quarta-feira, junho 12, 2019

Madrid/POA : a difícil hora do retorno

Madrid - Palácio Real

Há mais de 25 anos, frequento a Espanha, que está entre meus dez países preferidos. Sinto-me como se eu vivesse em Madrid, ali mesmo, na Gran Via,15, no Hostal Avenida, na casa de Marisol, minha querida amiga. Meu pertencimento é  total - daí minha dificuldade de retornar. E, neste semestre, ao contrário dos anteriores, só fiquei lá por um mês. Penso, no entanto, voltar em setembro.


Gran Via

Assim que chego, começo a rever lugares da cidade e observar as mudanças ocorridas, como os bancos e árvores na Gran Via, a renovação de alguns prédios e de alguns pontos de iluminação. Caminho pelo Passeio do Prado, percorro o Buen Retiro,  ando por Atocha, paro em cafeterias de há muito conhecidas, mas, principalmente, curto a ausência do medo, aproveito minha familiaridade com a língua,  fotografo e amenizo saudades. Tudo feito com transbordante alegria.


Decoração de ruas no ano passado

Ao passear pela Gran Via, com suas altas fachadas Belle Epoque, é  interessante dar atenção ao edifício da Telefônica e ao Metropolis.  Ícones locais. Há, nas proximidades do Passeio do Prado e na sua sequência e em tantos  lugares  que não se pode deixar de admirar, a Caixa-Fórum com seu jardim vertical, o Museu Thyssen-Bordenemisza, o Centro de Arte Reina Sofia e o grandioso Museu do Prado, onde Velasquez, Goya, Picasso , Zubarán e El Greco, e tantos outros, tornam-no obrigatório e inesquecível.


                                       Metropolis, esquina da Gran Via, construído em 1905.


Além dos museus referidos - Prado, Thyssen e Reina Sofia - nas proximidades, está a Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, onde estudaram Picasso e Dalí e onde estão muitas obras de Goya, Picasso Zubarán e Velázquez. Alberga impressionantes coleções. Nas quarta-feiras, a entrada é grátis. Esta é uma área toda - chamada às vezes de Milha de Ouro -  com acentuada importância arquitetônica, incluindo nela a Estação de Atocha.


Edifício da Caixa - Fórum

Encanta-me não só entrar à direita, seguindo pelo Passeio do Prado, mas também seguir direto,  a leste, passando pelas Cibeles, pelo antigo Palácio das Comunicações, fazendo stop numa cafeteria ótima, numa esquina já perto de Buen Retiro, e, depois, acessar o portão desse agradável e magnífico  Parque, com mais de 120 hectares muito arborizados, com muitos monumentos e jardins admiráveis, como o roseiral neste período do ano.


Elaine, minha sobrinha, no roseiral do Retiro.

Em Retiro, como é conhecido, há muitas e variadas estruturas lindas, entre elas o Palácio de Cristal, que abriga exposições temporárias; o monumento a Afonso XII, a Fonte Egípcia e o Palácio de Valázquez. Minha escultura preferida , principalmente pelo ineditismo, é a do Anjo Caído, uma das duas que conheço e que representam Lúcifer , o  Diabo.


Anjo Caído - bela imagem no Buen Retiro

Nas minhas rotinas de caminhada, saio de  casa, pelo lado oposto à direção de Retiro e tenho, a menos de 50 metros, a estação de metrô Gran Via, atualmente fechada  para recuperação e modernização. Se continuar pela Montera, três quadras e alcaço a Praça do Sol. Quase sempre, dobro à direita e caminho até a icônica Praça Maior - ou antes , entrando novamente à direita, almoço no 7o.andar de El Corte Inglês...segundo dizem, o magazine preferido dos brasileiros.


Proximidades de El Corte Inglês


Nesta área, encontro uma das maiores  tentações da noite de Madrid : a Chocolateria de San Ginés que serve delicioso chocolates com churros. Os turistas costumam lotar este grande estabelecimento no final da tarde; já os madrileños costumam comer churros de madrugada, depois da movida - caminhada de bar em bar para beber e comer tapas. www.chocolateriasangines.com


Em 2018, em San Ginés

Perto da Praça Maior, está o Mercado San Miguel, um dos mais antigos e bonitos de Madrid, cujas tapas são deliciosas - só vejo nele um problema: gente demais, a qualquer dia ou hora. Do Mercado, pode-se ir caminhando até o Restaurante Sobrino de Botín, fundado em 1725 e, segundo o Guinness, o mais antigo do mundo.


Eu, devidamente vestida para a Festa de Santo Isidro, na Praça maior (2017)

Há muito o que contar sobre Madrid. Continuarei a escrever e continuarei a planejar outra viagem para a Espanha ainda em 2019. Marisol e Nicole gracias por tudo. Esperem-me no segundo semestre. Como sempre, foi ótimo estar com vocês. Minhas sobrinhas e eu agradecemos.


Dalvinha, minha sobrinha e afilhada, no Roseiral do Retiro.

" Vivem em nós inúmeros;
Se penso ou sinto, ignoro
Quem é que pensa ou sente.
............................................
Tenho mais almas que uma.
Há mais eus do que eu mesmo.
Existo todavia,
Indiferente a todos.
Faço-os calar: eu falo."

Fernando Pessoa


Mercado de San Miguel

Um comentário:

  1. É sempre muito bom correr mundo com vc pelos lugares, textos e fotos maravilhosos. Q venham mais, muitos outros! Feliz nova temporada de viagens! Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.