sábado, junho 22, 2019

Recordando temporadas em Madrid ...


Roseiral de Buen Retiro



Este post sobre Madrid, assim como o anterior a ele, traz informações de visitas realizadas   ainda neste mês de junho de 2019, embora inclua também memórias e fotos de viagens à Espanha feitas desde 1993 - muitas delas com temporadas superior a dois meses. Ele  está sendo escrito enquanto planejo meu retorno ao País,  no próximo semestre..



Mercado de São Miguel

No post anterior ( https://correndomundo.blogspot.com/2019/06/madridpoa-dificil-hora-do-retorno.html ) , fiz referências  às atrações a leste da capital da Espanha , incluindo  Buen Retiro e , em sentido contrário,  o mercado de São Miguel. Retomo, agora, recordando o trajeto  à Catedral de Almudena e ao Palácio Real a partir da Praça Maior ( século XVII ).



Urso, símbolo de Madrid, na Praça do Sol.


Esclarecendo : quando chego a uma cidade que não tive tempo de estudar e preparar bem a visita, abro um mapa, tomo um táxi e peço que me deixe na frente da Catedral ou da Igreja Matriz. Já na igreja, estudo a sua localização. Sem erro! Ela vai estar, quase sempre, no centro da cidade e rodeada ou perto das principais atrações. Em Madrid, minha lógica não rende muito. Junto a  Almudena, apenas o Palácio Real e seus jardins. Verdade que são atrações também...



Jardins do Palácio Real


A Catedral, com fachada neogótica, impressiona pela grandeza e harmonia quando vista de seu exterior. O interior, todavia, sem maiores encanto, é sombrio e previsível. Há outras igrejas que merecem bem mais atenção, como a Colegiata de San Isidro Lavrador - que foi a Catedral de Madrid até que Almudena ficasse pronta - o Monastério de las  Descalzas Reales e a Igreja de São Ginés, uma das mais antigas de Madrid.



Catedral de Almudena

Muito próximo da Catedral, com arquitetura externa semelhante,  está o Palácio Real. Não tem as 2800 habitações com que foi sonhado e pensado, mas é um monumento neoclássico italiano elegante e de estrutura impressionante. Uma cerimônia bonita , nele realizada , é a troca de guarda, que acontece ao meio dia da primeira quarta-feira de cada mês, com exceção de agosto e setembro - somente uma vez eu assisti a ela. Há visitas internas, ao Palácio, que permitem, por exemplo, ver os imponentes Salão do Trono,  Salão Gasparini e Saleta de Porcelana. Na fachada norte, os Jardins de Sabatini oferecem espaços de rara beleza.


Proximidades do Palácio Real

Minha preferência, na área, está,  porém. concentrada na direção  contrária ao Palácio Real, a partir da Praça Maior, saindo pela grande porta que vai na direção da Colegiata de San Isidro, passando por ela e adentrando aos animados bairros de Latina e Lavapés. Aos domingos, deixe-se envolver pelo Mercado do Rastro, o maior da Europa e onde você pode passar por um habitante local, em meio a milhares deles.


Detalhe do Mercado do Rastro


Entre as praças de Madrid, que me trazem bonitas lembranças, destaco a Praça Espanha, quase ao final da Gran Via, seguida, nas minhas preferências, pela do Sol, das Cibeles,  da Villa, da Praça de San Andrés e da Praça Oriente. Deixei por último a praça que é o coração monumental da cidade, o ícone da Capital, testemunha de muitos e grandes eventos históricos. Refiro-me à Plaza Mayor, que presenciou coroação de reis, morte de condenados pela Inquisição, santificação de Santo Isidro e que presencia, diariamente, a chegada e saída de turistas e a vida cotidiana de madrileños. Não me sinto em Madrid sem percorrer a Praça Mayor - e aí tomar um café!.



Natal de 2015 - Praça do Sol

Reservo um espacinho para as flores, que estão por toda parte, mas se alojam muito bem no Passeio do Prado e no Buen Retiro. Fora isso, elas estão por toda a cidade, com simplicidade ou com imponência. Mudam de cor e de forma a cada estação, mas oferecem o melhor de si à beleza e à estética. Podem surgir em grandes árvores, arbustos ou pequenos canteiros. Maio é um bom mês para admirá-las.



Beleza, forma e cor...e algumas até perfumada...


Hummmm....E a comida? Melhor mostrar uma foto...



Paella de mariscos


Mas, independente de detalhes, minha paixão é pelo conjunto, Madrid e seu entorno. Estando na Capital, com pouco mais de uma hora de trem, pode-se fazer um bate-e- volta a outras cidades lindas, como: Segóvia, Toledo, Ávila, Aranjuez, Alcalá de Henares, Cuenca, Palência, Valladolid e Siguenza.
Com um pouco mais de tempo, pode-se ir a outras, como Burgos, Leon, Cordoba, Sevilha, Málaga e a mais bela que conheço, Granada. Para essas eu desaconselharia um bate-e-volta - melhor reservar hotel.



Granada

Em https://correndomundo.blogspot.com/2017/03/sugestao-de-roteiro-de-viagem-05.html      ou em https://correndomundo.blogspot.com/2017/03/sugestao-de-roteiro-de-viagem-04.html      estão algumas  sugestões de roteiros pela Espanha. Isso me faz lembrar que, há quase um ano, tive um sobressalto quando pensei que não era hora de morrer porque eu não havia visto  nem Teruel, nem Arcos de la Frontera. Reduzi, a partir desse dia,  o " ainda morro e não vi tudo" para " ainda morro e não vi nem dez por cento".


Ronda, bela cidade da Andaluzia

"Sentir tudo de todas as maneiras,
Viver tudo de todos os lados,
Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo,
Realizar em si toda a humanidade de todos os momentos
Num só momento difuso, profuso, completo e longinquo."

Fernando Pessoa

Festa de Santo Isidro - 2017

Flamengo em Granada - Las Cuevas de Sacromonte


Um comentário:

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.