sábado, março 14, 2020

Porto, Norte de Portugal, Maratona 2019.

Escultura na Praça Central

Em 2019/2, estive três dias em Portugal onde fui com a finalidade de encontrar Claudio Zoppi, meu Sobrinho da Alegria - expressão baiana de que tanto gosto e que se refere aos parentes por escolha. Cláudio, pesquisador da UNICAMP, estava lá para correr os 42 km da 16a. Maratona do Porto, maior evento esportivo da cidade, que, em 2018,  produziu um impacto ao redor de 13 milhões de  Euros na economia local.



Cláudio Zoppi


Cláudio, que já correu em maratonas de diversos países, nas suas palavras, "compete com ele mesmo, buscando obter tempos cada vez melhores."  Isolda - minha amiga-irmã e excelente companheira de viagem - e eu acompanhamos, no dia da Maratona, cenas rápidas da corrida em cenários diversos. Nos demais dias, fizemos alguns agradáveis passeios pela cidade, revendo não só o Porto como também Gaia. 



Divulgação Oficial da Maratona

Do Correndomundo, retirei estes textos meus, escritos em 2013 sobre a cidade:
"Há 20 anos, fiz um bate-e-volta ao Porto. Um dia inteiro de passeios pela cidade, que me deu um conhecimento superficial e a impressão de uma cidade sem muitos atrativos e até mal cuidada. Passados 10 anos, retornei, hospedei-me na avenida dos Aliados e lá estive durante uma semana. Modifiquei a impressão anterior. Passei a vê-la como uma beleza madura, que não salta aos olhos no primeiro momento e que precisa de tempo e aprofundamento para ser decifrada e, depois, admirada. Voltei mais uma vez e voltei, agora, pela quarta vez. Descobri, então, que a gente não se apaixona pelo Porto. Aprende a amá-lo a cada encontro e a cada vez mais. Há tanto o que ver. Comece reservando um final de tarde para ver o pôr-do-sol, a partir da Vila Nova de Gaia."



Vista desde o Douro


"Segunda maior cidade de Portugal e fonte do próprio nome do país, Porto está às margens do Douro, pertinho das cantinas que produzem aquele vinho que lhe fez o nome conhecido no mundo todo. Inaugurados há pouco, lá estão os teleféricos, transportando visitantes da parte alta para as margens do rio, onde estão as cantinas, oferecendo degustações e possibilitando compras no local. Como o teor alcoólico do  vinho do porto é alto, aconselho que não se visitem muitas cantinas no mesmo dia."



Em 2019


"Caminhe muito pela cidade, não se deixe impressionar pelas subidas e descidas. Percorra os labirintos do Centro Antigo. Não tenha medo de perder-se. A Torre dos Clérigos vai guiá-los e situá- los, já que pode ser vista de quase toda a cidade - ou parta da Câmara Municipal, percorra a Avenida dos Aliados, interessante e não extensa, caminhe devagar, olhando belos prédios, e chegue até a Estação São Bento."



Paredes da Estação de Trem São Bento cobertos por 20 mil azulejos.


Há bons museus no Porto - Museu Nacional Soares dos Reis, Museu do Vinho, Museu de Arte Contemporânea, Museu dos Transportes; há muitas igrejas magníficas - Igreja da Misericórdia, Igreja de São Francisco, Igreja do Carmo, Igreja de Santa Clara; há mercados, palácios, mosteiros, jardins, praças e pontes; há bons restaurantes, hotéis e locais de entretenimento. Além de tudo isso, existem avenidas, ruas, ruazinhas e becos, onde se pode passear e entreter-se com o muito que a cidade oferece."



Beleza nos casarios

A Maratona de 2019, que contou com mais de 15 mil participantes, teve os seguintes  resultados finais: "o primeiro atleta a cruzar a linha de meta foi o etíope Deso Gelmisa aos 02:09:08, seguido pelo queniano Victor Kiplimo, com 02:10:56. O pódio masculino foi fechado pelo etíope Debele Belda, com 02:14:22. Na competição feminina, a primeira atleta a completar a maratona foi a etíope Bontu Bekele Gada, aos 02:33:38, seguida das suas congéneres Mestawot Tadesse e Genet Getaneh, com 02:39:14 e 02:40:59, respetivamente. A atleta do AD Marco, Rosa Madureira foi novamente a primeira portuguesa a pisar o tapete vermelho da chegada da maratona, às 02:49:53 de prova, ficando no 5º lugar da classificação geral feminina." In https://www.maratonadoporto.com/pt/noticias/edp-maratona-do-porto-foi-uma-grande-festa-do-desporto/


Foto a partir de Gaia

A 17a. Maratona do Porto, em 2020, já está  com data marcada. Será dia 8 de novembro, com início às 9 horas.  As informações já estão em https://www.maratonadoporto.com/pt/informacoes-2020/ . Trata-se de um evento interessante de assistir - até para pessoas que, como eu, só correm de notícias ruins e jogos de futebol.


Canso ...só de olhar! Parabéns a quem corre.



Novamente, minha  opção de reserva e hospedagem  foi no Grande Hotel de Paris, na Rua da Fábrica, 27, muito perto da avenida dos Aliados -  com mais de 140 anos,  é o mais antigo hotel , em funcionamento ainda, na cidade do Porto. Bem localizado e com boa conservação de móveis, acessórios,  pinturas, desenhos, lustres e exposição de documentos antigos, oferece excelente café da manhã, num salão de cinema. Falta-lhe o conforto dos hotéis modernos, mas tem  um charme inesquecível.http://www.hotelparis.pt


                                                         Ruas íngremes e encantadoras


                                         Porto - "Que varia e está sempre bem e é sempre a mesma." FP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.