quinta-feira, março 28, 2019

Pocitelj: " Isto é o paraíso sobre a terra"

Pocitelj

Quem disse que Pocitelj era o paraíso sobre a terra, foi Zuko Dumhur, escritor de viagens, cenógrafo, caricaturista e pintor, nascido em Konjic, hoje Bósnia e Herzegovina, em 1920 e falecido em 1989. Ele demonstrava intenso fascínio por esta cidade medieval.


Rio Neretva

É realmente comovente ver esta cidadezinha medieval , que tem construída, sobre  uma  rocha empinada, a sua fortificada torre. Está localizada na costa esquerda do rio Neretva - que corre pela Croácia, Bosnia e Herzegovina, tem 230 km e desemboca no Mar Adriático. Belas as pontes que atravessam esse rio.


Ponte antiga do Neretva

A primeira referência que aparece em documentos antigos e que menciona Pocitelj está datada de 1444. Em 1463, Bósnis  Herzegovina foram ocupadas pelos turcos. Um rei croata tentou salvaguardar algumas cidades, como esta,  construindo fortificações com a ajuda de Dubrovnik, de onde vinham embarcações com armas e materiais de construção.


Caminho para a Torre

As forças otomanos, entretanto, empenharam-se e intensificaram seu assédio a Pocitelj, enviando contingentes de outras regiões.  Em 1471, lograram êxito, pois dobraram a resistência dos habitantes locais, apesar de contarem com a ajuda de um famoso construtor, Paskoje Milicevic.



Escadaria e torre de Pocitelj

Foi uma alegria conhecer a singular Pocitelj, hoje uma verdadeira cidade -museu. Poder chegar até a mesquita Hadzi-Alija, que foi construída em 1563 e foi decorada com belíssimas pinturas.  O que mais me encantou, no entanto, foi um exemplo de arquitetura habitacional, transformada hoje  em Colônia de Artistas, onde se recebem, anualmente, artistas de todo o mundo.



Quantos séculos!

Aqui está também uma Medrasa. que até a chegada as forças austro-húngaras foi uma instuição teológica, onde se copiavam - manualmente  -  os livros religiosos. Em  1664, foi construída a Torre do Relógio. No mesmo século, construíram os Hamamm, banhos públicos. Em Blagaj, vi banhos públicos com belas decorações.


Perto de Pocitelj

Tenho especial interesse por portas, portões e estreitos caminhos, daí  por que fiquei tão deslumbrada com essa região e esses lugares históricos. E quanta história aqui foi vivida, da   entrada dos otomanos e a do império austro - húngaro e algumas bem mais recentes, como a derrubada da ponte sobre o rio Neretva, na Segunda Guerra Mundial - sem falar na dissolução da Yugoslavia e na guerra de 1992 - 1995. 


Para quem, como eu, gosta de portas...

De acontecimentos dolorosos a belezas atuais! São inesquecíveis as vistas que se vêem tanto do lugar mais alto, quanto das ladeiras, sempre com o rio Neretva aos pés da cidade. São também encantadoras as árvores ,  como palmeiras, cítricas, figueiras e vinhedos. Ia esquecendo de mencionar as flores, muitas flores, entre elas as rosas, em especial as vermelhas.


Muitas flores embelezam a cidade...







Neretva

Há uma produção bem bonita em música ( recordam Miss Sarajevo? ) , literatura e cinema sobre  a encantadora e comovente Bósnia e Herzegovina. Alguns filmes que nos mostram aspectos desse país:Bela Aldeia, Bela Chama (Srdan Dragojević, 1996), Terra de Ninguém (Danis Tanović, 2001), e A vida é um milagre (Emir Kusturica, 2004) e Crianças de Sarajevo (Aida Begic ).Boas imagens também no http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/telejornais-e-programas/globo-reporter/globo-reporter-guerra-da-bosnia.htm   Como se tratam de temas recentes, evite discuti-los com os sérvios, por exemplo, ou qualquer dos envolvidos. É interessante buscar informações, mas a dor foi deles.


Portas em Pocitelj


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada. Logo responderemos sua mensagem.