sexta-feira, agosto 16, 2019

Projeto de Viagem - 2019/2 - continuação...



Atlanta

Pela Air Canadá - em viagem que considero econômica, mas  muito longa - parto, via Guarulhos e Toronto,  para Atlanta, cidade em que  permanecerei alguns dias com o objetivo único de ver meu filho, minha nora e meu neto. Ainda nos Estados Unidos, deverei viajar para Houston e San Antonio, no Texas, e a Miami, na Flórida. Tudo, no entanto,  vai depender de como me vou sentir fisicamente durante esse tempo..


Canadá - Montreal

Uma pequena viagem ao Canadá está planejada e organizada. Irei primeiro a Montreal, cidade de que gosto muito.  Desta vez,   o objetivo principal será  visitar  Ricardo - meu sobrinho da alegria, como ouvi muito dizerem na Bahia. Após Montreal, irei a Quebec City, uma das poucas cidades canadenses em que eu ainda não estive. De Quebec, retornarei a Montreal e, de lá, para Atlanta novamente. Mais uns dias em Atlanta e, pela Delta Airlines, irei direto a Madrid.


Madrid

Em Madrid. encontrarei Isolda e Pedro . Deixaremos nossas malas ali  e, somente com bagagem de cabina, iremos andarilhar por Marrocos, durante 8 dias, realizando, assim, um  desejo de meu neto. O itinerário de Marrocos está bem interessante - afirmo isso porque se trata de um país já bem meu conhecido. Nosso vôo será direto - de Madrid a Marrakesch. O passeio todo foi organizado por Rita Leitão, que conhece Marrocos como ninguém...


Paisagem do Médio Atlas

Em todas as cidades, escolhemos ficar hospedados em Riad, que são palacetes residenciais, típicos de uma medina, que pertenciam a famílias ricas e que se caracterizam pelo pátio central aberto, segundo a revista Viajar pelo Mundo.  Medinas são os centros antigos de uma cidade árabe, protegidos por muralhas. A medina mais impressionante que conheço, em Marrocos, é a Medina de Fez, razão por que essa cidade foi incluída em nosso roteiro.


Muralhas de Fez

Em Marraquexe, muitas visitas estão planejadas. como à Medina, à Praça  Djemaa El Fna, ao Palácio Bahia, a museus e ao bairro judeu. Também visitaremos os bairros modernos da cidade e os jardins Mejorelle e Menara. Haverá também uma visita a um souk da cidade -mercado a céu aberto, tipicamente árabe. Nunca deixo passar a oprtunidade de ver uma feira livre ou um mercado aberto.


Produção tradional de Arkan em Marraquexe

De Marraquexe, partiremos para Ouarzazate, passando pelas montanhas do Alto Atlas e pelo Vale de Ounila. Importante contar que todo o roteiro será feito num carro 4x4, com motorista-guia, unicamente com Isolda, Pedro e eu - o que, com certeza, nos dará mais disponibilidade de tempo e mais liberdade e flexibilidade na realização dos passeios.



Bandeira de Marrocos

Saindo de Ouarzazate , aceitei a proposta de passeios aventurosos e com muita emoção. Quero somente um espaço com sombra e água fresca para eu esperar isolda e Pedro. Perto da fronteira com a Argélia, por exemplo, estão as famosas Dunas de erg Chebbi, as maiores de Marrocos, por onde se faz um passeio num veículo 4x4. Está previsto, ainda, um passeio de dromedário pelas dunas para ver o por do sol. Depois, virá a experiência de dormir no Saara - num acampamento, porém,  devidamente preparado para hóspedes exigentes.



Belas paisagens por estradas onde a viagem é lenta...

Nossa penúltima visita será a Fez, cidade com mais de um milhão de habitantes, que tem cerca de 800 mesquitas e é considerada a Capital Espiritual de Marrocos. Patrimônio da Humanidade, abriga, na Medina , a universidade mais antiga do mundo ainda em atividade.Sempre recordo das portas de Fez como as mais bonitas que conheço - estou convicta de que merece sempre retorno essa emblemática cidade.



A foto não é em Fez...mas é na direção da Meca. Rezei!


A última parada desta viagem será numa cidade que eu não conheço e tenho muito vontade de vê-la. Será em Chefchaouen, a Cidade Azul, encravada nas montanhas e famosa pela beleza de suas cores e de sua arquitetura. Realizado  um desejo meu, sairemos de lá, após dormir uma noite, para o Porto de Tânger, no Estreito de Gibraltar. De barco, alcançaremos Algeciras, cidade espanhola, onde descansaremos por dois dias e, de trem, iremos para Madrid. 



Se Deus quiser....


Retornando a Madrid, teremos três dias para desfazer e fazer mochilas, lavar roupas, tentar escrever um pouco sobre o que vimos em Marrocos e ....partir para Bucareste -  onde muitas belezas e curiosidades nos aguardam nao só na Romênia, mas também na Bulgária e em outros destinos que nos podem surpreender. Procurarei manter atualizado o Correndomundo e postarei fotos diariamente. Prometo!






6 comentários:

  1. Acho q vai ser uma linda viagem, como sempre. Já estou à espera do texto e das fotos. Divirtam-se!

    ResponderExcluir
  2. Roteiro tá maravilhoso! Desejo a vc e aos companheiros de viagem uma excelente estada e vistas de encher os olhos e o coração. Posta tudo! Adoro os textos! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que linda sua coragem perante a vida, atravessando oceanos para fazer suas viagens. Tome um banho e massagem por mim em Marrocos, dizem que são maravilhosos. Boa viagem e um dia quero ser como você!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Vai ser maravilhosa esta viagem,tudo muito bem organizado como sempre tu fazes,

    ResponderExcluir
  5. Qué viaje maravilloso! Abrazo a Patate y su familia

    ResponderExcluir
  6. Adorei o roteiro e as imagens... Obrigado por compartilhar...

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.