso. Pode-se escolher entre os trens regionais - que demoram umas 3 horas - e o Intercity - trem rápido que gasta 1h 36 min. O preço da passagem varia muito: se comprada com antecedência, consegue-se pagar cerca de 20 Euros: comprada no dia da viagem, paga-se bem mais.


                                                             Igreja de San Benito

Parece-me bem aconselhável permanecer ao menos  uma noite na cidade para vê-la com todo o esplendor da iluminação. Há muitas e agradáveis hospedagens centrais - costumo reservá-las no booking.com  -  os preços são bem razoáveis, considerando o que a cidade oferece. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.